Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não tornar-me um deles!

Os profetas sempre tiveram um papel fundamental no judaísmo e, no cristianismo, são como torres de vigias, quase nunca se encaixam nos padrões dos “sacerdotes” e estão lá para falar na cara os erros dos falsos profetas, sacerdotes, intérpretes. Os erros do povo de Deus.

Mas existe uma grande diferença entre um profeta e um cara que só gosta de criticar, o profeta é um cara que não se conforma com o erro, mas que ama muito a quem ele está criticando.

Certa vez ouvi a história de uma profetiza que entrou no gabinete pastoral e falou: Pastor, Deus vai destruir a nossa cidade esta semana por causa dos nossos pecados!

O pastor se levantou e olhou nos seus olhos e declarou: Isso que você esta profetizando é falso! E ela com os olhos arregalados perguntou o porque ele falava isso. Ele respondeu: Porque se você fosse profeta de Deus e esta mensagem fosse dele, você falaria isso com lágrimas nos olhos!

Nem sei se esta história é verdadeira, mas ela ensina algo que é muito verdadeiro: o profeta sente dor em mostrar os erros dos da sua casa. Não é prazeroso para ele, ele o faz porque Deus mandou e não tem saída, ele tenta sempre trazer o conserto e a reconciliação.

Com a internet, a voz dos que não eram ouvidos ganhou uma chance, mas com esta chance veio todo o tipo de “profeta” e frustrados religiosos.

Se você varre a sua casa e joga o lixo fora, você é uma pessoa que está se importando apenas coma a casa limpa. Mas se você vai com o seu lixo até o lixão e fica por lá observando os outros lixos, aí então você deixou de se importar com a casa e se encantou pelo lixo.

É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos gospels para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações gospels e se divertindo com o que Deus se entristece.

Apenas Urubus gostam de ficar o tempo todo em lixões ao redor das carniças. Este tipo de material não traz vida, não traz mudança social e religiosa, mas sim entretenimento bizarro, e isso os profetas nunca fizeram.

Tenho que confessar, eu sou por criação um cara muito crítico, mas não quero transformar este blog, meu Twitter, minhas peças ou pregações em um lixão onde não me importe mais com a limpeza da casa e sim em sobreviver da carcaça de quem já esta morto. Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!

  1. Excelente texto!Falou tudo!Eu também trabalho com internet e tenho me policiado muito para não acessar os sites desses "urubus", pois o perigo de contaminação é grande!DEUS te abençoe Marcos Botelho.

  2. Excelente, Botelho!Já virou moda essa onde de blogueiros-pops-famosos que fazem sucesso justamente por APENAS falar dos escândalos que acontecem no meio evangélico.Eu própria já acompanhei, por não me conformar com as coisas bizarras que acontecem, mas agora isso virou um grande SHOW de entretenimento.Triste e bizarro!

  3. Cara, este é um dos textos mais belos que tive a chance de ler.Parabéns pela sobriedade das palavras e obrigado por se deixar ser usado por Deus e refletir tudo aquilo que eu penso sobre o assunto.Deus te abençoe sempre.@gustavoguiT-7

  4. É verdade que existem muitos que estão encantados pelo lixo e que devotam seu tempo em transformar em piada o que para os cristãos é contrangedor, mas como exortar com amor homens que conhecem a palavra bem mais do que eu e mesmo assim pregam baboseiras, predem as pessoas em contos de fadas, como exortar com amor quando o homem perde o pudor e o temor. Não discordo das suas palavras, pelo contrario as leios e vejo nelas verdade e o comportamento que Deus espera de nos em relação a nossos irmãos, mas fica dificil em conseguir tranmitir sem raiva o que eu acho de sertos pregadores-enganadores, mas prometo que vou tentar não me tornar um frustrado (mesmo quase ja sendo um) e não me tornar um urubo.São palavras verdadeiras, estamos critinco o que achamos errado, estando tão errado quanto eles.

  5. Parabéns Marcos pela sobriedade e seriedade em tratar esse assunto tão pertinente em nossos dias, principalmente por nos alertar ao perigo de nos tornarmos carniceiros quando deveríamos ser mensageiros.Posso postar no meu blog?Grande abraço

  6. Excelente! E isso não corre o risco de acabar tão cedo, mas nós podemos Graças a Deus fazer diferente. Parabéns #)"…criticar com amor e a não perder o foco"!

  7. É isso Marcos.Percorri lixões e voltei. Não quero para a minha vida o cinismo desmedido.Quero apenas o Belo e Verdadeiro – nome de uma canção que gosto muito: "Tudo na vidaVale a pena esperarSe é digno de pazE me faz amarSe é belo e verdadeiroCheio de compreensãoIsso deve ocupar meu coração…"Desculpe, mas tenho a mania de ter uma canção para cada situação.O Beto Ramos do Visão Integral escreveu um texto nessa toada: "Antagonistas ou protagonistas" – vale a pena ler, muito bom também.

  8. Nossa!Realmente muito bom o texto!Logo que descobri o "maravilhoso mundo" dos blogs acessava muitos "urubus" e logo fui contaminada…Graças à Deus foi por um curtíssimo período pq descobri que existem excelentes blogs de "cristãos pensantes" mas que não se preocupam tanto em agredir. E esse é um deles!!!"…criticar com amor e a não perder o foco"! Não podemos nos esquecer disso!Abraços =)

  9. MUITO SÁBIO SEU TEXTO,CONCORDO COM CADA LETRA,ME ENVERGONHO DESSES TAIS IRMÃOS.OS CRISTÃOS SÃO O ÚNICO EXERCITO QUE TERMINA DE MATAR O SOLDADO FERIDO.DEVEMOS TRAZER PALAVRAS DE VIDA E NÃO TERMINAR DE MATAR OS FRACOS.UMA ABRAÇO A TODOS@kassiokibor

  10. Caro Botelho,Obrigado por sua postagem, pois é uma advertência muito oportuna para todos nós.O ofício de Urubu gospel nos é tentação muitas vezes, e quando cedemos a tal, deixamos a profecia pelo entretenimento bizarro. Abraços flaternos.

  11. Ajuda-nos Senhor… Porque se diverti como isso é a maior falta de bom humor… Eu acretido que Deus também criou e nos deu senso de humor e sempre tenho essa frases em boca e mente: "Quem será que fez o senso de humor? Foi Deus é claro!" E foi sim… E sempre fico inconformado o que fazem com os cristãos e chateado, e muitos não entendi, acham bobeira minha… e não é… E esse texto fez me lembrar o que realmente o profeta faz e q não podemos perder o foco nunca, pois Deus acretida sempre quem "toma suas dores" e procura promover mudanças conscientes num povo que está virando "somente gospel" abç PastorShalom heróis!!!

  12. Messias Oliveira - @messiasoliveira

    Caraca Marcos, excelente, valew pelo toque, as vezes nós realmente temos essa atitude, abraços e bora se policiar cada dia mais..

  13. Olá Marcos, graça e paz do Senhor.Que maravilhosa postagem esta sua. Tenho também visto este tipo atitude em alguns sites e blogs pela internet, onde o foco é atacar os que já estão mortos. Infelismente, ainda existe uma fatia bem grande de pessoas cristãs ou não, que amam o descartável, o lixo propriamente dito. Os que escrevem acerca do lixo e se rotulam subversivos, fazem um trabalho em pról do escárnio, quando na verdade fomos chamados a pregar as boas novas do Reino de Deus. Que o Senhor nos abençoe, nos livre e coloque a cada dia, a motivação correta em nossos corações de propagar a sua palavra com nossas atitudes, escritos, etc. Grande abraço de um leitor irmão.

  14. caramba sempre pensei assim…mas nunca consegui escrever dessa forma , o pior é que as vezes nos pegamos sendo carniceiros tbm ..parabéns MarcosBeto- C.T ZL

  15. Deus abençoe sua vida.Temos que nos policiar mesmo a não nos focar no lixo e nos tornarmos aproveitadores daquilo que Deus não se alegra.Hoje somos mais criticos com os outros, mas me fez pensar em ser mais critica comigo mesma em relação ao que leio e com a forma que quero mostrar o erro para os outros.

  16. [É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos gospels para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações gospels e se divertindo com o que Deus se entristece.]Falou tudo, Marquinhos! Parabéns pelo texto! DEus continue te abençoando sempre!E faço minhas as tuas palavras: "Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!"Bjos pra vc e pra Naty!

  17. Ótimo post. O encontrei no site da Sepal, tomei a liberdade reproduzir em meu blog. Vi que esta pastoreando em Alphaville, creio que somos do mesmo presbitério, o PREP. Sou da Presbiteriana de Perus, com os pastores Marcelo Coelho e Christian Bittencourt (ambos capelões) vc deve conhece-los. Abçs @alexlink

  18. Graça e PazÉ realmente interessante esta sua mensagem, pois são muitos os que optaram por utilizar a internet como ferramenta de acusação e acabam por não fazer parte da solução dos problemas que apontam, fazendo assim, inevitavelmente, parte do problema.Quero te apresentar o ministério de evangelismo Siga o Mestre agora com uma ferramenta na internet: o Blog, com publicações que tratam o evangelismo e o discipulado através do testemunho diário, com reflexões sérias sobre o universo cristão.Nossa missão é provocar, de forma racional, a prática radical da nossa fé, pois é preciso entender que é necessário morrer para que o mundo seja alcançado.Renúncia, responsabilidade e disposição são os segredo daqueles que querem seguir o Mestre.Ajude-nos a promover esta idéia, venha nos conhecer, participe, comente, siga com a gente.Se abençoamos sua vida, você pode fazer parceria com o Siga o Mestre, e assim servir de apoio na divulgação de nossas publicações que são voltadas para o que consideramos a real necessidade da igreja atual: ATITUDE, e sobre isso escrevemos. Parece simples, mas como diz o Juliano: "torna-se difícil quando a igreja se recusa a morrer para que outros possam viver".Forte abraço em Jesus, o Mestre.sigaomestre.blogspot.com

  19. Parabéns Marcos!Eu mesmo no início acompanhei alguns blogs, mas percebi que foram exagerando na dose e perdendo o foco. Hoje estão mais para chacotas desnecessárias.Muito obrigado pelo alerta.

  20. Marcos, vim de uma msg direta no meu tt, pedindo pra visitar e comentar os artigos.de fato, não esperava, de cara, ser confrontado com um artigo tão (desc., mas não tive palavras para descrevê-lo…).cara, gostei demais, to quase pensando em replicar no meu blog.por falar nisso, já to te seguindo aqui, ficaria imensamente feliz se vc me seguisse lá tb, claro, se gostar do meu blog.=o)tem 2 textos meus q abordam isso de outra forma, e vou colocar o link aqui para enriquecer o tema:http://wallysou.com/2010/02/16/sobre-criticas-e-outros-bichos/ehttp://wallysou.com/2010/03/26/o-melindre-cristao/gde abço,wally.

  21. faltou dizer como é que você sabe que quem denuncia os absurdos góspeis não tem lágrimas nos olhos quando faz isso?faltou dizer também porque os apóstolos tinham alguns irmãos, mas não titubearam ao repreendê-los e até enviá-los ao inferno (1 Timóteo 1:20)de fato os urubus existem, mas tem muito chororô, muita manteiga derretida e muita Alice no país das maravilhas também…

  22. Olá querido,me deixa muito feliz em saber que o cristão, blogueiro ou não, tem sido confrontado a ponto de dizer basta! Tanto para os que fazem do evangelho uma chacota, quanto para os que fazem da critica um evangelho!Deus abençôe sua iniciativa e não ligue para críticas anônimas, elas sempre existirão… São como aqueles soldados que esbofetearam Jesus vendado antes da crucificação e lhes disseram, 'agora profetiza quem te bateu…' pescou?www.wendelbernardes.blogspot.comPaz!

  23. Excelente reflexão!!!! Extremamente oportuna para o tempo em que vivemos.A atitude de quem faz da denúncia do erro um fim em si mesma, e não um meio para libertar pessoas, me entristece tanto quanto toda essa confusão e heresia que permeia o mundo chamado evangélico. Afinal, a apologética só faz sentido quando seu fim é fazer com que pessoas se voltem à Verdade!Gostaria de levar esse post para o meu blog. Estou autorizado?

  24. Curti muito o texto, só discordo em alguns pontos, se ele considera o estar dentro da “igreja – denominação” uma “zona Limpa” o “fora um lixão”, é porque certamente ele esta em uma posição confortável e de destaque em sua denominação imerso na realidade de sua religião, e possivelmente talvez Por este conforto ele não perceba sua própria realidade. O que para ele é o céu, talvez em um ponto de vista diferenciado seja o “verdadeiro lixão” expresso no seu estilo de vida. Tenho de ter respeito sobre a visão de quem esta fora e abandonou este meio, pois para estes, o viver fora da religião é a expressão verdadeira de quem esta livre de uma vida dogmática… Tudo é questão de ponto de vista! A não ser que alguém como Marcus já tenha alcançado a verdade absoluta, dai é outra história…

  25. Paulo chorava ao reconhecer que muitos dos que andavam em meio a Igreja eram inimigos da cruz de Cristo (Fl. 3:18). Contudo, muitos de nós fazem piadas sobre eles e transformam seu pecado, que os levará à perdição, em motivo para entretenimento, diversão e espetáculo.Marcos, tô esperando a resposta para saber se posso reproduzir o texto em meu blog. É só deixar um comentário na página Contato em meu blog.Abs. Fique na paz!

  26. Parabéns pela sobriedade e discernimento! Que Deus te abençoe cada dia mais, e dê essa mesma clareza aos urubus agourentos de plantão, que só fazem denegrir a imagem da Noiva de Cristo.

  27. Ótimo texto, Marcos! Eu mesmo me sinto tentado a vociferar contra as aberrações góspeis por aí sem buscar um maior discernimento e lembrar de tirar a trave do meu olho antes de querer tirar o cisco do olho do outro. Sei que devemos denunciar os erros com base na Palavra, mas não temos que usar isso como mote para o nosso dia a dia, que deve ser sempre o de anunciar o Reino.Mais uma vez, parabéns pelo seu blog e que Deus continue te dando sabedoria!Abraço mano!

  28. Olá querido irmão Marcos.Se formos levar em conta esse raciocínio, poderíamos concluir que se o Senhor Jesus estivesse nos dias de hoje, andando entre nós, na forma humana chamasse a nata sacerdotal vigente que engana o povo e adultera o Evangelho, de FILHOS DO DIABO, sem nenhuma lágrima nos olhos, como fez em Jo 8:44, seria considerado um FRUSTRADO RELIGIOSO, afinal ele não tinha nem onde reclinar a cabeça, andava com um grupo de homens desocupados, e com que autoridade Ele poderia fazer tal julgamento e blasfêmia contra os ungidos do Senhor? Pois sempre que tinha a oportunidade, denunciava a classe sacerdotal da época que eram os genuínos filhos de Abraão.FRUSTRADO RELIGIOSO, no meu ponto-de-vista, é aquele que é VÍTIMA do LOBO que usou o nome de JESUS como elemento atrativo, SEDUZINDO e ensinando um evangelho avesso ao que o Senhor Jesus ensinou, cometendo um CRIME INCOMENSAURÁVEL, (maior que o de Hitler), pois este lobo vacina as suas vítimas contra o Evangelho e elas ficam na verdade frustradas com Jesus, achando que Ele é assim como eles.Eu me lembro do Senhor Jesus se compadecendo da PROSTITUTA, DO LADRÃO, DO POBRE, DOS DOENTES, dos marginais… Ele chorou na morte do seu amigo Lázaro, mas não me lembro do seu choro, no mesmo episódio, sabendo que Caifaz tinha decidido, no íntimo, matá-lo.Não consigo enxergar lágrimas nos olhos do apóstolo Paulo quando diz que seja considerado MALDITO aquele que ensinar UM OUTRO EVANGELHO, diferente do que está posto.Eu me compadeço do POVO iludido com tanto legalismo, um povo que vive sob fobia, dogmas humanos e culpa o tempo todo, sem compreender a Graça, só para ficar na mão dos CORRETORES DE DEUS na Terra.Se ser FRUSTRADO RELIGIOSO é ter sido vítima e se compadecer de quem ainda está nessa situação, então eu confesso que o sou.É lógico que depois da REFORMA DE MACEDO, é lamentável ver Miguel Ângelo, Malafaia, Marco Feliciano, etc, seduzidos por essa ciranda de cifrões, é mais triste ainda ver o espaço televisivo que eles dispõem perdido, que poderia ser usando para divulgação do GENUÍNO EVANGELHO, que acredito que no início de seus ministérios eles pregavam.Meu ponto-de-vista para o URUBÚ, é outro:Ele é marginalizado entre os animais (ninguém tem um urubu de estimação em casa);Ele faz uma limpeza que nós não temos coragem e nem estômago de fazer;Ele denuncia onde está a sujeira;É um animal que ninguém em sã consciência tem coragem de matar pelo benefício que ele traz a sociadade.Que Vivam os Urubús! (não sou flamenguista).Essa FERIDA GOSPEL tem que ser aberta para ser curada e não abafada com bastante gaze pra continuar crescendo, infeccionada, e ninguém perceber a vergonha descarada que existe no nosso meio. Quem comete ABSURDOS NA IGREJA em público, tem que ser denunciado e corrigido em PÚBLICO, para demonstrar ISENÇÃO da verdadeira Igreja e do Evangelho de Cristo.Desculpe a veemência do meu texto, um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>