noé-blog

Fui ao cinema ver o filme Noé preparado para me decepcionar, pois tinha ouvido péssimos comentários da turma da minha igreja. Mas para a minha surpresa gostei do filme como entretenimento e como um bom canal para começar alguns debates teológicos.

Eu já fiz um vídeo, com o diretor de cinema Felipe Cagno, falando sobre minha visão do filme (assista aqui), mas vou escrever mais um pouco para os que gostam de ler e não de assistir vlogs.

Vou fazer uma crítica abaixo só com algumas observações e insights que tive ao ver o filme. Não vou me aprofundar, pois o texto ficaria enorme. Também estou interpretando o roteiro inclinado a uma crítica boa, primeiro porque gostei do filme, segundo porque se fosse encontrar “erros” não sobraria nada e nem me daria ao trabalho de escrever esse artigo.

Observações, críticas e analogias teológicas:

1- O filme tem um formato de roteiro mais baseado no estilo das tragédias gregas do que no estilo literário Hebraico bíblico. Isso dificulta muito a apreciação dos que dominam o texto bíblico e não são familiarizados com os contos gregos.

2- O autor decidiu ter como base a história bíblica de Noé, mas não desprezou as dezenas de correlatos do dilúvio que existem em outras culturas como a do Alcorão, Babilônico e Sumério, que é até mais antigo que o texto bíblico. Isso dificulta muito para o público, que geralmente só conhece uma versão.

3- O diretor e roteirista Darren Aronofsky, do qual eu gosto bastante, é sempre ousado em suas interpretações e costuma passar a sua mensagem andando no limite entre fazer o público aplaudir ou odiar. Essa característica que fez os produtores investirem no filme, pois tinham a certeza de que ele não iria fazer apenas uma história bíblica, mas iria ousar como fez na HQ de Noah.

4- O trailer, na minha opinião é uma sacanagem, pois esconde os elementos fantasiosos do filme, dando a entender que o filme seria igual aos filmes bíblicos que vimos antes. Com esse trailer ele atraiu muito mais público, os conservadores. Ganhando mais dinheiro com a bilheteria, mas também conseguiu um buzz horrível entre a comunidade religiosa. Sendo até proibido de passar em alguns países.

5- Gostei muito da ideia colocada pelo roteirista de que Noé, ao receber a visão da corrupção do homem, entende que toda raça humana precisa ser destruída, incluindo a própria família. A percepção de que Noé se achava tão pecador quanto os outros reforça a visão de que ele era diferente, sua humildade estava andando junto com sua justiça.

6- O roterista força um pouco colocando um Noé ecológico, onde considera os animais sagrados, onde todos viraram carnívoros e sua família a única que se manteve vegetariana. Acho desnecessário isso no roteiro, até porque Deus vai liberar o comer de animais em Gn 9:3. Poderia ser escrito sem isso enfatizando mais a deturpação humana, do que a “pureza” da natureza. Mas como hoje o apelo ecológico está em alta o roteirista decidiu ganhar uns pontinhos com a sociedade moderna.

7- Um filme tem que manter o seu arco dramático do começo ao fim, com isso ele não optou por fazer, como de costume fazem os cristãos, o ápice do drama em se ia chover ou não, ou se o povo iria se arrepender ou não, pois se assim fosse o filme acabaria no fechar da arca ou no começo da chuva. Mas decidiu colocar outro drama: se Noé tinha entendido toda a mensagem de Deus e não era para sobrar ninguém na face da terra ou se Deus ainda tinha um plano para a raça humana. Isso fez o filme ficar interessante do começo ao fim, além de tirar da nossa zona de conforto por ter acostumado a colocar o clímax da história muito antes.

8- Para mim a pele da serpente é um símbolo que o roteirista usa para designar poder, sobre quem está no comando do clã. Como um símbolo da promessa de que um dia um homem iria dominar (pisar) aquele que tirou o homem do Éden. Quando o pecado já tinha passado dos limites do Criador, foi arrancado do líder dos descendentes de Sete e colocado no líder do descendentes de Caim. A dúvida era, se mesmo com a arca, essa liderança sobre o mundo iria ficar com Cam, que representa a continuação de Caim, ou com Moisés e Sem. Por isso, o roteirista, põe a cena de Noé colocando a escama no braço, no final do filme. Uma mensagem clara de qual descendência venceu essa batalha.

9- A bíblia começa a história de Noé falando dos filhos de Deus (Nefilins) que casam com os filhos dos homens, gerando gigantes. Na história da interpretação vemos vários equívocos quanto a esse texto, uns colocam como anjos caídos, eu prefiro a interpretação de que os filhos de Deus eram descendentes de Sete e os dos homens descendentes de Caim e que seus gigantes são uma forma hebraica de se referir a líderes poderosos de clãs. Isso explica a deturpação da raça humana, pois nem os que tinham a aliança se mantiveram separados (santos). Mas é logico que um roteirista polêmico e ousado não iria fazer essa opção. Pessoalmente não gostei nem da opção de anjos caídos e nem dos “monstros” de pedras como forma de representar os gigantes, isso gerou problemas teológicos desnecessários (como a redenção dos anjos), mas por outro lado mostrou claramente que a opção do roteirista foi para uma fantasia, mostrando ao público para não levar tão a sério a estória.

10- O fato de Noé não matar suas netas foi a grande mensagem desse filme, pois além do roteirista garantir a descendência dos 3 filhos, Cam, Sem e Jafé, ele mostra o porquê Deus escolheu Noé. No diálogo final de Noé com Ila, sua nora, ela pergunta por que ele achava que Deus o tinha escolhido, ele responde porque Deus sabia que ele faria o que fosse para cumprir o seu mandato. Aí ela pergunta por que ele não matou as suas netas? Ele fala que quando ele olhou para elas o coração dele só tinha amor. Daí ela diz: por isso que Deus te escolheu! Mesmo você vendo a corrupção humana e sendo chamado para trazer juízo, ainda tem amor ao olhar a raça humana. Para mim é a tipologia de Jesus na cruz, mesmo recebendo toda a culpa da raça humana, ainda teve amor para dizer: “Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem!

Lógico que teríamos muito mais para falar, mas isso a gente pode fazer aqui nos comentários, nas conversas em torno de mesas, nas salas de aula, ou na redes sociais. Um grande abraço e espero ter ajudado com minha opinião.

    • Em “Noé”, a nova e épica produção cinematográfica de Darren Aronofsky, Adão e Eva são apresentados como seres luminescentes e descarnados até o momento em que comem do fruto proibido.

      Esta versão não é a da Bíblia, é claro. E, em meio a muitas outras licenças imaginativas de Aronofsky, como os monstros gigantes de lava, essa imagem levou muitos críticos de cinema a coçarem a cabeça. Evangélicos conservadores se queixaram de que o filme toma muitas liberdades com o texto do Gênesis. Grupos mais liberais concederam suas indulgências ao diretor: afinal de contas, não devemos esperar que um ateu professo tenha as mesmas ideias de um crente a respeito dos textos sagrados.

      O caso é que os dois grupos se perderam na avaliação.

      Aronofsky não tomou liberdade alguma com o texto bíblico.

      O filme simplesmente não foi baseado na Bíblia.

      Aliás, em defesa do diretor, devemos reconhecer que o filme nem sequer foi anunciado como se fosse. “Noé” não é uma adaptação do Gênesis. O filme nunca foi anunciado como “Noé da Bíblia” ou como “A História Bíblica de Noé”. Os escombros da cristandade continuam quentes o suficiente em nossos dias para que, quando alguém diz que vai fazer “Noé”, todo o mundo já presuma que vai ser uma versão da história da Bíblia. Eu tenho certeza de que Aronofsky ficou muito feliz em deixar seu estúdio pressupor isso mesmo, porque se o estúdio soubesse o que ele realmente pretendia, nunca teria permitido que ele fizesse o filme. Aronofsky tinha outras coisas em mente.

      Vamos voltar à versão luminescente dos nossos primeiros pais. Eu reconheci o “motif” instantaneamente: é uma visão típica da antiga religião gnóstica. Eis uma descrição, do século II d.C., de algo em que a seita dos chamados ofitas acreditava:

      “Adão e Eva, originalmente, possuíam corpos sutis, luminosos e, por assim dizer, espirituais. Mas, quando chegaram aqui, seus corpos se tornaram escuros, pesados e desidiosos” (descrito por Irineu de Lyon, em Contra Heresias, I, 30,9).

      Ocorreu-me que uma tradição mística mais estreitamente relacionada com o judaísmo, chamada cabala (que a cantora Madonna popularizou há cerca de uma década), teria certamente conservado uma visão semelhante, já que ela é, essencialmente, uma forma de gnosticismo judaico. Eu sacudi o pó do meu exemplar da obra “The Kabbalah”, escrita no século XIX por Adolphe Franck, e confirmei rapidamente as minhas suspeitas:

      “Antes de serem seduzidos pela sutileza da serpente, Adão e Eva não apenas eram isentos da necessidade de um corpo, mas sequer tinham corpo; ou seja, eles não eram da terra”.

      Franck cita o Zohar, um dos textos sagrados da cabala:

      “Quando nosso pai Adão habitava o Jardim do Éden, ele vestia, como todos no céu, uma roupa feita de luz superior. Quando foi expulso do Jardim do Éden e obrigado a submeter-se às necessidades deste mundo, o que aconteceu? Deus, dizem as Escrituras, fez para Adão e para a sua esposa túnicas de pele e os vestiu; antes disso, eles vestiam túnicas de luz, da luz mais alta que havia no Éden…”.

      Isso é uma coisa obscura, eu sei. Mas a curiosidade tomou conta de mim e eu fui a fundo.

      Descobri que o primeiro longa de Darren Aronofsky foi “Pi” (de 1998; não confundir com “Life of Pi”, que não tem nada a ver com isso).

      Quer saber qual era o assunto? Tem certeza?

      Cabala.

      Consegui chamar a sua atenção? Ótimo.

      O universo do “Noé” de Aronofsky é completamente gnóstico: um universo com graus “superiores” e “inferiores”. O “espiritual” é bom, e muito, muito, muito elevado: é lá onde mora o deus inefável; e o “material” é ruim, e muito, muito, muito inferior: é aqui, onde os nossos espíritos estão presos em carne material. Isto vale não apenas para os filhos e filhas decaídos de Adão e Eva, mas também para os anjos caídos, descritos explicitamente como espíritos aprisionados em “corpos” materiais feitos de lava derretida resfriada.

      Bryan Matson

    • o unico filme que chegou mais perto da realidade foi um documentorio da bbc de londres A VERDADEIRA HISTORIA DO DILUVIO DE NOE ALI RETRATA MUITO BEM O FIME E OS PERSONAGENS A ACHENTE ENTRE DOIS RIOS TIGRE E ELFRATES MAIS ESTES OUTROS FILME NAO TEM NADA AVER O NOE SO LEVOU OS ANIMAIS DOMESTICO E SUA FAMILIA ESTA CATASTROFE QUE CAUSOU O DILUVIO DEVE TER SIDO QUEDA DE METEORIO NO MAR OU EXPLOSAO DE ULGUM VULCAO ESTA HISTORIA SO E FAMOSA PORQUE FOI ESCRITA PROXIMO A INVENÇAO DA ESCRITA E PORQUE OS JUDEUS COPIARAO ELE E COLOCARAO NA BIBLIA FORA DISSO NADA DEMAIS O TSUNAME DAS FILIPINAS MATOU MUITO MAIS GENTE E NINGUEM COMENTA ISSO O PROBELHA QUE TUDO QUE PASSA DE DOIS MIL VIRA OURONAO VEJO NADA DE VERDADE EM BIBLIAAPENAS HISTORINHAS PARA FASER BEBE DORMIR

      • Eu nem sei se consegui entender o que você escreveu, com tantos erros ! Mas o tsunani das Filipinas matou muita gente, não a humanidade quase lor completo como no dilúvio! A Terra ficou por 40 dias e 40 noites debaixo d’água! Noé levou um casal de cada animal na arca inclusive os selvagens, peçonhentos “(Gênesis 7:8-9) Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.” Está mais que óbvio que você não conhece, nem vem sabe o que é uma bíblia. Se pra você é história pra bebê dormir, saiba que é história pra muita gente grande viver na certeza de que um Deus maravilhoso fez tudo por nós e nos ama. Conheça antes de falar !

  1. Sem dúvida, foi coerente e bem esclarecedora sua opinião. Trouxe mais lucidez quanto à interpretação das polêmicas geradas pelo filme.
    Espero que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de informação, e deixem de ficar, por alguma injúria, preconceito ou análise rasa, espalhando o trocadilho (bem infeliz, por sinal) de que “esperava ver um filme bíblico, mas noé”.
    Obrigado pela colaboração, Marcos! Um abraço’

    • Mesmo sendo um neo-ortodoxo cristão recebí bem a história e a mensagem do filme. A repercursão negativa se deve ao “formato” e ao uso de elementos não-canonicos. Mas, penso que o simples fato de o filme mostrar que a história pode ser contada de várias formas já é suficientemente positivo e valoriza a riqueza da tradição do dilúvio.

  2. Muito bom. Exatamente esse tipo de comentário que esperava de alguém de mente equilibrada. O grande problema talvez tenha sido por que muitos tenham assistido ao filme pela esfera ideológica e não como obra de ficção ou de arte.

  3. Adorei a critica. Como um Pastor, você deixa bem claro o seu ponto de vista num contexto geral. Eu ainda não vi Noé, mas estou louca para ver. Vi o trailer com o próprio diretor do filme falando sobre Noé, e ele mesmo fala que o filme ia gerar muita polemica, assim como todos os outros. Interessante também o momento que ele relata que ninguém nunca conseguirá fazer um filme biblico que agradará a todos, até porque não tem ninguem daquela epoca para dizer se foi realmente assim, ou não. Mas ele também deixa bem claro, que não segue “totalmente” a historia biblica, a mensagem final dele, ainda é o seguinte, se você não tem a mente aberta, não assista Noé.
    Em tudo o que vemos, ouvimos, temos que tirar aquilo que é proveitoso, e saber a diferença entre o certo e o errado. Olhando por outro lado da moeda, eu consigo entender perfeitamente a mensagem que Dan Brown nos seus livros e filmes, principalmente em “O codigo da vincci” e “Anjos e Demonios” apesar do filme não ser NADA biblico.

    Uma mente aberta é fundamental. E você demostrou que tem. Parabéns, gostei muito dos comentarios.

  4. Filme ridículo, perdi meu tempo precioso assistindo um filme que nem fiel a bíblia foi. Decepção total. Distorção clara de muitos fatos. Que filme horrível! Nem apócrifo, nem histórico, muito menos bíblico! Que lástima! Não perca seu tempo!”

  5. O que tenho a dizer, até que enfim um filme que mostrasse a real. Filme fantástico, minha opinião, a teoria dos anjos caídos é muito mais válida do que os filhos de Sete, perfeito, o filme é animal, pra mim faz muito mais sentido a história de Noé com anjos Caídos,Gigantes e Nefilins, pois eles sim seriam os verdadeiros causadores de toda corrupção na Terra, corrupção essa que não eram apenas coisas simples como maldade, mas como mistura de raças mesmo, algo que Deus não queria, e creio que a família de Noé e os animais não corrompidos foram os escolhidos porque eram a raça pura da criação de Deus, e Deus não queria destruir a raça humana, queria destruir as aberrações e toda a consequência delas, só o dilúvio para isso, esse papo de filhos de Sete é só conversa para tentar explicar algo mais humano, mais bonitinho, algo mais pé no chão para os dias de hoje, menos escandaloso, chocante do que aconteceu naquela época. É só ver pelo mundo antigo, como tanta tecnologia habitava aquela época? Alienígenas, rssss

  6. Não assisti o filme mas nunca tive duvidas que não seria bíblico, quero assistir pois gosto deste tipo de filmes, gostei das explicações até mesmo porque já ouvi varias criticas negativas do filme “alias esta foi a primeira positiva” , claro que um cristão aceitar a ideia de ajuda de gigantes para construir a arca é aceitar a ideia de ETs ajudarem a construir piramides, kkkk, mas como ficção acredito que o filme seja ótimo só espero não me decepcionar como com Guerra Mundial Z, kkkkk

  7. Eu vejo por outro lado, esse filme mostra um Deus tirano e um noé burro, mas é de se esperar vindo de um ateu. UM DIA POBRES E RICOS, PESSOAS IMPORTANTES E MENOS IMPORTANTES, CRENTES E ATEUS, IRÃO PRESTAR CONTAS DIANTE DE DEUS, ISSO É FATO, NESSE DIA O QUE DIRÃO AO SEU SENHOR?

    • Concordo com você Alex e também com outras pessoas aqui nesta pagina, que como você não aceitam serem enganadas, seria de esperar que um filme bíblico pudesse somar, edificar, aumentar nossa fé, que pudesse ser um instrumento de ajuda e incentivo para aqueles que não gostam muito de ler, um recurso visual poderoso para todos nós, assim como lemos num jornal sobre um acontecimento triste e emocionante, mas a mesma noticia é mostrada em de forma dinâmica nos noticiários pela tv, e isto nos toca mais forte! os filmes bíblicos poderiam ser de grande ajuda se fossem produzidos por verdadeiros cristãos comprometidos com a verdade e a fé. Mas não foi o que se viu neste filme, não importa o que sábios e intelectuais interpretem e escrevam, a palavra de Deus não deve ser distorcida.

  8. Tenho a mente aberta e assisti o filme”Não é”,então toda a história que aprendemos na igreja na escolinha dominical desde pequenos foram tudo mentira?pelo simples fato de querermos acreditar em uma “obra de ficção ou arte”?a gente enxerga o que quer enxergar,e tem muitos que se dizem pastores ou servos da igreja se desviando daquilo que sempre acreditaram,com o tempo é isso msm que irá acontecer,vão abrir a bíblia e pegar qualquer passagem bíblica e querer fazer de um jeito “diferente” só para “atrair” espectadores críticas elogios, e esquecendo da verdade.Não é assim que pescamos homens nessa Terra,mostrando o que lhes agrada,mas mostrando pra eles a verdade.Eu não estava no dia do do dilúvio,mas sei no que acredito.Sobre aquelas rochas monstruosas que mostram no filme,que no início do filme contam como foram parar ali,contam que virão Adão e Eva pecar,mas quem viu eles se não existia ninguém naquela época a não ser o próprio diabo?digo agora minha visão sobre “aquilo”. Em Ezequiel 28,13-18 diz”- Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
    – Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
    – Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
    – Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
    – Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
    – Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.”e depois contam que o “Criador os jogou na Terra e viraram cinzas por causa dos nossos erros .
    Tbm em Apoc.12 7 ao 9 ” Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,
    – mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.
    – E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”
    Ai no filme mostra aquelas rochas “Satanás” e sua legião lutando para proteger Noé e ainda ajudando a construir a Arca,ai na hora que Noé mais precisa Noé diz”Eu não estou sozinho” claro que não estava sozinho “Deus” estava com ele,mas o que acontece? aquelas “rochas” se erguem e lutam a favor de Noé,e depois ainda pedem “perdão” ao “Criador” e suas almas sobem ao céu..ahhh POR FAVOR!! Satanás não tem mais perdão, ele está condenado “eternamenteeeee..”

    • Gostei do que você disse. Enquanto há um enorme empenho por parte de pessoas serias em todo o mundo para divulgarem a verdade bíblica, surgem outros sem nenhum compromisso com a verdade para fazerem distorções da palavra de Deus, contribuindo com sua anti informação. Será que as crianças e pessoas com pouca cultura como eu tem condições de entenderem o filme conforme este autor supostamente quis mostrar? qual a contribuição que ele pensou em dar ao mundo? será que que é isto que ele ensina (sobre Deus) para os seus filhos? ou será que ele é mais um instrumento do diabo para espalhar a mentira e o descredito em Deus agora nestes últimos dias deste sistema de coisas? em que o diabo depois de ser expulso do céu esta desesperado para arrastar o maior numero de pessoas junto com ele? fiquei contente de ver quão grande é o numero de criticas de pessoas descontentes com este filme tanto neste site como em outros sites. Gostei do seu comentário e também de outros nesta pagina! Nunca gosto de ver filmes bíblicos justamente porque não se apegam à verdade e “enchem muita linguiça” mas esta porcaria foi trazido pela minha filha que começou a ver e como eu não estava fazendo nada assisti e logo de cara percebi a ….deixa para lá.

    • gostei demais do seu comentario Gabriela!!! acabei de ver esse filme e ja tinha ouvido criticas mas aí pensei “ah, infelismente a maioria dos filmes biblicos sempre tem alguma coisa que foge um pouco da biblia”, mas acho que esse nada a ver com a biblia é uma historia que distorce tudo…

  9. Olá ! Acabei de assistir o filme! Confesso que não fui ao cinema esperando um filme bíblico puro, sabia que a criatividade do roteirista tinha sido usada! Estava sem preconceitos! Mas quero compartilhar que fiquei deprimida! Não sai da minha cabeça que boa parte da humanidade de agora está muito parecida com o caos retratado na tela! Até quando o criador nos poupará? Misericórdia! Deixa eu me recuperar da deprê!

  10. Gostei de sua opinião querido. Sinceramente a melhor opinião que vi ate o momento. Acho muito chato o exagero dos evangélicos em questão do filme. Sempre queremos que os filmes que levam um nome biblico seja como conhecemos, isso tiraria todo suspense, por isso, chamamos de cinema!

  11. Ví o filme hoje, como filme, achei bem “Senhor dos Anéis” achei legal, mas fugiu bem da Bíblia, como vc disse que os conhecedores de uma versão do dilúvio iria se decepcionar bidu, me decepcionei, ver Noé esperando um filme épico como “Os Dez Mandamentos” a “Paixão de Cristo” esqueça não é mesmo… mas um bom filme !

  12. Observo que foi muito bem redigido seu comentário, mas me permito fazer algumas observações:
    –Meias mentiras são mais perigosas do que mentiras completas, porque elas iludem os incautos;
    –Ter “mente aberta” não pode significar “se conformar com este mundo”;
    –Introduzir devaneios numa narrativa pode levar ao descrédito do que realmente aconteceu.
    “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
    Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
    Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
    Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
    Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
    E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
    E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
    Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
    João 17:14-21

  13. Este é um filme para pessoas de mente aberta, bastante fantasioso, mas muito legal de ser apreciar. Óbviamente se alguém quer algo que siga a risca o texto bíblico então que leia a Bíblia e não fique esperando um filme fazer isso…

  14. Podemos acrescentar ou tirar fatos da biblia? (que é a palavra de Deus veraz)….evidentemente que a própria palavra diz que nao e tem ainda maldicao para quem assim fizer. Trantando-se de biblia, nao tem opinoes serem expressas, pois, o proprio Deus ja expressao a opiniao e os fatos dele. Cuidado pessoal.

  15. Bom Dia Caros, em todos os comentários sobre o filme, ninguém fala sobre como o autor “achou ” os gigantes, mas como disse ele deve ter pesquisado e muito sobre as epócas diluvianas, contadas por aoutras nações,claro, pós diluvio, qdo assisti ao filme fiquei intriado e como na minha igreja estamos estudando sobre o pequeno livro de Judas, irmão de Jesus, este afirma que Enoque profetizou, pesquisei então sobre esse livro apócrifo de Enoque, e pois bem achei todos os gigantes inclusive samazya… lógico que não sabemos o pq o irmão de Jesus cita e de onde ele tirou tal afirmação. mas o livro não está no canom biblico atual… leem e confiram… uma última coisa: oito entram na arca e não seis, o resto foi licença poética. abs em Cristo

  16. “Se fosse procurar por erros,não sobraria nada”.
    Diante da sua afirmação,eu me pergunto : e porquê deveríamos encontrar alguma coisa nesse filme?
    Quer dizer então que,em nome de achar alguma coisa boa,devemos assim eliminar todo o resto? – por mais podre que seja?
    Se você ainda conseguem ter uma “mente aberta” – no contexto em que falou – penso que a metanóia ainda não é uma realidade em sua vida,pois ela nos levar a observar todas as coisas não da perspectiva das coisas,mas de Cristo – cuja mente todo o que crê deve possuir.
    É realmente lamentável o quão longe nós podemos ir quando queremos alinhar a os fatos à nossa maneira de pensar.

  17. Não sou fanática nem conservDora mas 2012 foi mil vezes melhor, achei o lance dos anjos caído de muito mal gosto, não acho que ele foi ousado ele como ateu fez exatMente tudo que foi possível pra história parecer idiota e claro inacreditável

  18. PIOR FILME QUE JA VI NA MINHA VIDA
    Um noé sem Deus, anjos caídos ( Demonios ) para ajudar construir a arca. Um noé arrogante e burro. Um velho avô q mais parece um curandeiro.
    Sinceramente, esse filme esta tão tão tão longe da bíblia, q mais parece um filme satanista !

  19. Ontem assisti o filme Noé e para ser sincero tive vontade de sair no meio do filme. Não saí, decidi ficar para ter uma opinião completa sobre o filme. Tenho uma opinião muito firme em relação a quem julga ser ou não ser “tradicional”, “pentecostal”, “liberal”, seja o que for, pois creio que a nossa postura deve ser baseada em nossa relacionamento com Deus.
    Quanto ao achar “normal”, “é só um filme”, “filme é pra ganhar bilheteria e fazer dinheiro”, pensem, o Diabo usa todas as arma que pode para confundir a mente das pessoas e provocar um conhecimento errado de Deus. Pior do que não que não conhecer a Deus é conhecê-lo de forma errada! E é isso que satanás quer. Na palavra de Deus (não em um filme) diz: “não se amoldem ao padrão deste mundo, mas trabalhem para a transformação da vossa mente”… Um Cristão, que assiste este filme e não se incomoda deve parar e pensar “será que eu estou amoldado a este mundo? Será que eu tenho andado na contra-mão deste mundo?
    Que a paz do Senhor Jesus esteja com vocês.

  20. Muito boa reflexão Marcos! Para além das misturas teológicas, religiosas e teóricas (como criacionismo e evolucionismo. O Autor quer transmitir uma mensagem muito bem arquitetada sobre o mentalidade humanista, plural e relativizada. Na minha opinião, o diretor e roteirista faz uma ferrenha crítica a “religião intolerante”, representada na figura de Noé como sendo um extremo religioso fanático, como diz a música de Milton Nascimento: “Fé cega, faca amolada”. Deus (chamado no filme apenas de criador) é apresentado como um ser punidor. O que mais me chamou a atenção é que, diante do drama vivido por Noé entre levar ao extremo a sua crença ou matar a descendência de seu filho ele opta pelo amor e compaixão que sentiu no coração naquele momento. Isso é bem interessante e de fato reflete o comportamento de Cristo em relação a nós. Porém, o autor aproveita-se dessa brecha para introduzir o seu pensamento pós moderno relativista. A responsabilidade da continuidade humana é transmitida por meio da benção de Noé ao casal que acabara de nascer, “duas meninas”, e o filme termina com a cena de um “arco íris”, não em referência a uma aliança com Deus, mas a benção de Noé sobre as crianças que haviam nascido. Coincidentemente as cores da bandeira do movimento LGBT que sugere a diversidade. O que será que o autor estava querendo transmitir? fica a pergunta.

  21. Parabéns, não concordo com tudo o que você falou, concordo com algumas coisas, mas são pessoas como você que me dão esperança de que as pessoas ainda conseguem pensar pela própria cabeça. Foi apenas um filme e fez você pensar, que bom!

  22. O filme em si não é ruim, analisando um todo é bom, mas como estudante da bíblia, não é verdadeiro esse filme, achei que passou uma má impressão do nosso Criador, dizendo que Ele é mau, fazendo que Noé matasse suas netas. Isso não é verdade, porque Deus designou Noé para salvar pessoas, tanto é que ele foi conhecido como pregador da justiça, não como alguém que só se preocupava com os animais. Outra coisa foi aquele homem que não pertencia a família de Noé ter entrado na arca, relata a Bíblia que foi somente a sua família. Deveriam contar o fato histórico baseado nas escrituras sagradas, oque daria mais emoção ao filme. E acreditem o nosso criador sempre se interessou nos seres humanos, eles é quem não se interessam, tanto é que no diluvio quando Noé avisava as pessoas que iria chover elas diziam que ele estava ficando doido. E atualmente não é diferente, quanto mais se diz que estamos no fim, mais pessoas não acreditam. É hora de buscarmos as orientações do nosso criador enquanto há tempo. Abraços a todos.

  23. Eu sou ateu e odiei o filme, a história segue de forma cansativa e mal construída, ele põe idéias evolutivas e criaçonistas no mesmo plano(o que foi extremamente estúpido) além de não conseguir dar espaços para as personagens ele não põe nenhum personagem de cor, sendo que o cenário passa onde seria o oriente médio.

    • Não sou ateu, nem cristão, e não gostei da falta de lógica da história assim como já não gostava da mesma na Bíblia. Para a humanidade procriar a partir de Adão e Eva e depois Caim, Abel e Seth (ainda que houvesse irmãs não declaradas) seria necessário muito INCESTO, com irmãos comendo irmãs ou mãe, tios comendo sobrinhas, etc e tal. O Cam no final foi embora, sem mulher, pra onde ? Para fazer o quê ? Se masturbar sozinho em outra parte do mundo ? Os animais carnívoros, ainda que milagrosamente tenham ficado quietinhos na Arca, sem comer por 150 dias, ou mais, ao saírem da Arca teriam atacado outros, suas presas naturais, e não teria dado certo o plano de Noé, ou Deus. Ainda tem a logística impossível de se salvar um casal de todas as espécies de animais do mundo, por falta de espaço, comida, e devido a localização de muitos deles em continentes distantes separados por imensos oceanos. O filme é bonito visualmente, mas, é insano como é insana a própria história de Noé na Bíblia.

  24. criei uma expectativa muito grande em cima do filme e me decepcionei um pouco. Talvez se eu nao tivesse ido pensando que era igual da biblia teria curtido mais, mas é um bom filme e nao me arrependo de ter assistido. bjs e adorei o post!!!

  25. Diferentemente de outras pessoas, gostei muito do filme.
    Embora alguns disseram que o filme fugiu da biblia, acho que o roteirista adaptou partes que não citava na biblia com muitos detalhes, como por exemplo, na parte que entrou os animais que um faz parte da cadeia alimentar, se nao tivesse aquele esquema das plantas, como seria explicado que um bicho nao comeria o outro.
    LEMBRANDO É SO UM FILME…
    RUSSEL CROWE é o cara….

  26. Prezados Senhores,
    A arte apresentada no filme Noé, é simplesmente magnífica. Estou falando de arte, de efeitos especiais, da atuação do ator e equipe técnica, tudo lindo. Sou de origem católica e optei por me aprofundar nos estudos Protestantes. No meu humilde entendimento, o autor do filme e sua produção não poderiam retratar de outra forma a magnitude do amor de Deus, a forma como ele usa Noé, a forma como ele dá o livre arbítrio respeitando o lado humano e frágil de Noé. Fiquei maravilhada quando o autor demonstra na obra cinematográfica, o desespero do povo ímpio, que não queria ter compromisso com Deus, contudo queria obter a benção e entrar na arca da salvação. A fé é individual, inquestionável, intransferível e é dom dado por Deus. Mais uma vez afirmo que a obra cinematográfica é magnífica e o processo histórico está sendo julgado com vaidade e com visão através de doutrina da religiosidade, em momento algum se fala de região. O foco é a fé incondicional de Noé, a obediência diante do sagrado e lado humano e frágil de Noé.

  27. Eu assisti ao filme ontem e achei muito bom ! Em nenhum momento foi dito que seguiriam a risca a história de Noé como está escrita na Bíblia, simplesmente pegaram o teor da história e fizeram um filme baseada nisso , assim como as minisséries evangélicas da record sempre acrescentam coisas que não existem para (encher linguiça), no filme nem é citado o nome de Deus sempre se referem a Deus como (Criador) está na cara que o filme não foi feito com intuito de agradar aos evangélicos, se for comparar a Bíblia realmente tem coisas que não condizem, mais tbm queriam o que ? Quer ler a história de Noé do jeito real e verdadeiro sem eresias pegue a Bíblia faça bom proveito !

  28. A inteligência é o que distingue a humanidade das outras criaturas e a fé é o que distingue os que seguem a Deus e os que O rejeitam.
    Usemos, portanto, essas duas faculdades humanas. O tema do filme vem de narrativas Bíblicas = Escrituras=Verdades Inspiradas e Reveladas por Deus.
    Por que Hollywood haveria de se interessar em propagar a Mensagem Divina? Só o lucro? De forma alguma. O interesse é de propagar mentiras, distorcendo a Verdade e inserindo idéias satânicas. O famoso “lobo em pele de cordeiro”. Nesses tempos de relativismo e “confusão” de idéias que a humanidade vive, nada melhor do que inverter os papéis do Bem e do Mal.
    Basta prestar atenção como algumas Verdades estão na boca do homem mau – Tubalcaim. Sendo que o homem bom – Noé, tem o discurso mentiroso. E pra não repetir todas as observações feitas por aqueles que realmente creem em Deus, digo apenas que o filme é SATÂNICO, DEMONIACO e DIABÓLICO do início ao fim.
    É o discurso do anticristo se fazer de ajudante da humanidade e vítima de um Deus cruel. Quem cair nessa lábia fajuta precisa rezar mais. E estudar também!
    O satanismo é a religião que mais cresce no mundo. Eles tem igrejas e a bíblia do diabo. Com as idéias dos mentes aberta, do relativismo, do politicamente correto, etc, querem o direito de “ensinar” essa religião nas escolas. Lá, Lúcifer é o amigo da humanidade que foi traído por Deus. Ele quer levar a humanidade à uma Nova Era e criar uma Nova Ordem Mundial. Assim vai transformar a Terra num paraíso se apresentando como o messias….

    • Apesar da sua estupidez e perceber que você não sabe usar a internet sem ofender os outros, vou responder. Essa ideia não é minha, é a interpretação de alguns teólogos ao longo da história da Hermenêutica bíblica. Parabéns por ser ignorante nos dois sentidos!

  29. O filme foi super ridiculo, essa mania de hollowood querer tratar noe como um conto de fadas, mudaram a historia da mesma forma que a branca de neve e o cacador.
    Os efeitos especiais sao mediocres, a digitalização dos animais e feita de longe para poupar dinheiro.

  30. Eu assisti o filme e é claro que na visão religiosa, não agradaria mesmo. Não fui assistir com esse pensamento e fiquei decepcionada. Acho que ficou muito chato. Os efeitos especiais tão esperados foram um fiasco. Discordo do seu paralelo entre bíblico e grego. Ali ficou um “além da cúpula do trovão” às avessas. A tentativa de trazer Noé para um lado de errante, foi pessimamente trabalhado. Os conflitos eram claros, mas explorados de maneira cansativa. Não consegue nem irritar evangélicos e católicos. É fraco e bobo. Quem espera algo impactante e contestador, sente que perdeu duas horas.

  31. Finalmente, fui assistir Noé. Não tinha muitas expectativas sobre o filme, mas gostei, me fez refletir também. O Antigo Testamento é difícil de entender, pois mostra um Deus de ira, muitas vezes, e cada religião/indivíduo tece conclusões e atribui interpretações a ele. Apesar disso, não acredito que hoje em dia ainda existam pessoas que imaginam que a história bíblica de Noé tenha acontecido exatamente como descrito no Livro Sagrado. Naturalmente, um casal de cada animal não caberia em qualquer construção do tamanho que fosse. Obviamente, o dilúvio não destruiu toda a raça humana uma vez, restando apenas a família de Noé. Assim sendo, para mim, sua crítica foi consistente, objetiva e coerente. Foi a crítica a um filme de Hollywood que, certamente, não tem a pretensão de converter ninguém ao satanismo. Gostei da cena na qual Noé conta a história da criação aos filhos, ao mesmo tempo em que assistimos à passagem de milhões de anos de evolução – evolucionismo e criacionismo, ambos reais, ambos vindos, sem dúvida, das mãos e do poder de Deus. Então…para quê discutir o sexo dos anjos? Ou, neste caso, das pedras, hahaha? Deus é nosso Deus, nosso Criador, Jesus Cristo é se filho e nosso Salvador. Refletir sobre um filme que nos traz uma versão com mais elementos ficcionais sobre uma METÁFORA bíblica não faz parte da teoria da conspiração cinematográfica para tornar o povo de Deus seguidores de Satanás. Parabéns, Marcos, por criticar o filme pelo que ele é: uma película de entretenimento baseada remotamente em uma história do Antigo Testamento.

  32. Filme péssimo… Vocês tem que tirar o lado bíblico de lado e analisar o filme que foi uma bosta…
    Nóe treinou com Bruce lee??
    Caverna do Dragão já existia?
    Harry Potter teve inicio na arca?
    Gladiador se inspirou no instinto do Noé?
    As edições de imagem em 3D foram retiradas do youtube?

    Você querem ficar debatendo com um filme que um cidadão leu um trecho da bíblia e tentou reproduzir na sua ótica e ainda achar um mérito “BACANA”… isso ai se chama FANATISMO… Pq querem somente ficar defendendo o lado Biblico, lado esse que vários conhecem, porém FALANDO DO FILME e CRITICANDO… Sabem o que é crítica???

    Então um filme que poderia ser muito melhor… Mais editado… poderia ter demorado mais e não ter sido curto para poder evidenciar os efeitos 3D…
    Retirasse o 3D e fizesse um filme descente…

    Mas é isso ai… Quem gostou, gostou… E respeito as opiniões.. só não viagem achando que vão pregar através do filme…

  33. eu realmente gostei da resenha e de vários comentários.
    A verdade é que o filme não é uma filme pra “Conservadores” e muito manos pra passar na igreja. Mas na verdade traz uma nova visão e informação sobre um fato antes totalmente fantasioso e inexplorável (apesar de bíblico)

    Agora eu consegui entender muito melhor, a história de Noé é importante demais pra ficar somente como a história da arca cheia de bichos…

    Abraço pra todos, Graça e Paz!

  34. Concordo que esse filme não é para conservadores, mas leva em conta que se for analisar o filme em como o mundo está hoje e o que estamos fazendo com ele, e o filme não tem nada de satanista porque até uma pessoa que não conhece a palavra de Deus profundamente consegue entender que Deus nos deu outra chance e hoje olha como estamos, julgando pessoas, pecando, falando mal de tudo como se nunca houvesse meios termos como se só fosse filho de Deus aquele que seja de tal grupo religioso, sendo que Deus é um só e é isso que eles mostram no filme apesar de chama-lo de Criador porque o mundo não é feito só de uma religião e uma cultura mas sim várias que acreditam apenas em um Deus criador de toda a terra. reflitam novamente sobre o filme veja o mundo como está coloque em ordem os pensamentos, não sejam ignorantes ao ponto de julgar sem saber a verdadeira mensagem, quando julgamos nosso semelhante sem conhecer damos o direito de ser chamados de ignorantes.

  35. O LIVRE ARBÍTRIO E INCRÍVEL, O CARA PODE FAZER O QUE QUISER, DIZER O QUE BEM ENTENDER, SÓ TEM QUE LEMBRAR QUE ESSA VIDA E PASSAGEIRA, MAIS DEUS É ETERNO, DEPOIS É QUE VEM A COBRANÇA.
    A BÍBLIA DIZ QUE DEUS NÃO É VINGATIVO.

    MAIS É VINGADOR.

  36. BOM AGORA MEU PONTO DE VISTA.

    VIVEMOS EM UM PAIS LAICO, ONDE VARIAS RELIGIÕES E CREDOS SÃO ACEITOS POR MUITAS PESSOAS, TEM TANTOS FILMES FANTASIOSOS POR AI PARA ENTRETER AS PESSOAS, ACHO DESNECESSÁRIO PEGAR UMA HISTORIA BÍBLICA OU QUE SEJA DE QUALQUER OUTRO CREDO, “NÃO QUE ISSO AFETE A CREDO DE ALGUÉM, POIS QUEM ACREDITA DE VERDADE NÃO SE DEIXA LEVAR POR UMA ILUSÃO DESSAS”, MAIS BRINCA COM A CRENÇA DOS SEGUIDORES, E FAZER UM FILME TOTALMENTE FANTASIOSO, QUASE QUE ELE FAZ “ERA UMA VEZ”, VOCÊ NÃO SABE EM QUAL FILME VC ESTAR.

    SE O DIRETOR OU ESCRITOR DO FILME ESTÁ SEM CRIATIVIDADE PARA CRIAR UMA HISTORIA ENTÃO FICA QUIETO.

  37. Teria sido melhor ir ver o filme do pelé, brincadeira gente, o filme é legal sim como filme, mas não podemos criticar como filme bíblico pois não é, gente, é facil distorcer a palavra da biblia, difícil é segui-la a risca. Muitas coisas seriam possíveis , mas Deus fazer os demônios retornarem para o céu é contradizente com a bíblia. Gostei do filme mas, vcs já viram colocar banana, mamão, vinagre, ovo, jiló, leite,detergente e pregos no liquidificador- foi esse filme, uma mistura muito maluca.

  38. Fico triste em ver q até hoje, existem pessoas lendo a Palavra como se fosse um livro q nos mostra como fomos criados!Tem muito mais que criação!Leiam genesis com mais atenção, procurem saber melhor sobre adão e eva, leiam a sitação sobre enoque em judas.procurem saber por que o livro de enoque foi tirado da biblia.leiam o livro de enoque.Ai sim! Vejam o filme outra vez.Vera que não sera o mesmo!

  39. Cara, voce é pastor?? olha, esse filme é pra lá de satanista, é só prestar atenção. Por exemplo, na cena do “Matusalém” (SIC) fazendo bruxaria pura, misturando o próprio cuspe! E quando o Nóe toma um chá tipo Santo Daime pra poder ter visão de Deus! E os anjos caídos que foram “abandonados” por Deus. Só um satanista pra distorcer dessa maneira. Leia sobre a história no livro O Grande Conflito (E.G.White). Leia a Bíblia

  40. Pq Papai do Céu libera seres humanos para comer carne e não libera os tubarões para comer os filhos e filhas dos seres humanos? Todos alegam que precisam de carne pra sobreviver e que é natural,maaaas quando se depara com um outro ser se alimentando para sobreviver fica com raiva e acendem ”fogueiras” para sacrificar o animal assassino.E vale lembrar que os animais não são iguais aos seres humanos que comem carne para simplesmente agradar o paladar ou melhor dizendo mata por prazer.Se realmente é tão difícil para vocês aceitarem oq é certo não critiquem ou julguem os outros, e lembremos q por eras e eras o Homem vem matando e destruindo em nome de Deus,não usem palavras da Bíblia para justificarem suas fraquezas.O filme é ótimo e os “religiosos” que não gostaram deveriam se afastar da igreja e se aproximarem mais de Deus.

  41. olha só… acabei de ver esse filme e sinceramente é o tipo de filme que poderia sumir da face da terra. “ah, mas por que?” porque a bíblia diz para não aumentarmos nem diminuirmos nada na bíblia. E o que esse cara fez com esse filme noé é simplesmente absurdo. É normal imaginarmos um pouco as partes que não são narradas na bíblia mas fazer um filme sobre Noé em que um dos filhos de Noé ainda é criança quando eles passaram mais de cem anos para construir a arca, só um dos filhos ter uma mulher quando entrou na arca, noé impedindo e matando as pessoas para não entrarem na arca… entre outros absurdos desse filme. Mas enfim se você acha que ter a mente aberta é aceitar qualquer coisa quem sou eu… fica com Deus

  42. É um filme que pode-se dizer nos permite várias reflexões. E embora as pessoas não queiram olhar nesse sentido, existem pessoas que infelizmente não verão a esse filme como entretenimento, mas sim como verdades acham que não deveríamos fazer comparativos do relato verídico da bíblia a respeito de Noé e o diluvio com uma ficção de holywood, isso me faz lembrar o livro e o filme código de Davint onde algumas pessoas infelizmente passaram a questionar a santidade de Cristo. Esses tipos de entretenimentos só vêm com o intuito de confundir. Para quem medita na palavra do Senhor consegue identificar as fantasias mas para quem não conhece as escrituras ou possui um conhecimento imaturo ainda, isso só serve para desviar e como a bíblia diz: Filhinhos cuidado para que ninguém vos engane, agora é apenas um filme mas tarde o que será?

  43. Bando de idiota… Todos vcs… Dar atenção p uma coisa para uma historia q ninguém sabe ou c quer tem uma versão sólida… Agora vem vcs evangélicos e católicos ou seja lá o que forem dizer…que nao retrata a bíblia , que a história e satânica bando de manipulados c a cabeça feita pela suas igreja… Vão trabalhar fazer alguma coisa… Se algum de vcs tivesse nascido na arábia saudita ou na Índia vcs estariam assitindo esse filme comendo pipoca e prestando atenção nos efeitos modernos com o qual foram feitos tal qual harry porter ou duro de matar 1,2,3 e nao numa fábula!

  44. Eu achei o filme interessante do ponto de vista dos homens que todos somos,mas do ponto de vista de um cristão que sou,acho que o filme se desviou muito do contesto Bíblico,e muito fantasioso para quem conhece a história da Bíblia.
    o que está escrito lá em GÊNESIS não tem nada a ver,só os nomes rsrsrs.
    mas se tratando de um filme ala HOLLYWOOD foi uma grande produção com belos efeitos.
    Que todos possam conhecer a história do verdadeiro Deus,que Deus vos abençoe.

  45. Sinceramente eu prefiro o velho clichê. Mas com toda tecnologia dos efeitos especiais.
    Confesso que ficou interessante o dilema de Noé sobre matar as netas. Mas os monstros de pedras… Putz grila!
    Há histórias semelhantes a do Dilúvio. Alguns acreditam que houve outros Noés em outras regiões do planeta porém o povo judeu só contou os deles.

  46. Acredito que Deus não tenha se agradado com esse filme, hoje em dia é tudo tão manipulado pela mídia que de repente uma criança que tenha visto esse filme acredite nessa versão que é tão fantasiosa e com certeza para uma criança mais agradável de se ver. A palavra de Deus não pode ser distorcida, é fácil pegar trechos da bíblia e transformar ridículamente como esse diretor fez, mais como todo criador deve se pedir os direitos autorais para reformular sua história com Deus não será diferente no dia do juízo ele prestara contas com Deus.
    A História de Noé representa quem somos hoje, isso já é bom e suficiente o bastante para ser contado.

  47. Sou formado em teologia e posso dizer que o filme Noé tem muitos erros.
    Vejamos: os anjos não vieram ajudar os homens; a sociedade era bem organizada; era próspera; comia e bebia e se casava; o termo para comer no original seria comer como um boi, isto é, muito. Aqui, entendam, tendo a conotação de glutonaria; Set nasceu depois de Caim e Abel; Deus falou diretamente com Noé. Isso é um pouquinho do que poderia ser falado e colocado aqui. O filme é um erro crasso de interpretação. Muitos outros erros. Peço perdão pela repetição porque a finalidade é enfatizar.

  48. Estou chocada!!! O filme foi horrivel, deprimente… tudo bem que não precisava seguir a risca as escrituras, mas isso que foi apresentado foi triste… acabaram com a família. Noé foi escolhido por Deus por ser bom, ele e sua familia seguiam ao senhor. O que vimos nesse filme? Irmão com inveja do outro, filhos traindo e querendo matar o pai… fora os outros absurdos do fime. Enfim, não gostei.

  49. Como filme é uma bela ficção, mais preferia q autor tivesse botado pelomenos outro nome no filme tipo: Destruição, Sobre as Aguas, O Fim, Segunda Chance, Recomeço, slla pois tá muito viajado, transformes de Pedra, cachorros com escamas, pele de cobra, ochi nada a ver”
    Pra ver como o filme é tão fora da Bíblia em nem um momento algum personagem usa expresões como: Senhor, Mestre, Meu Senhor, Meu criador. A unica expressão uzada é “O Criador”. Muito sem intimidade com Deus”
    Essa é minha opinião”

  50. Se for analisado como um sem inspiração bíblica pode-se considerar como uma grande obra, no entanto, entendo que a proposta passada nos trailers e anúncios não era essa, o que acabou por gerar um certa frustração em muitos dos que assistiram, sejam eles religiosos fervorosos ou não. Nessa senda, acredito que o idealizador do filme poderia seguir um pouco mais do que está inserido na bíblia, principalmente no tocante a ausência de esposas para os outros dois filhos de Noé, o que gerou uma certa estranheza ao conferir as filhas de Sem a responsabilidade pela procriação, tendo em vista que só teriam Jafé (tio) para se relacionarem, uma vez que, o outro tio foi embora (para onde? morrerá sozinho?). Enfim, no meu pensar tais situações acabaram por afastar bastante o filme da bíblia, e, consequentemente perder alguns admiradores.

  51. Bom esse filme concerteza entrou na minha lista de piores que ja vi vou citar aki algumas coisas que achei meio sem noção no filme .
    1-por favor alguem me arruma aquele martelo de thor que o carinha do mal lah conseguiu fazer um buraco numa arca impermeável .
    2- o vilão da historia dentro da arca uma hora come uma galinha viva e fica por meses lah se alimentando de animais , bom os animais erão sagrados , apenas 2 de cada espėcie então de acordo co filme varios forão extintos inclusive a galinha kkkkk OBS : pode ser ridícula essa minha segunda observação mas num deixa de ser verdade .
    3- no final do filme o filho de noė que se revoltou contra ele pega suas coisas e vai embora , vai embora pra onde se o mundo acabou e so tem sua familia viva , sem falar que sua mulher futuramente sera uma das suas subrinhas .
    Existem muitas outras coisas que se vcs forem ver com olhos de críticos mesmo não tem nads aver mesmooo porcaria de filme ….

  52. dizem q o filme nao é fiel a biblia… mas todos sabemos q a biblia q conhecemos é apenas uma parte dos manuscritos reais, muita coisa foi tirada, o homem q definiu o q ficaria na biblia nao deus, entao é isso, a biblia ta certa em tudo, nao falta nada?

  53. Tá legal! Um pastor vem com suas explicações “lógicas” e a maioria o aplaude! Ridiculariza o relato bíblico e recebe elogios!
    Não sou teólogo (por pouco!), mas conheço os relatos babilônicos e sumérios.
    Fala sério! Vamos deixar de hipocrisia e de sermos taxados de “ortodoxos” por defendermos o fiel relato bíblico!
    Se os que discordam são ortodoxos, ele, que concorda com essa heresia (ou a maioria dela) em que adjetivação se enquadra? Inteligente, sábio, naturalmente…Não?
    Me poupem!

  54. Só tenho uma observação a fazer, este filme foge totalmente do relato bíblico, a água saindo debaixo da terra, gigantes de pedras ajudando na construção da arca, uma terra ressecada, um Noé violento e sua família desunida, mais de oito almas dentro da arca…

  55. Não gostei. Primeiro porque é óbvio que no mundo ocidental as pessoas conhecem a versão bíblica, se o autor queria colocar outras inspirações penso que ele deveria ter informado, para quem só conhece a versão bíblica a história ficou sem sentido. Segundo que a qualidade do filme é ruim, fiquei superempolgada pensando: “Nossa, como será que com tanta tecnologia que existe hoje vão fazer o dilúvio?”achei baixa a qualidade dos efeitos e do filme em geral (com exceção da mulher do Noé que acho que atuou bem). E o que era aquele monte de transformers?

  56. Sobre o filme de Noé 2014
    Infelizmente o filme é todo inspirado por satanás, que tenta provar que DEUS é ruim e injusto, tanta mostrar que os anjos caídos (demônios) são bons e que a bondade do homem (a de Noé) superou a de DEUS.
    O filme faz isto primeiro dizendo que os anjos caídos eram bons e foram castigados por DEUS por tentarem ajudar os homens, sendo que foi o contrário, pois a verdade é que satanás e seus anjos foram expulsos do céu e jogados na terra por serem injustos e aqui eles corromperam toda criação de DEUS, para conhecer leiam: (Ezequiel 28: 13-19), (Apocalipse 12:7), (Apocalipse 20) e claro: (Gênesis 3:4)
    Depois o autor do filme tenta provar que o homem valoriza a vida e ama seus filhos e DEUS não, pois tentam provar que DEUS queria a destruição do homem para que os animais vivessem em paz. Porem a verdade é que DEUS sim valoriza a vida, primeiro a do homem que foi corrompido e até a dos animais, tanto é verdade isto que DEUS deu o seu filho unigênito JESUS CRISTO para o perdão, justificação e salvação do homem para a vida eterna. Ou seja, apesar de todas as maldades do homem, DEUS os perdoou e veio viver como homem para cumprir a justiça, pois o sangue de Abel pedia justiça e o sangue de JESUS falou mais do que o de Abel, o justo pelos injustos, para nos justificar. Isto sim é amor, isto sim é valorizar a vida.

  57. Pastor, acredito que em seu comentário faltou citar a possível utilização dos textos da Zohar, que são os escritos mais importantes da Cabala, o lado gnóstico do Judaísmo. Até mesmo porque o roteirista denominou as pedras de fogo como T-Zohar. A Cabala cita que Adão e Eva não eram de carne e sim de espírito, motivo que o filme relata os dois como seres iluminados vivendo no Éden. Inclui-se ainda que nos textos do Zohar, há ainda a citação dos anjos caídos transformados em pedra, assim como consta no roteiro do filme.
    Assim, entendo que o filme não foi inspirado no Gênesis da Biblia Sagrada e sim , totalmente, no Zohar da Cabala.

  58. Olha, entrei nesse site para ver outras críticas sobre o filme, gostei muito das explicações e seu ponto de vista, inclusive de alguns comentários, mas infelizmente eu também li um show de ignorância e fanatismo descabido, pessoas burras que não sabem o que é interpretação e muito menos têm ciência de outras culturas e mitologia. Eu tento lutar pra não dizer que essa massa evangélica é anencéfala e dogmática, mas é difícil. Teve alguns ai dizendo que o filme é “satanista”… Vontade jogar meu computador pela janela por ter lido isso! Desculpe Pastor, mas nem todos têm dicernimento para entender o que é uma obra de ficção e muito menos têm inteligência suficiente pra saber que não existe uma “verdade absoluta”. Só tenho a dizer uma coisa pra finalizar: é justamente por causa desses “conservadores imbecis” que o mundo não vai pra frente, se dependessem de vocês o mundo ainda estaria numa Idade Média, com essa disseminação de ignorância coletiva! Ademais, não tenho nada contra os evangélicos, só os que não sabem raciocinar!

  59. PARABÉNS AO AUTOR DE
    10 observações do filme Noé (2014)

    “E PARABÉNS AOS COMENTARISTAS METIDOS A JUÍZES”
    POIS SE O CARA FEZ O FILME E NÃO FOI UMA COPIA FIEL DAS ESCRITURAS ISSO É ENTRE ELE E DEUS
    E SE FOSSE QUE GRAÇA TERIA
    POIS ACHO QUE 98% DA HUMANIDADE JÁ OUVIU FALAR DE NOÉ

    E CONTINUEM JULGANDO SUBJUGANDO E QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊS NO JULGAMENTO FINAL!

  60. Absurdo seu comentário!!! Você não foi feliz, “passarão o céu e a terra, mas a minha palavra não passará”. Se usou personagem/livro das sagradas escrituras, tem que ser fiel a elas e não inventar um monte de merda e fazer um filme.

  61. Este filme é mais uma tentativa de doutrinar as pessoas incrédulas e ignorantes na Bíblia. E pelos comentários de alguns aqui, percebe-se que já estão no bolso de Satanás …quem conhece o relato bíblico, não aceitaria as versões da Eva e Adão em luz, porque eles vieram do pó ( Eva foi tirada da costela de Adão ). O Matusalem nunca foi bruxo-mago-feiticeiro bem como Noe foi sempre fiel a Jeová, e junto com os seus filhos e noras, construíram a Arca. Aquela menina adoptada, é a pior parte. Serviu para enaltecer os judeus, quando mostrou que foram os descendentes de Sem, que deram origem a todas famílias da terra, pelas suas filhas gêmeas. Pura bandidagem… Tanto Jafe como Cã, se casaram com mulheres feitas que geraram filhos, pelo que as famílias da terra que hoje existem, foram por intermédio direto de Noé, e não de Sem, o antepassado dos judeus. Jesus bem avisou as congregações cristãs do primeiro século que o Diabo está desencaminhando apocalipse 12:9,12. Quem crer que os demônios são “boas pessoas” conforme aquele filme retrata e toda aquelas mentiras sobre a pessoa de Noe, já está desencaminhado!

  62. Olá! Gostei do filme e da crítica de Marcos Botelho. Pesquisando sobre o filme acessei o link com a intenção de me informar melhor sobre a concepção da estória, a formação do roteiro, etc.
    Mas aí lendo os comentários acima, confesso que o interesse pelo filme ficou em segundo plano, e passei a refletir sobre o comportamento das pessoas…
    Sou de família evangélica, fui casada com católico, tenho amigos evangélicos, católicos e espíritas. E, olhando de fora, vejo claramente que o que difere as pessoas umas das outras não é a religião. Aliás, penso que a religião (com raras exceções) só as fazem ficar mais parecidas, tão senhoras da verdade, tão cheias de soberba e arrogância… Baseadas na Bíblia, um livro sacro que diz “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, “não julgueis para não serem julgados”, estes não só julgam como condenam, apontam o dedo, e se colocam em uma posição superior aos demais.
    Pra mim, a maioria de vocês não são em nada diferentes ou melhores do que um radical islâmico, muçulmano ou sei lá. A diferença é que nasceram aqui e não no Oriente Médio. Se tivessem nascido lá, estariam decapitando pessoas em nome de “Alá”!
    Desculpe se me excedi Marcos, parabéns pela análise crítica!

  63. Esse filme não tem nada de base bíblica, portanto não há razão alguma para dizer que há coerência no comentário feito nessa página.

    A História bíblica é muito diferente e baseada no amor de Deus e na fé genuína de Noe e sua família.

    O filme não é bíblico. Parem de dizer isso.

  64. Pra mim esse filme foi um grande instrumento de satanás e se iludem quem acha que a visão do autor é ampla ou coisa é tal. A única visão ampla aqui é a de satanás de tentar enganar o máximo possivel de cristão e parece que ele RS conseguindo pois a Bíblia mesmo relata isso, que ele enganaria a muitos!!!

  65. Acabei de assistir no Telecine (canal TCM) e considerei pra lá de livre interpretação do tema bíblico, não dá nem pra chamar de licença poética e muito menos ser levado a sério por nenhum cristão que ama a Palavra de Deus, por isso não consigo atinar no comentário de um pastor protestante reformado tentando extrair algo de sacro ou bíblico num filme tão sem nexo, feito tão somente pra entreter o espectador. Quem assistiu ao filme sem um mínimo de conhecimento bíblico, saiu do cinema mais confuso do que entrou, e se veio procurar ajuda na Internet e se deparou com este artigo, aí se perdeu de vez na perigosa estrada das emoções. Uma grande oportunidade perdida de falar do amor de Deus em Cristo Jesus, a nossa sublime Arca da Salvação.

  66. O filme em questao qualidade eh um bom filme…porem eu confesso que me decepcionei…e me preocupo com as milhares de pessoas que nao conhecem a biblia..virem a conhecer estas historias destorcidas, assim sendo falsamente iludidas.. na palavra do senhor eu nao mudaria uma so virgula.
    Mas cada um que tire suas propias conclusoes, eu amo filme de vampiros e etc..mas a biblia eh sagrada e eu nao me atreveria a brincar com ela!!!

  67. olha a bíblia diz q um dia para deus e como mil anos e mil anos e como um dia ,então nois humanos mortais tamos aq de passagem ,temos que ler a bíblia toda e entender ,não ir na conversa de pasto que le um versículo e começa a fala aquilo que queremos ouvir,nao me lembro bem mas apostolo Paulo diz estudai de tudo e sede curioso para depois ve o q ta certo ou errado ,como vc vai julga algo q não conhece e entende ,mais ou menos isso ok, mas aqueles anjos ali foi legal eles decerao sem permição de deus ai ficarão na terra feios paca ,se pençarem bem eles não era o diabo vinherão depois ,ai vem a época da evolução alguem ai sabe diser qual a idade da terra? sei q o homem não veio do macaco mas os animais evoluirão ,quem sabe nos 5 dias podem ser 5 mil anos ou mais lembre um dia para deus pode seu mil e mil pode ser um ,ai o homem foi feito no 6 dia no sétimo descançou e abençou ,gente cuidado ,um dia um pasto me disse que quem era crente não ia fica na terra mas numa parte da bibria diz fuja para os montes vai ter que fica aguem para conduzilos e no juiso muintos crentes vão passa pelo julgamento se não tive no livro não entra obrigado .
    claudioc.380@hotmail.com

  68. Parabéns pela percepção da proposta do cineasta! Buscar o entendimento sem depreciação da proposta é cristão!
    O filme é um produto excelente que conduz a um entendimento global da estória de Noé presente não apenas na cultura cristã. Não existe satanismo na proposta! Mas os julgadores sempre encontram poeira no mar!
    Mas… Se você realmente é um fundamentalista: espera a versão da record com sotaque carioca dos intérpretes!

  69. Estava ansiosa pra assistir o filme, mas foi uma decepção. Nada a ver com a verdadeira história bíblica. A bíblia é bem clara ao relatar todos os que entraram na arca; aquela cena de tubal caim escondido na arca foi um absurdo sem falar nas netas que Noé queria matar. pior ainda foi ver Matusalém morrendo no diluvio. Acho que as coisas deveriam ser mostradas como realmente a biblia registra. Distorção bíblica… devemos ter cuidado com isso.

  70. Os relatos dos irmãos(es) acerca dos contos Bíblicos (Alcorão, canônicos, essênios, místicos, etc), só fazem revelar o infinito universo da mente humana quando inquirida acerca da origem do seu próprio ser por ex; de onde viemos, por que estamos aqui e o que será do futuro da nossa raça. Ao ler todos os relatos, verifiquei que algumas diálogos apresentavam divergências entre si, gerando discórdias e segregações. Está claro que ninguém até hoje sabe da verdade e os que se dizem entendidos do assunto, utiliza da intelectualização para enganar a si mesmo e ao próximo, já que isto lhe dá prazer como forma sublimada de satisfazer as frustrações sexuais e a falta de alto estima (ver mecanismos do ego -S.Freud). Por conseguinte, deixo claro que a “invenção” da Bíblia e todos os seus “Santos’ e Plêiades de anjos, querubins e arcanjos, sempre serão utilizados pelos frustrado(as) que se apegarão a estas bases compensatórias para sanar a própria necessidade de compensação. Por fim, sugiro que leiam o livro “Do átomo ao Arcanjo” de Euclides Philippi para se obter uma visão translúcida da verdade e a “verdade vos libertará”, salve o grande médium Jesus Cristo nosso irmão maior. Saúde e paz para todos e por favor, não briguem entre si por aquilo que serviu para nos unir. Deus existe, mas na simplicidade de cada ser. Adorem, mas sem atingir o seu semelhante. Vivam em paz. Ver Pitágoras; “Não esperemos jamais permanecer oculto ao cometermos quaisquer ações desonestas; pois, ainda que pudéssemos ocultar-nos dos demais, teríamos em nós mesmos a consciência de nossa culpa”.

  71. Criei uma expectativa muito grande pelo filme, e não foi tudo isso que eu esperava. O filme foi muito bem feito, os efeitos especiais são top, mais a história fugiu um pouco da original da história verdadeira de Noé.

  72. Liegetamara castro Gonçalves

    Com certeza fica bem claro que o filme foge do verdadeiro contexto bíblico da historia de Noé. Na verdade assisti só um pouco do filme,(tipo mais dá metade pro fim),e a primeira vez que assisti foi hoje. Por isso a minha enorme dúvida (por inquanto,kkk), é pq Noé não gostou de saber q ila estava grávida?? Alguém pode me explicar por favor?. Quando eu tiver a oportunidade de assistir desde o início ,com certeza farei outras perguntas. KKKK. Obrigada!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>