Estamos felizes por perceber o cuidado de Deus na caminhada do projeto. Continue lendo este post e saiba mais sobre as novidades do Paralelo 10.


Estes são alguns dos participantes do Paralelo 10: Gleydice, Leonízia, Zeni, Elton
Janaína (atrás ), Caio e Alexandre.

  • Ivny, coordenadora do Paralelo 10, participou no dia 13 de outubro de uma oficina da Tearfund sobre Financiamento Governamental Internacional. Na oportunidade o facilitador Adrian Hawthorn (Assessor da Tearfund em Financiamento de Programas, Reino Unido) falou das possibilidades de financiamento externo para iniciativas e programas realizados no Brasil. A oficina aconteceu no Rio de Janeiro. Os interessados podem entrar em contato com Ivny pelo email: paralelo10@ultimato.com.br
  • Aconteceu, dos dias 27 a 29 de agosto, no Rio de Janeiro o IV Encontro Nacional RENAS. Veja abaixo como foi a participação do Paralelo 10.

 

 
Visão geral do Encontro
Reunir tantos cristãos engajados na ação social é uma grande oportunidade, mas também um grande desafio. Creio que RENAS soube responder muito bem a isso trazendo à tona temas importantes como a preocupação com os pobres, a necessidade de uma ação social que caminha junto com o evangelismo e o apoio mútuo de tantos parceiros.

 

Houve uma participação significativa de nortistas e nordestinos (talvez a maior participação de todos os Encontros RENAS), principalmente se levarmos em conta a distância das regiões. Um importante momento do encontro foi a oportunidade dos participantes se dividirem em grupos por regiões e discutirem a possibilidade do trabalho em rede em cada uma delas. Muitas dificuldades foram levantadas, mas sem dúvida esse momento serviu como motivação e também “descoberta” de outras iniciativas.

Tive a oportunidade de conversar com alguns líderes do Norte e Nordeste e falarmos sobre o projeto e maneiras de incentivo e visibilidade a projetos que já vem sendo realizados.

O desfecho do encontro não poderia ser melhor, foi uma alegria ouvir o anúncio da possibilidade de realização do V Encontro Nacional RENAS em Recife, PE, em 2010.
 

O Paralelo 10 no Encontro
Participantes e a coordenadora do projeto

 

 

O Paralelo 10 apoiou a participação de 7 integrantes do projeto. São eles: Alexandre Rosa (Marabá, PA) e Leonízia Firmo (São Gabriel da Cachoeira, AM), ela indígena, ambos bolsistas de mestrado no CEM; Caio Marçal (Sobral, CE), Elton Bessa (Manaus, AM), Janaína Lima (Recife, PE) e Zeni Jucá (Manaus, AM), bolsistas do curso de missão integral no CEM; e Gleydice Belchior (Campina Grande, PB) membro da ACEV e apoiadora do projeto.
Foi muito bom vê-los reunidos ali e representando o projeto, eles realmente vestiram a camisa do projeto e participaram intensamente das programações.

 

“Estar no Encontro RENAS representando a ACEV e o Paralelo 10 me proporcionou fortalecimento ministerial e oportunidade de identificação e desenvolvimento de relacionamentos íntegros. O minicurso que participei “Estafa da Compaixão” supriu uma necessidade pessoal em tempo oportuno. Das plenárias, as do Ronald Sider me desafiaram através dos esclarecimentos concernentes ao tema do Encontro. Estou verdadeiramente grata à Ultimato em sua iniciativa através do Paralelo 10, pela rica oportunidade.” (Gleydice Belchior)

Os alunos acreditam que o Paralelo 10 pode ser uma ferramenta para contribuir no trabalho em rede, especialmente na região Norte que tem muitas dificuldades nesse sentido. Disseram ter sido um bom momento para reavivar o ânimo para o trabalho, além de poder estabelecer bons e novos contatos. Janaína Lima, que é pernambucana, aproveitou a oportunidade para fazer uma “ponte” entre os ministérios que ela já conhece no Nordeste e as pessoas interessadas em contribuir ou desenvolver algum projeto na região.

Eles gostariam de receber, nas oficinas e minicursos, instruções mais práticas para o desenvolvimento de projetos e organizações.

O entrosamento entre os participantes foi uma marca do encontro. Por causa da distância muitos não se conheciam e tiveram a oportunidade de conviver, conversar e crescer juntos nesses dias.
"O evangelho é a boa notícia do Reino de Deus. Reino de amor, inclusão e justiça. No encontro de Renas, reafirmou-se a vocação dos cristãos para a promoção de direitos e de nossa de missão de tornar a fé mais do que palavras. Saímos fortalecidos pelo Espírito para semear à esperança que esse mundo precisa descobrir. Que esse Reino e sua Justiça venha e que nós sejamos os primeiros a vivê-lo." (Caio Marçal)

Por Ivny Monteiro
Coordenadora do Paralelo 10

 

 

  1. fabiano portela

    Já está passando da hora de um Encontro Nacional RENAS se realizar por aqui (Norte-Nordeste). Eu e muitos esperamos ansiosamente.

  2. Ivny (Paralelo 10)

    Caro Fabiano,

    Boa notícia: o Encontro RENAS 2010 será em Recife.

    Um abraço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *