O 1° Encontro da Associação de Mulheres Evangélicas Indígenas (AMEI) realizado do dia 4 ao dia 8 de março, em Por to Velho, RO, foi uma bênção na vida de todos os participantes. Havia grande expectativa de ter um número expressivo de mulheres, mas não tínhamos certeza de quantas participariam do encontro. Para nossa surpresa recebemos 17 etnias do Brasil e 2 etnias da Bolívia, um total de 60 mulheres entre indígenas e não-indígenas. Nossas expectativas foram superadas.

Foi um tempo muito especial, quando pudemos ouvir as preletoras e também os testemunhos de várias irmãs indígenas, que contaram suas histórias e desafios, o que serviu de encorajamento para todas nós. Houve também um tempo de conversas informais e, como sempre, independente de cor ou raça, conversa entre mulheres vai longe.

Durante a programação tivemos a oportunidade de nos reunirmos em pequenos grupos nos quais, mais de perto, cada uma tinha a liberdade de compartilhar diversas coisas, como a experiência e o desafio de viajar sozinha deixando filhos e esposo na aldeia. A maioria nunca havia saído de casa sozinha.

Muitas disseram ter saído deste encontro alimentadas física e emocionalmente. O grupo discutiu e pôde aprender sobre os problemas que o álcool e o infanticídio trazem para as famílias e, consequentemente, para as comunidades em que vivem. Assim, saíram dispostas a lutar fortemente contra estas práticas. Além disto, alcançaram uma visão mais ampla do reino de Deus e do papel da mulher no cumprimento da missão.

Esperamos que cada mulher que esteve presente neste encontro encare seus desafios com uma disposição nunca vivida antes.

No amor de Cristo Jesus,

Corina Dias Terena

Presidente da AMEI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *