Questiono-me sobre qual foi o pecado de Lúcifer? O porquê em certo ponto da eternidade ele teve essa idéia de ser igual a Deus. Assim, do nada, ele, um anjo de luz, em um dos mais altos cargos celestiais, ele que já estava no status mais alto alcançado por uma criatura, tem a idéia de ser mais do que é? A bíblia não conta a história de Lúcifer, e graças a Deus que não, pois, mesmo não contando, tem gente que gasta mais tempo falando dele do que de Cristo. Tudo que falamos de sua queda é especulação da revelação. Mas esta pergunta especulativa, de qual foi o verdadeiro pecado de lúcifer me intriga até hoje e gostaria de escrever algumas idéias sobre o assunto.

É um pouco difícil entender a origem das quedas. Sempre “pisamos em ovos”, esbarrando em valores filosóficos. Mas, parece que qualquer ação primária de uma criatura contra Deus é fruto de um estímulo externo, como, por exemplo, em Adão e Eva, quando houve a necessidade de algo externo, a serpente (satanás), para estimular algo no ser humano e tentá-lo a ser (ou fazer) algo que para o qual não foi criado. O primeiro pecado da humanidade só veio depois de um estimulo externo, e não interno como é hoje, pois a criatura de Deus sempre é perfeita (pura), porque Deus é perfeito.

A grande questão no caso de Lúcifer é saber qual foi o estímulo externo que ele teve para cometer o primeiro pecado. Supostamente não surgiu de dentro dele, pois todas as criaturas de Deus, em sua origem são perfeitas como Deus é. Em Ezequiel 28.15 está escrito que Lúcifer era perfeito desde o dia em que foi criado até o dia da sua iniqüidade.

A bíblia nos fala que Lúcifer quis ser igual a Deus. O que quer dizer com ser igual a Deus? De onde veio esta idéia na cabeça de Lúcifer, de achar que podia ser igual a Deus, sendo que não havia nenhum anjo ou algo criado que estivesse acima dele? Ele realmente achou que poderia ser Deus? Não penso que ele era tão ingênuo. Então, qual fator externo foi a faísca para estimular o pecado de Lúcifer? Eu diria: A criação do ser humano.

Quando Deus criou, ou então, anunciou na eternidade os seus planos de uma criatura com a imagem e semelhança Dele, Ele anunciou o fato de que uma criatura seria maior do que os anjos. Isso caiu como uma bomba para os ouvidos de um anjo tão belo e tão poderoso como Lúcifer. Até hoje discutimos o que realmente é a Imago dei, isso que chamamos de imagem e semelhança de Deus, mas o que não se discute é que só o ser humano a tem, e que nenhuma outra criatura, inclusive os anjos, teve este privilégio.

Quando Deus anuncia (ou cria) o ápice de toda Sua criação, o ser humano, ainda o criou com livre arbítrio (pelo menos Adão e Eva), igual aos anjos, mas com um grande detalhe: Jesus ofereceu a sua própria vida na eternidade para garantir a preservação do ser humano “caso” a raça humana escolhesse desobedecer a Deus. É isso que o apóstolo Pedro (IPe. 1:20) nos fala em sua carta. Isso foi demais para Lúcifer! Não pode ser! Alem de ter uma criatura acima dele, o próprio Deus garante sua preservação eterna.

Foi quando Lúcifer, “levado seu coração por sua formosura”, e um terço dos anjos celestiais exigiram perante o trono de Deus: nós queremos ser iguais a Deus, queremos ser a imagem e semelhança de Deus também.

E aí nos leva a grande questão: qual o pecado de Lúcifer? Isso explicaria o ódio que Satanás tem de nós seres humanos, e o texto de Apocalipse 12:10, que fala que ele é o acusador dos homens, que acusa de dia e de noite diante do trono de Deus. Acusa o que para Deus? Acusa de ter sido injusto com eles, os anjos caídos, pois, a final de contas, os seres humanos eram iguais a eles na transgressão!

Quando pensei em tudo isso, veio a sacada que achei estar correta: O pecado de Lúcifer foi querer ser igual ao homem!

Mas, depois, pensando bem, descobri que esta “especulação teológica” estava incompleta. Pois o mesmo texto de Apocalipse fala, um verso antes, “que agora veio salvação, o poder, e a autoridade de seu Cristo”. Como pode esta salvação? Pela autoridade do verdadeiro Adão, pois quem o expulsa do céu, segundo este texto, é o próprio Cristo por causa do sangue do cordeiro!

Então pude aterrizar em minha especulação teológica de descobrir o verdadeiro pecado de Lúcifer. Não foi apenas ser igual ao homem, a imagem e semelhança de Deus, o pecado de Lúcifer foi querer ser igual a Jesus Cristo encarnado, o verdadeiro projeto de Deus, o ser humano na sua essência. Isso talvez explique que, ao se frustrar em querer determinar ser à imagem e semelhança de Deus, Lúcifer se tornou o antiprojeto criacional de Deus, o anti-homem em sua plenitude, mais conhecido como o Anti-Cristo!

    • E se Deus tivesse dado a Lúcifer a sua imagem e semelhança? não seria o próprio homem que teria sido expulso da presença de Deus? há muita semelhança entre a história do Homem e do belo anjo.

    • Jamais tua coisa poderia acontecer pois o Criador se esvaziou de um pequeno espasmos é criou os sete céus e nesse céus ele criou milhões de anjos Yeshua que é ser que emana muita luz está dentro de desse pequeno espasso ele é todos então eu pergunto como que um cisco pode quere ser Deus isso é uma das maiores mentiras a Escrituras nós diz que o Criador ele é incomparável ilimitado incorporou e nada pode ser comparado a sua Santidade cristianismo diferente do que se vê não passa de uma invenção Romana e diabólica esse Jesus cristão nunca foi o messias prometido para a casa de Israel

      • Meu querido só quem tem o espírito santo, pode compreender a soberania e divindade de Cristo pois toda escritura leva ele saiba Cristo é sempre foi e sempre será Deus. Foi isto que satanás nunca compreendeu

      • Ah meu querido….vc está equivocado! A palavra do Senhor inteira aponta diretamente para Jesus! Desde Gênesis(ou Bereshit na Torá) capítulo 3 vrs.15, passando por vários outros como em Salmos capítulo 22, Isaías 53…e tantos outros que eu poderia passar a noite lhe escrevendo! Conheço bem as escrituras, desde de meus sete anos quando meu pai me ensinou as Escrituras Sagradas! Creio que você ainda não conhece bem a história de Cristo. …Mas sugiro que leia as Escrituras…e veja se não se cumpriram Nele todas elas, pois eu ainda não vi outro “homem” que com apenas trinta e três anos, e apenas três anos de seu ministério, tenha conseguido o feito de ter dividido a história da humanidade em antes e depois! É incrível como o mundo inteiro vê, mas vocês ainda não! Nisso se cumpre o que o Senhor falou à respeito do povo judeu no profeta Isaías cap.6 vers.9…e que Jesus diz em Mateus cap.13 vrs. 13….Vocês viram porém não creram, ouviram mas endureceram o coração!….Espero sinceramente, que um dia o nosso Senhor e Deus lhes abra o entendimento!
        Shalom! Que a paz que excede todo o entendimento esteja com todos!

  1. valeu pelo exercício cara. Quando a gente admite que nosso conhecimento da história de satanás não é tão redondinho assim, sobra espaço para isso. há alguns anos ouvi duas frases que sempre vêm à mente quando penso nesse tema. Que Deus não criou o mal, mas assume a responsabilidade pelo seu ‘surgimento’; e que o mal nada mais é que o esvaziamento do bem. Portanto não haveria originalmente algo com existência objetiva que pudessemos chamar de ‘mal’. Hoje temos o diabo com uma ‘personificação do mal’, e a questão do estímulo externo ganha força. mesmo assim sabemos que a maldade vem mesmo é do coração corrupto. continuo achando que faz sentido pensar no mal como ausência de bem.

  2. Fala Marcos!Excelente texto meu caro. Li um livro certa vez que foi muito interessante sobre este aspecto. Se chama Antes do Éden. Obviamente é uma ficção, mas o cara soube passar toda a idéia da emoção que seria assistir a aquilo que aconteceu antes.Achei legal porque o livro e você coicidem na idéia.Bom, é isso.Ah, eu já adicionei seu blog lá no meu. Se quiser, me adiciona aí.estradainfinita.blogspot.com

  3. Excelente texto…é bom ouvirmos esse assunto de forma um pouco mais objetiva, até pq as igrejas contemporâneas tem valorizado demais a presença e influência de Satanás em nossas vidas.AS pessoas tem agido como se o feioso fosse onipotente, onisciente e onipresente(como se ele tivesse caido sozinho), atribuindo as consequências de suas próprias decisões ao Diabo, e assim dando uma valorizada absurda no inimigo e por muitas vezes esquecendo do nosso melhor amigo, o que veio ao mundo para que todo aquele que Nele cre não pereça mas tenha a vida eterna.

    • Deus sabe de todas as coisa ele sabia oque era bem e mal e os anjos dele tmb sabia deus disse que ia cria o homen semelhante a ele e sem pecado que nao ia conhecer a maldade lucifer com inveja e quando deus criou o homen ele resouvel colocar a fruta do pecado nao teria necessidade mas com o lucifer ficou com inveja ele colocou e disse para o homen nao comer pra ver se o homen era seu amigo pois sabia q lucifer ia atentar eles quando adao e eva desobedeceu Deus espusou do paraiso e deu o castigo porque se Deus nao desse o castigo adao e eva ia achar que pode mais que Deus e nao ia obedecer e lucifer enganou eva pois assim ele teria chance de passar a gnt pro lado dele dando o caminho mais facil que so parece que bom mais e o caminho da perdiçao

  4. Olá, tudo bem? navegando na net ví seu blog e resolvi dar uma olhada.Gostaria só de salientar sobre o texto é citando II Cor. 11:14-15 a Bíblia não diz que Satanás pode aparecer COMO se fosse um Anjo de luz, assim como seus ministros, então não é muito correto dizer que o nosso adversário, significado da palavra Satanás é o mesmo que Lúcifer, pois como pode ser que aquele que vive em trevas ser anjo de luz?Um Abraço !João Luís.Um Abraço!

  5. Ótimo comentário, e muito esclarecedor, mas tenho uma discordância. Quando vc disse que só o ser humano tem a imagem e semalhança de Deus, nenhuma criatura mais, só que a Biblia diz em Gênesis, quando Deus foi criar o homem ele disse ( fassamos o homem como nossa imagem e semelhança) no plural.

  6. “O primeiro pecado da humanidade só veio depois de um estimulo externo”isto não é bíblico e não é verdadenão houve estímulo algum externoo motivo da bíblia ter usado a serpente na história é outropaz

  7. Transcrevo uma boa resposta encontrada em um site paralelo:"Os anjos são seres naturalmente superiores aos homens, porque são mais semelhantes a Deus do que os homens. Os anjos são puros espíritos, enquanto nós, homens, temos corpo material, que Deus não tem.Tanto os anjos como os homens foram criados à imagem de Deus.Que significa isso?Deus tem Inteligência e vontade, e criou dois tipos de seres com inteligência e vontade: os anjos e os homens. Tanto os anjos como os homens tem — como Deus — inteligência e vontade. Nos anjos e nos homens a inteligência e a vontade, ambas, são finitas. São elas que nos fazem imagem de Deus.A semelhança com Deus, diz São Boaventura, vem pela graça santificante. Quando pecamos perdemos essa semelhança com Deus, mas não perdemos a imagem de Deus em nós, porque continuamos a ter inteligência e vontade.Lúcifer revoltou-se contra Deus por naturalismo: julgou-se tão perfeito que não precisaria de Deus.Alguns teólogos levantam a hipótese de que Lúcifer se revoltou contra Deus porque recusou adorar o Verbo encarnado, Deus feito homem em Cristo. Outros há que levantam outra hipótese: que a revolta de Lúcifer teria sido por não aceitar servir a Virgem Maria, puro ser humano, inferior aos anjos por natureza, mas superior a eles por virtude e glória. Lúcifer teria sido, assim, o primeiro protestante."Fonte: http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=doutrina&artigo=20040821131033&lang=bra

  8. Bela post e interessante teoria Marcos.Gostaria de aproveitar e perguntar se você possui alguma opinião sobre os Nephilins – que seriam filhos de anjos caídos com mulheres humanas e seriam os gigantes e valentes da antigüidade – da qual falaria o texto de Gêneses cap. 6º.

    • Mas desde quando LÚCIFER existe, ele já existia antes da criação do homem, certo? Então o que tem haver o filho do homem e a virgem maria???? Se a queda dele foi anterior, não foi ele LÚCIFER que tentou a eva no paraiso? Precisamos rever a biblia queimada….

      • Creio q a queda de lucifer foi a soberba.
        Porquanto foi muito antes da criação do homem.
        Aumentando em seu coração o desejo pela autoridade máxima.
        Porquanto já era a criação mais perfeita, inteligente admirada em seu resplendor, com maior autoridade a baixo do Criador.
        Quando ele descia os próprios anjos c maravilhavam com tamanha, superioridade em relação ao restante , .. da criação divina.
        Quando Deus em sua forma humana deixava seu trono p ter com, com Adão no Jardim do Edem.
        Ele deseja em seu coração aquela posição. ( trono)
        Já a grande perseguição para com o seres humano.
        É p conseguir o máximo deles q estejam em sua mesma condições ,
        Na vinda do filho do homem.

      • As pessoas se perdem na questão do tempo, o tempo é uma criatura de Deus, Deus É, desde toda eternidade e só nós, simples criaturas, estamos sujeitos ao tempo, o tempo é diferente no mundo material (dos homens) e no celestial (dos anjos), portanto entre o “anúncio” da criação da humanidade e a criação de fato, houve “tempo” necessário para a revolta e queda de Lúcifer

  9. Por primeiro, admiro sua forma de escrever porque diversas vezes deixa bem claro que é uma teoria sua e não uma verdade absoluta que tenta propor!Em segundo lugar, assisti dias atras um documentários no canal pago da discovery "the history chanel" em que falava dos sete pecados capitais, mas precisamente do orgulho.Grande parte do assunto se concentrou sobre Lúficer, porque o orgulho teria sido o pecado que o fez cair!Mais interessante, ainda, é que o documentário mostrava as visões do assunto das religiões judaica, cristã e mulçumana. As duas primeiras muito se assemelham e tem por base a bíblica, como você postou no início do seu artigo. E, segundo o Islã, Lúcifer teria caído justamente por "descondar" da criação do homem. Não tive a curiosidade de pesquisar a fundo os detalhes do Alcorão sobre o assunto, mas achei que se assemelhou muito a seu artigo.Abraços – Clérison Pres. Prudente

  10. vc Já penssou no fato original da inveja e no fato da criação ser fruto de varias contradições essa semana eu e meu colega chegamos a conclusões que não queriamos chegar atravez de fatos observados quetionados e conparados ai e que entra o grande enigma "criação e Lucife".

  11. acho que Lucifé,é superior a os que são a imagem e semelhança de Deus, pois aqueles que forão feitos a imagem e semelhança de Deus , estão destruindo tudo o que Deus criou,e não coloquem a culpa em Lucifé pois ele ñ foi feito a imagem e semelhança de Deus,e se eu foce ele o Lucifé, estaria agradecendo por isso, porque o homem estrupa, mata, rouba,cria as armais mais potentes do mundo,estudão o mais que podem, mais continuã as leis do univerço,chegão a o topo do mundo com a sua iguinorancia,alcâçaõ os maiores gargos, querem ficar cada veis mais ricos tudo isso para colacar a os pés de uma mulher, que é o ser mais iluminado do mundo, pois somos quem da a vada, geramos uma vida dentro de outra vida, somos nos as mulheres quem levamos a alegria,e paz nos não crimos as armas nem queremos espludir a lua, nos as mulheres só queremos o amor e a paz, não culpe Lucifé pelo o que acriação e imagem e semelhança dele fis, porque se eles fazem o mal é porque são com o seu criador, é criador e criatura eu uma mulher:.

    • Mais se o homem mata rouba estupra é por causa de quem mesmo se lucifer que crio a rebelião la no céu e a bíblia diz que o diabo veio pra mata roubar e destruir que ele anda ao vosso derredor bramando rugindo como leão procurando a quem tragar e a serpente que deu a fruta a adão e Eva hum ?

  12. Gostei do seu texto e dos comentarios aqui, que me ajudaram a terminar o meu conto que se chama "simplesmente um anjo".Fala sobre: Lucifer, um anjo e sobre confiar em Deus e depender puramente dele.

    • Lucifer, assim como 1/3 dos outros anjos “nao gostaram” de Deus criar uma criatura semelhante a ele, e foi ” reclamar” com Deus, pois queria um cargo maior, ainda por cima o ser humano tinha uma “vantagem” pois Cristo lhes deu a Vida eterna a aqueles que obedeciam sua Bondade, ou seja, mais um “Motivo” pra Ficarem contra a escolha de Deus ao “Criar” seres iguais a ele, dai vem o “ant-cristo”. Espero ter lhe ajudado, nao entendo muito bem mas estou seguindo esse caminho e pesquisando pra saber mais Sobre nosso querido Deus.

    • Laurenil ,minha opinião e o que penso, é que Deus não sabia como a humanidade ia reagir depois da criação,se iam apenas adorar a ele ou n, então decidiu testar a fé de cada ser humano criando o tentador(Satanás)que antes era Lúcifer mas Deus já sabia noq ele ia se tornar,ele já havia sido criado com a função de ser a resposta dos seres humanos para Deus,uma coisa é certa Deus permitiu q tdo acontecesse pq o poder está com ele então tudo acredito que já tinha sido planejado para obter certas finalidades,e para q cada ser humano provasse realmente ser fiel a Deus para ser digno de ir morar nas moradas celestiais junto com o pai(Deus)

  13. estou pesquisando sobre isso,tenho uma curiosidade! se lúcifer não concordou com os planos de DEUS,ele teve ciume e foi insubmisso(foi contra o plano de DEUS). como q isso entrou no coração dele sendo q ciume e insubmissão é pecado e o pecado não existia lá?
    como que algo entra no coração de alguém sendo que esse algo não existi?

  14. O que não entendo é que se anjos são seres espirituais, porque alguma pessoas acreditam que os mesmos sentiram excitação pelo sexo feminino da raça humana, se eles nem mesmo tinham sexo algum? Como podem ter achado lindas as humanas, se é descrito que os anjos tme a máxima belza e perfeição? Aindo acredito que quando se diz que “os filhos de Deus se interessaram pelas filhas dos homens”, tinha a ver com os descendentes de Sete e os descendentes de Caim.

  15. a biblia diz que, deus é uni-cienti uni-presente e uni-potente; uni-ciente quer dizer que ele sabia de tudo entes mesmo de acontecer,ou seja ele estava ciente que satanas iria pecar contra ele e em seguida iria tentar contra a humanidade,então porque ele sabendo de tudo ainda sim criou satanas? axo que desde o inicio sua verdadeira intenção era nos condenar. me desculpe se por algum momento xatieei alguem sinceramente não foi minha intenção, um abraço a todos e até mais.

  16. Acredito que Deus é sim uni-ciente e que ele sabia que satanás iria pecar contra ele e depois tentar contra a humanidade mas acontece que os seres humanos tem a capacidade de escolher o seu caminho mesmo sendo atentado para fazer coisas ruins, também não acredito que Deus o pai que deu seu filho por nós teria coragem de nos condenar essa só é minha opinião sobre o comentário de Fabio.

  17. bem meus caros amigos e irmaos resumindo tudo Deus e´DEus nao adinta querer descobrir seus segredos ele tem que ser adorado só existe um só Deus ele foi ele quem criou tudo , e todos abliblia é o nosso manual de nossas vidas muitas polemicas e debates enquanto as almas estao sendo destruidas por satanas nós estamos debatedo sore o altissimo ele fez o bem eo mau justamente o mau sempre é vencido a biblia nao é um livro qualquer tem que horar pedir sabedoria do alto q é DEus tem proficias e revelaçoes que nao entende como se lê abrços fiquem na paz

  18. bom , quando lii a biblia descobri um trecho “estranho” quando caim (filho de adão) sai da terra de deus e vai morar no mundo só … do nada se encontra com uma mulher , sendo q DEUS havia criado apenas adão e eva … então , penso eu , q lucifer tentou se comparar a deus criando outra forma de vida tentando fazer um homem ou mulher ainda mais bonitos q adão e eva … dai então pereceu …

  19. GRAÇA E PAZ A TODOS. TUDO ME LEVA CRER QUE A REBELIÃO DE lúcifer o qual convenceu um terço dos anjos a fazerem parte da rebelião e se tornar seu líder. lúcifer t eve um argumento convencedor, porém para muitos e não TODOS pois o RESTANTE DOS ANJOS NÃO CAIU NA DELES, OU SEJA COMO SERES MORAIS OPTARAM PELO LADO CERTO. O DE DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO. ENTÃO VAMOS LÁ. PRIMEIRO PONTO DISCORDANDO DE UM DOS LEITORES, A BÍBLIA É CLARA ESTA ESCRITO . FAÇAMOS O HOMEM CONFORME NOSSA IMAGEM ,CONFORME NOSSA SEMELHANÇA, E DOMINE SOBRE TODA CRIAÇÃO, A PALAVRA DIZ QUE O PROPIO DEUS EM PESSOA VINHA A TER COM OS SERES HUMANOS MELHOR DIZENDO SE RELACIONAVA COM ADÃO E EVA, OS ANJOS APEZAR DE SUA GRANDEZA EM ESPECIAL A lúcifer A BÍBLIA NÃO AFIRMA QUE ELES FORAM CRIADOS A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, QUANDO DEUS CRIOU ADÃO E EVA, DISSE FAÇAMOS, QUE QUER DIZER JESUS ESTA NESSE PROJETO, NO PRINCIPIO ERA O VERBO E O VERBO ESTAVA COM DEUS. OS ANJOS TEM ATÉ O PRESENTE SUAS TAREFAS EM DIVERSAS ESFERAS E ATRAVÉS DOS PORTAIS VIAJAM PELO UNIVERSO EXERCENDO SUAS FUNÇÕES CONFORME AS REGRAS DAS VIRTUDES CELESTIAIS PREDOMINADAS POR DEUS NOSSO CRIADOR. SENDO QUE NÓS SOMOS SERES ASSEXUADOS, DISSE DEUS MULTIPLICAI-VOS SEDES FECUNDOS, OU SEJA FORMEM SUAS FAMILIAS AMEM-SE MULTUAMENTE DESENVOLVA-SE CRIEM UMA SOCIEDADE FRATERNAL BASEADO NA MINHA PLENITUDE DE JUSTIÇA ASSUMINDO NOSSA IMAGEM TENHAM NOSSO CARATER, SEJAM AMOROSOS , AMÁVEIS CONFORME NOSSA SEMELHANÇA( DEUS PAI E FILHO),CONCEDEMOS A VOCÊS OS CINCO SENTIDOS, CRIEM SUA OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO , EM FAZEREM ARTE , MUSICA, OCULINÁRIA, FAÇAM INVENÇÕES INOVAÇÕES TUDO QUE LHES PROVIER ISTO FAÇAM DA UNICA PROIBIÇÃO É QUE DE TUDO PODEM MENOS TOCAR E MUITO MENOS COMER DA ARVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, POIS ESSA RESTRIÇÃO É SUPRIDA POR MIM JUNTO A VOCÊS.TUDO ERA DE CONHECIMENTOS DE TODOS OS SERES INCLUSIVE lúcifer,QUE ODIOU TUDO DESDE O INICIO, ENTÃO A REBELIÃO TEVE SEU DESFECHO E ELE REVELO-OU SUA ATUAL NATUREZA ODIOSA PARA COM DEUS EM RELAÇÃO A OBRA PRIMA DO NOSSO CRIADOR OS SERES HUMANOS. O PROBLEMA MAIOR É QUE ELE RELATOU AOS DEMAIS SERES DO UNIVERSO CRIADOS POR DEUS QUE DEUS ERA ARBITRÁRIO PRIMEIRO COM SUA MENTE DIABÓLICA PREPAROU SEU BOTE SUBESTIMANDO O CRIADOR, ALEGANDO QUE O LIVRE ARBÍTRIO ERA UMA FARSA, QUANDO SE FAZ A VONTADE PROPIÁ O LIVRE ARBÍTRIO FOGE A REGRA, POIS ELE LIMITA A TODOS A NÃO EXERCEREM SUAS VONTADES, OU SEJA SÓ A DEUS, FORA A DELE VEM A CONDENAÇÃO . ENTÃO PERANTE TODOS OS SERES DA CRIAÇÃO ELE DEU SEU BOTE DE SERPENTE INGANDO SOBRE NÓS A QUAL NOS CHAMA EXCREMENTO DA TERRA, POIS FOMOS FORMADOS DO ´PÓ DA TERRA CONTUDO COM A DIVINDADE DA IMAGEM E SEMELHANÇA DO NOSSO DEUS, E DISSE BASEADO NA CARTA SEM MANGAS QUE ACHA QUE PODIA USAR CONTRA DEUS E DESCARTOU-A NA MESA . FIZESTES ESSE ESTES E NÃO A NÓS A TUA IMAGEM E SEMELHANÇA COM INÚMEROS PRIVILÉGIOS SENDO O PRINCIPAL DE COMPARTILHARES TEU PRECIOSO TEMPO COM ELES, POIS BEM TU FIZESTES TUAS OBSERVAÇÕES EM RELAÇÃO AOS HUMANOS, EU AS MINHA PERANTE TODOS , ANTES QUE SE FAÇO JUÍZO SOBRE MIM E OS MEUS, DEIXE EU PROVAR QUE OS SERES HUMANOS A OBRA PRIMA CRIADA POR TI TE TAIRA A TROCO DE UM ARGUMENTO SUPERFICIAL, OU SEJA FALAREI A LINGUAGEM DELES BASEADA NA TUA LEI CONFORME TEU ARBÍTRIO ESTABELECIDO PERANTE TODOS , ENTÃO VAMOS VER O DESFECHE , SABENDO NÓS QUE ÉS ONIPRESENTE NÃO PODERÁS INTERFERIR NA TUA JUSTIÇA, POIS SABEMOS QUE O AMOR TRIUNFA POREM EM ANEXO COM TUA JUSTIÇA. DEUS ENTÃO PERMITIU SUA VINDA AO ÉDEN, E O QUE É PIOR satanás PROVOU NÃO SÓ A DEUS MAS A TODOS OS SERES CRIADOS POR DEUS QUE PATIFES NÓS SOMOS, TANTO EVA COMO ADÃO PECARAM COCIENTE FICOU PROVADO NA PALAVRA A PROPIÁ BÍBLIA , EVA TEM UM ARGUMENTO ESCORREGADIO DIZENDO QUE FOI ENGANADO , MAIS TINHA CONCERNÊNCIA QUE FORA AVISADA COM ANTECEDÊNCIA , QUE ERA PROIBIDO SE CHEGAR AQUELA ARVORE, O SAFADO DO ADÃO FEZ PIOR , CULPOU DEUS , DIZENDO QUE FORA A MULHER QUE O INDUZIU, CANALHA ,CAFAGESTE, ELE QUIS DIZER EM OUTRAS PALAVRAS QUE SE DEUS NÃO TIVESSE LHES DADO EVA COMO MULHER NADA TERIA ACONTECIDO , E MAIS DEUS VEIO ATÉ ELE PARA RESGATA-LO SOBRE ARREPENDIMENTO , QUANDO DEUS PERGUNTOU ADÃO ONDE ESTAS, POR ACASO DEUS NÃO SABIA ONDE O CRETINO SE ESCONDIA. NA SUA PROPIÁ COVARDIA O CANALHA SAIU COM ESSA. AGORA PIOR AINDA SABEMOS QUE PELO ARREPENDIMENTO VEM A RESTAURAÇÃO, MAS ADÃO PROVOU QUE ACIMA TUDO É QUE ELE QUERIA ERA MESMO FICA LONGE DAS REGRAS ESTABELECIDAS POR DEUS, OU MELHOR FICAR SEM DEUS, A PROVA DISSO É QUE PASSOU O SEU REINO DADO POR DEUS a satanás DESDE então ele e seus compassas estão refugiados aqui na terra fazendo como os seres humanos gostam DESOBEDECER. E POR CIMA DE TUDO AINDA A NÓS HOJE EM DIA QUE É MUITO PIOR , SABEMES DE TUDO, TEMOS JESUS COMO RESGATADOR, E FAZEMOS DE DEUS UM SHOPPING CENTER E DE JESUS CRISTO UM GARÇOM, MUITOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS NÃO ME GABANDO, NÃO QUEREM TIRAM SUAS MASCARAS SÃO UM MONTE DE MENDIGOS QUE SÓ FAZEM PEDIR, PEDIR SE NADA OFERECER PELO TEMPO DA GRAÇA QUE NOS FOI CONCEDIDA, MUITOS PARA NÃO ATENTAR EM FAZER A OBRA USAM A PASSAGEM EM ENFESIOS , ONDE CONSTAM QUE NÃO SOMOS SALVOS POR OBRA, NEM POR MERECIMENTO, MAS PELA GRAÇA. POREM, NÃO LEEM O RESTANTE QUE DIZ, QUE SOMOS CHAMOS PARA FAZER AS BOAS OBRAS. A ESTES VAI O MEU RECADO, SE VOCÊS ACHAM QUE AS OBRAS NÃO TEEN VALOR ALGUM PARA SALVAÇÃO, FIQUEM SABENDO QUE SEREMOS CONDENADOS OU ABSOLVIDOS CONFORME AS NOSSAS OBRAS. ESTA ESCRITO, EIS QUE VENHO SEM DEMORA COMIGO ESTA O GALARDÃO PARA DAR A CADA UM CONFORME AS VOSSAS OBRAS . ORA DEUS SABIA ONDE ADÃO ESTAVA, O SENHOR NOSSO DEUS QUERIA SABER PESSOALMENTE O QUE ELE IRIA DIZER , E FOI COM ESSA FALTA DE CARÁTER QUE SE ASSOCIOU AO POPIO satanás DEUS JÁ SABIA DE TUDO NÃO SEI COMO EXPLICAR ESSE AMOR INFINITAMENTE TÃO GRANDE. A GRANDE TRUNFO É DEUS E JESUS CRISTO NOS AMA INCONDICIONALMENTE, CABE AGRA A NÓS DECIDIMOS, EM QUE LADO ESTAMOS, O DE ADÃO COM SEU SÓCIO satanás, OU COM O NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO. EM SUMA SOMOS A CAUSA REAL DA REBELIÃO DE lúcifer junto aos seus anjos caídos . A CARTADA dele PARA NÃO SER CONDENADO IMEDIATAMENTE JUNTO AOS seus compassa, FOI USAR O LIBRE ARBÍTRIO PARA VER SE ARBITRARIA CONTRA DEUS . EXISTE AGORA A DIMINUIÇÃO DOS filhos do diabo SE TORNANDO FILHOS DE DEUS, E MULTIPLICAÇÃO FILHOS DE DEUS SE TORNANDO filhos do diabo . ATENÇÃO MUITA ATENÇÃO ASSIM JA SE DIZ: PARA O CÉU VAI QUEM QUE E PARA O INFERNO OS QUE NÃO QUEREM.

  20. BOA TARDE A TODOS, GRAÇA E PAZ EM NOME DE DEUS PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO. CREIO QUE O ESPIRITO SANTO TENHA SE REVELADO AO MEU AMADO IRMÃO. HUMANOS POIS EU MESMO ORANDO A DEUS, TIVE TAMBÉM ESTA QUESTÃO ESCLARECIDA , POIS VAMOS ENDOSSAR O QUE NOS FOI REVELADO. A QUESTÃO É. TODOS OS SERES CRIADOS POR DEUS TEEM LIVRE ARBITRIO, A DIFERENÇA É QUE TUDO COMEÇOU EM GENESES, OU SEJA DEUS CRIOU UM PLANETA ESPECIFICO SÓ PARA NÓS SERES HUMANOS,OU SEJA DEUS NA SUA TRINDADE, CRIOU-NOS COM ANTE PROJETO, DESPERTANTO ALVOROSO E CONSEQUENTIMENTE REVOLTA DA PARTE DE LÚCIFER. QUANDO TUDO FOI ENTERGUE A ADÃO E EVA, SEM LIMITES DENTRO DO PADRÃO ETERNO DE DEUS. O ODIO DELE FOI TÃO INTENSO QUE INVEJOU OS SERES HUMANO CRIADOS APARTIR DO PÓ DA TERRA , POREM COM IMAGEM E SEMELHANÇA DO CRIADOR TENDO DOMINIO SOBRE TUDO, ANEXO A IMORTALIDADE, CUJA A PROPIA CIENCIA ATUAL, PROVA QUE OS SERES HUMANOS SÃO REGENERATIVOS COMO TODO ATRAVES DO SEU DNA OU SEJA, CELULAS QUE SE REGENERAM CONTINUAMENTE. O PRIMEIRO CLONE HUMANO FEITO POR DEUS FOI EVA, CONTUDO COM A FINALIDADE DE COMPLETAR SUA OBRA PRIMA, QUE SE REFERE SEXUALIDADE, COM TERNURA, SEM SENSUALIDADE, GERANDO FAMILIA, A PROVA É TANTO QUE O REBELDE NÃO ATACA OUTROS SERES CRIADO POR DEUS, A QUESTÃO PESSOAL DELE É ESCLUSIVAMENTE CONOSCO, SERES HUMANOS, IMAGEM SEMELHANÇA DE DEUS, E MAIS. DEUS VINHA PESSOALMENTE DEIXANDO SEU TRONO. E VINHA COMPARTILHAR DE SUA COMPANHIA COM ADÃO E EVA. ENQUANTO ELE UM DOS MAIORAIS TINHA INCUBENCIAS DE GUARDA E REGENTE, ENQUANTO NÓS SOMOS LIVRES PARA ADORAR AO NOSSO DEUS , POR AMOR GRATUITO EXERCIDO TANTO POE DEUS COMO PELA FILHO E O ESPIRITO SANTO QUE OS TESTIFICA ESSE AMOR AGAPE SEM PRECEDENTES. A QUETÃO AGORA PARA ESSA GERAÇÃO DE CRETINIANOS, E A NÓS DECIDIRMOS DE QUE LADO ESTAREMOS. PARA O CÉU VAI QUEM QUER E PARA O INFERNO OS QUE NÃO QUEREM.

  21. Sei que alguns nem mais voltaram a ler esse artigo,
    assim como sei que os mais famintos por conhecimento
    acabaram aqui como, sem ter é claro uma visão mais
    acordada desse assunto, pois bem vamos lá;

    Satanas… Por anos, muitos fizeram confusão, acreditando que ele, é na verdade um Querubim chamado Lúcifer, de extremo brilho e sabedoria, que depois de cair em orgulho, seduziu o homem a pecar e em seguida pelejou contra os céus afim de tomar o trono de Deus. A verdade, é que Lúcifer é apenas um título de nobreza, usado como referência ao rei de Tiro, Um rei que nasceu já em berço grandioso, foi o mais belo, e sábio de sua época, mas que depois de querer mais do que tinha, e se alegar o próprio Deus, fora castigado.

    Alías, esse Título; Lúcifer (Estrela da manhã) é um maravilhoso e honroso título dado a aqueles com intenso brilho e grandeza, e sabedoria, e não o nome de uma entidade, seja ela sagrada ou não. Inclusive o verdadeiro SATANAS jamais poderia ser chamado de Luz da manhã, pois ele é escuridão, o próprio mal encarnado, diferente de tudo aquilo que Deus considera bom.

    Não houve peleja no céu, Não houve expulsão alguma a não ser a de Adão e Eva, que foram ludibriados pela antiga serpente, Ah sim, a serpente… Ai você deve se perguntar; 1 – Se “Lúcifer” não foi o anjo perfeito, que se corrompeu e na forma de uma serpente tentou o Homen
    a pecar, 2 – SE Lucifer não quis subir ao trono dos céus, lutando contra seus irmãos sendo expulso no processo, 3 – SE Lúcifer sequer é algo, ou alguém e 4 – SE Lúcifer
    NÃO é Satanas, então, Quem é Satanas? Qual a verdadeira origem de Satanás? e quando isso aconteceu?
    Já que na bíblia temos diversos trechos mencionando sua existência.

    As escrituras do mundo não fazem referência a tal assunto; a referência mais antiga sobre Satanás é a que diz ter sido ele a “antiga serpente do Éden” (Ap 20:2), e só… Nada sobre a sua origem, Mas esteja certo de uma coisa… Satanas foi criado por Deus, na mesma semana que o homem assim o foi, ou seja, a origem de Satanás
    é mais antiga que a do homem em, no máximo, 5 dias, pois Deus criou o universo, e tudo o que nele há, em 6 dias e no 7º dia descansou e nada fez. Todas as pessoas
    que acreditam na versão anjo corrompido, estão sendo, na verdade, incoerentes com as escrituras deixadas e com as próprias palavras de Jesus e do apóstolo João sobre quem realmente foi e é Satanás: “(…) Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade…”
    (Jo 8:44 ) “(…) O Diabo vive pecando desde o princípio…” (1Jo 3:8 ) Logo, temos a certeza de que Satanás nunca foi bom, perfeito e amigo de Deus, como alguns dizem por aí. Acredito que o motivo da disseminação de toda essa estória, de universo paralelo e anjo decaído, é o de mascarar a verdade de que o próprio Deus é o criador do Mal. (Inclusive o fato de ele ter criado o Mal, não o torna mal, afinal, com experiências ruins os seres humanos são capazes de aprender…) As pessoas mentem ao tentar caracterizar Deus apenas como o criador do bem e que o mal jamais procedeu e jamais procederá Dele. Para tentar justificar isso afirmam que a
    origem do mal fosse proveniente de Satanás, e não de Deus. Criando essa estória, afirmam que ele criou Lúcifer eis que este era bom e sábio. Portanto, coube a Lúcifer a origem do Mal, e não a Deus, pois o mal não procede de Deus…”

    Com essa estória ainda, tentam tirar um poder de Deus e dá-lo a Satanás. Assim sendo, Deus é o criador de tudo o que é Bom e Satanás o criador de tudo o que é Mau; logo, temos, na verdade, dois criadores e não apenas
    um. Verdadeiramente, só existe um criador de TODAS as coisas e ele é Deus. Foi Ele quem criou o bem e foi Ele, também, quem criou o mal e as trevas. Deus criou Satanás do jeito que ele é e sempre foi, sem essa
    história dele ter sido um anjo do bem que depois se corrompeu. Não se esqueça das escrituras; “Eu sou o SENHOR, e não há outro (…). Para que se saiba,
    até ao nascer do sol e até o poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.” (Is 45:5-7).

  22. Boa tarde

    Discordo dessa sua teologia, amigo.

    pois, como é que Lucifer queria ser a semelhança da imagem do Filho de Deus: JESUS CRISTO encarnado,
    se ele, nem sabia os planos e projetos de Deus, para Salvar os homens (…)

    Abç e paz, em Cristo.

    • Ola. Pelo oq eu entendi lucifer jamais poderia ser satanas ja q todos q eram com deus eram puros de luz e nao haveria espaço para qualquer tipo de maldade. E outra coisa q a biblia fala e q os homens mudarian as palavras q foram escrito por deus. Isto esta escrito na biblia recapitulando na minha ipotese lucifer nao seria satanas ja q todos q eram com deus e eram puros nao tinha espaço para maldade. Ja q deus eo criador do ceu e da terra do bem e do mal. Cheguei a uma outra hipotese se deus eo criador de tudo haveria chance de deus criar o mal? Ah mas porq ele criaria o mal eo bem? Pelo simples fato se todos seus anjos sao puros nao haveria espaço algum para maldade certo. Entao ele pode ter pensado o seguinte. Criarei os homens semelhantes a min e fazerei teste com eles para saber se serao dignos a min. Entao provavelmete ele criou o mal eo bem para aqueles q rezistirem o mal entraram nos reinos dos ceus e Aquele q prefirir o mal irar para o abismo. Mas infelizmente nem eu nem ninguem entre aspa pode provar a verdade alem de deus.

  23. Complementar: Acho que o PRIMEIRO pecado de Lúcifer foi a vanglória, ou a lascívia, luxúria, o ego. Jesus provavelmente alertou a ele e aos anjos que isso era errado e as consequências, mas Lúcifer não quis saber (tipo Adão).
    Ele quis ser maior que Deus e batalhou pelo trono, mas foi expulso do Céu. E daí sim ele veio fazer o reinado dele na Terra e mexer com os humanos (eles também poderiam escolher a quem seguir e escolheram acreditar na Serpente), porque Ele odeia tudo o que é de Deus, inclusive nossa imagem e semelhança a Ele.

  24. Nossa, dá pra se ver que vocês têm uma imaginação muito fértil pra pensar nisso. Mas se nota que vocês não perceberam que não há nenhuma passagem sobre a origem de Satanás na Bíblia. Começa que Lúcifer nem é a palavra designada para descrever esse tal anjo, porque ela é usada em outros contextos, até mesmo para o próprio Jesus, como nas passagens abaixo:

    A palavra “lúcifer” é uma palavra do Latim (idioma antigo) e significa “portador da luz (“lux” ou “lucis “+ “ferre”)”. Quem traduziu a Bíblia para o Latim foi “Eusébio Sofrônio Jerônimo” e essa tradução é conhecida como “VULGATA LATINA”; na Bíblia em Latim, o substantivo “lúcifer” aparece seis vezes, a saber:
    1 – A palavra “lúcifer” aparece em Jó 11:17, referindo-se ao amanhecer.
    2- A palavra “lúcifer” aparece em Jó 38:32, referindo-se à estrelas.
    3 – A palavra “lúcifer” aparece em Salmos 110:3 (Na Nova Vulgata Apenas), referindo-se ao amanhecer.
    4 – A palavra “lúcifer” aparece em 2 Pedro 1:19, referindo-se, por incrível que pareça, a Jesus como “Estrela alva”, porém do grego ainda a palavra é a mesma “Lucifer”!
    5 – A palavra “lúcifer” aparece em Isaías 14:12, referindo-se ao rei da Babilônia (compare Is 14:12 com Is 14:4-6)
    Ou seja, Lúcifer NÃO é SATANÁS e nunca será SATANÁS. Satanás foi uma bela invenção da igreja pra fazer o homem temer o desconhecido. As menções que há na Bíblia sobre Satanás é tudo alegoria, até mesmo nas falas de Jesus. Satanás é tudo aquilo que é contrário ao bem, mas não é um ser em si. É só usar um pouco do cérebro pra perceber isso e sair um pouco da fé cega da religião.

  25. o texto é bom , porém é mera especulação , na verdade se você parar pra pensar não havia rebelião para Deus expor perante os anjos uma ”Redenção” o que segundo você acarretou ”a cobiça e inveja de santanas” na verdade a bíblia diz o oposto de tudo o que você escreveu em Ez 28 ta claro que o pecado de satanás foi querer ser igual a Deus, não igual ao homem. Em hebreus entre outros textos está claro que o homem não foi criado superior aos anjos, pelo contrário eles são em tudo superiores a nós. O fato de Deus se encarnar na humanidade e fazer-se um de nós no honrou acima de todas as outras criaturas. Mas satanás até então não tinha conhecimento de que isso iria acontecer até a promessa no Éden gn 2:15 . A partir de então ele tentou impedir tanto nascimento quanto o cumprimento da missão de Cristo, sua argumentação não tem base bíblica além de ir e voltar antes e depois da queda, ligando acontecimentos fora do seu lugar no tempo. É fato que não sabemos ao certo o que levou Lúcifer a pecar, a bíblia não se demora nisso apenas diz que foi algo que cresceu dentro dele, a Medida que ia se afastando de Cristo, o verdadeiro pecado é estar longe de Deus de onde provem todo o bem Tg 1:17. E de quem se origina e a vida este é o porque de acarretar morte Rm 6:23. Na verdade Ele queria estar acima de Deus porém na forma da segunda pessoa da trindade: Jesus. Pois para ele Jesus era uma criatura tal qual ele, porém só a Jesus O pai revelava seus mistérios e lúcifer não aceitara isso, Assim acusou Deus de arbitrariedade quis implementar seus próprio governo e enganou a terça parte dos anjos na sua política. Seu erro rapaz é tentar conjecturar algo além da revelação inspirada o que é perigoso Ap 22:18 e19. Na verdade tentar achar razões para o pecado original incorre em achar que haviam justificativas para o Pecado e a morte de Jesus deixa claro que não. O pecado é um intruso sua possibilidade sempre existiu porque Deus criou seres livres, o pecado não tem estimulo externo na verdade em essência é algo que começa dentro nada força a vontade de ninguém é o território que Deus deu a cada um, assim como a consciência de Eva não foi forçada a duvidar de Deus, ela ouviu e o resto fez sozinha dentro de si, duvidando da moral de Deus assim como o Inimigo. E não existem justificativas.

    • OI NAO ACREDITO QUE UM ANJO TENHA SE REVOLTADO NA! COMO PODER SER EVOLUIDO NAO REGRIDE ELE ERA BRAÇO DIREITO DE DEUS DO MUNDO DIVINO NAO EXISTE OUDIO NEM REVOLTA ISSO É COISA DE ESPIRITO INFERIOR NAO DE ANJO QUE MORAVA COM DEUS ISSO É CONVERSAR QUE O POVO INVENTARA E ESCREVERAM COM VERDADE!

  26. conheci uma teoria que diz que deus crio o mundo e os humanos para fazer um jogo e a biblia é como uma manual de como se jogar e lucifer começou a demostras sentimentos pelos humanos e por isso foi banido do ceu . tanto que se voce abre uma igreja voce fica rico em 3 meses por que deus te da poder em troca de voce fazer as pessoas acreditaram no que os pastorem falam pro “rebanho” que se para p pensar é um grupo de pessoas q é totalmente maniputado pelo oque escuta na igreja ,com isso começei a questionas e perceber muitas coisas da teoria que fazem sentido como os contatos um anjo quando quer tirar algo de voce ele simplesmente chega e pega ja um demonio nao ele precisa ser invocado e ele ainda pede permisao p poder conversa com vc e quando ele quer alguma coisa sempre oferece algo em troca e tu tem a opçao de escolher . e tem muitas coisas que fazer sentido se voce quentionar… só ligar fatos .

  27. Mais olha que maravilha, se isso sobre Lucifer for verdade como a biblia diz, estamos todos salvos…Aleluia!!!
    Afinal se entre Deus e Lucifer que eram seres Iluminados e e evoluidos aconteceu desentendimentos, que Maravilha isso então…E agora auem irá julgar um ser parasita desse planeta, um ser tolo e ignorante como o ser humano…????
    Será que seria justo sermos julgados, se nem os Deuses se entenderam….?????

  28. Prove-me que somos imagem e semelhança de Deus! Sabemos que há diversos livros na bíblia que estão faltando, tipo aqueles que a igreja já deu cabo por interesse político, tipo aqueles que contam que Cristo foi casado com Maria Madalena e teve dois filhos como um homem comum que são bem explicitados no filme “ O Código Da Vinci“ que os clérigos tiveram a empáfia de repudiar para manter o poder de uma igreja podre e dominante cheia de tarados e pedófilos que se dizem imagem e semelhança de Deus. Idéia que foi implantada no coração dos homens com motivos de dominação. Concordo com o anônimo, somos apenas um teatro que diverte Deus e Lúcifer nunca concordou com isso. É como na política, se você se corrompe, fica, senão, sai fora.
    Ele nunca quis mal ao ser humano, só queria que dentro da criação, as coisas fossem perfeitas e como disse o anônimo, nunca exigiu nada sem dar em troca. Já Deus te exige todos os dias e se não obedecer é passível de castigo apesar do livre arbítrio. Acho sua conclusão muito vaga e conformista, ela valoriza muito um ser pequeno dentro da criação.

  29. Acho um enorme paradoxo nessas interpretações. Alguns tentando explicar o inexplicável. Um anjo criado pelo criador supremo, perfeito desde a sua criação, ficar com raivinha ou inveja, sentimentos totalmente humanos e tão medíocres para um arcanjo perfeito em sua totalidade, vivendo em um lugar perfeito sentir. Bom, quem já é perfeito nunca torna-se imperfeito, então não pode sentir inveja, aliás inveja é um pecado humano, definido como os 7 pecados capitais pela igreja católica, então é jamais um arcanjo pode senti-lo. Existe muita fantasia e pouca lógica nessas interpretações.

  30. “Lúcifer com inveja de Adão e Eva”
    É possível, porque o casal possuía a capacidade de gerar filhos, ou criar vida, coisa que tanto quanto saibamos os anjos não tem. É possível também que Lúcifer tivesse inveja de Jesus Cristo por ser o “verbo” criador do nosso planeta. Nesse caso, acho que o querubim também falhou, porque ele também é uma criatura. Alguns opinadores dessa seção argumentam que não se pode provar a existência de Lúcifer, contudo não se pode provar também que ele não existe. No evangelho de S. João 8:44 Jesus disse aos fariseus “Vós tende por pai o diabo (…) foi homicida desde o princípio (…) é mentiroso e pai da mentira” Quem não cre na existência de satanás é porque não lê a Bíblia e perde muito por isso.
    Abraço

  31. o que nao entendi ,é como surgiram os sentimentos ruins se eles nao fora criados ? Deus é o criador de tudo ,mas nao criou nada de ruim , logo ,o mau nao poderia simplesmente se fabricar por conta propria
    diz que a inveja de lucifer surgiu quando Deus nos criou , mas Deus nao criou a inveja ,de onde ela veio ? apareceu sozinha ? ou entao Deus deu o poder pra lucifer criar o mau ?

  32. N acreditem em tudo q esta n bíblia ela n foi traduzida totalmente certa , n tem como saber a historia de Lúcifer e new sei ele existe tudo para nos na realidade é lenda deus , Jesus , Lúcifer e a criação de tudo . Um dia ajente vai conseguir chegar a uma conclusão para tudo ou quem sabe ajudaremos outros seres a chegar esta conclusão e nos q seremos a liens raptando seres vivos para estudamos e observalos para poder talvez ajudalos a varias possibilidades mas só conseguimos a chegar a certas conclusões com nosso aprendisado

  33. Tudo q imaginamos e criamos é sempre parecido com nos menos ou outros seres vivos e assim vai , cada imaginação criada leva a desenvolver outras coisas se nao tivesse algum som na terra n saberíamos falar acho q a cada passo é uma evoluçao . quanto mais inteligentes ficarmos mais coisas descobrimos mais ajente evolui ou VMS ficar para trás e outros seres de outros planetas iram nos ultrapassar

  34. Excelente reflexão. Estava eu a pensar sobre este assunto, qual teria sido o pecado cometido por Lúcifer para chegar ao ponto de ser banido dos céus, então encontrei este artigo. O homem muitas vezes se limita através do conhecimento da ciência ao ponto de tentar explicar algo tão imenso e profundo como a criação, através de teorias complexas sem provas para dar embasamento. Esta busca inútil pelo desconhecido na maioria das vezes o leva ao desespero, porque jamais, por mais que se avance tecnologicamente, conseguiremos romper a barreira do universo, logo jamais saberemos o que existe por trás dele. Essas respostas talvez venham com o fim, talvez não, talvez não haja uma resposta. Podemos estar dentro de um universo, que está dentro de outro e de outro por sua vez. Mas com tantas possibilidades que Deus nos deu ao nos permitir andar sobre esta terra, faz alguma diferença tentarmos entender tudo isso. Amar como Jesus amou, viver como Jesus viveu, já não nos bastaria para vivermos em paz, feliz e satisfeitos? Porque é tão difícil aceitar que a Bíblia é o melhor manual de comportamento humano e que se todos seguissem seríamos perfeitos, simplesmente perfeitos, não haveria guerra, não haveria ódio, não haveria morte. Simples assim porém, talvez, simples demais.

  35. ola! estou aqui confirmando que sua teoria esta errada porque Lucifer foi lançado do “ceu” antes da criaçao do homem! diz em Genesis 1-1: no começo Deus criou os ceus e a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo; quem abita nas trevas? lucifer o satanas; ou seja,antes da criaçao do homem lucifer ja tinha sido lançado por terra e digo mais o motivo externo foi a inveja por ver tudo e todos adorando admirando Deus !! agradeço pela a atençao

  36. Lucifer foi o único anjo que não se prostrou perante Deus quando Adão foi apresentado aos anjos. Seu argumento foi sua superioridade do fogo em relação ao barro, e por esse motivo foi expulso do Céu.

    Somente Deus possui o Livro original.

    Recomendamos uma pesquisa sobre o tema dentro das três Réplicas Sagradas de Deus: A Bíblia, a Torá, e o Alcorão.

  37. boa noite,queria dizer que absorvi todos seus comentarios de vc sobre lucifer achei realmente de inteira aprendizagem e tamben todos tem sua opinião baseado na biblia,agora como ele foi induzido para pecar se o mesmo era um anjos do mesmo lado do senhor,ficou com inveja do tratamento que senhor tinha com ser humano,inferior ao anjos. me respondem obrigado

  38. as coisas reveladas sao para nos, simples mortais! temos que parar de querer explicar o enexplicavel! quem acredita na biblia comoa verdadeira palavra de DEUS que a siga corretamente sem querer tirar suas propias conclusoes! tem coisas que so DEUS sabe o porque e ele revela a nos se quiser! recolhemo-nos a nossa limitaçao humana! coisa revelada: dia,hora e local que vc nasceu! isso o homem sabe, porque ele nos permitiu! coisa oculta: dia, hora e local que iremos MORRER! isso so ele sabe! ENTENDEU?

  39. O espirito, à luz das esctituras é Luz,Tiago 1 : 17. Deus é o Pai dos espiritos, Hebreus, 12 : 9. Prov. 20 : 27, diz:” A alma do homem é a lampada do Senhor…Logo, a alma sem o espirito, ela e o corpo ficam em trevas. Por isso, todas as almas, precisam de aceitarem a Jesus, para que o espirito como luz, venha atuar na alma e no corpo, para que eles não vivam mais em trevas. Por isso, disse Paulo aos (Efesios 2 ; 1)” E vos vivicou, estando vós mortos em delitos e pecados…

  40. GRAÇAS A DEUS PAI FILHO ESPIRITO SANTO LURCIFÉ NAO É SEMELHANÇA NUNCA MAIS DE ANJOS CELESTIAIS APENAS NOS HUMANO TEREMOS ESSE PREVILEGIO SER LINDO IGUAL DEUS NA OUTRA VIDA,,A RAIVA DE TODO INFERNO DE LURCIFÉ É QUE ?TODOS QUE COMFIRMAR QUE JESUS CRISTO É SEU SALVADOR E FILHO DE DEUS SERA SALVO.,,JESUS FILHO DE DAVY TENHA MISERICORDIA DE MIM E AJUDE SER UM PESSEGUIDOR DE QUEM ME PESSEGUIU QUAL FOI SATANAZ INIMIGO DE TODOS MORADORES DA TERRA DAI ME DA PORÇÃO DOBRADA DO TEU PODER PARA LUTAR PARA SEMPRE CONTRA INIMIGOS DA TRINDADE.PAI,FILHO,ESPIRITO SANTO.

  41. O texto é bom mas tem coisas que são estranhas.
    Na biblia fala que a serpente induziu adão e eva a comer o fruto da sabedoria, e as pessoa atribuem a serpente como satã…mas a bilbia diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, se a árvore tinha o fruto da sabedoria e adão e eva comeu…como pode isso ser o pecado deles? A palavra satã não é no sentido figurado como satã demônio, satã é tudo que é contra alguma idéia, exemplo: na politica a direita é contra a esquerda, sendo assim a direita é satã da esquerda, lucifer é considerado apenas um anjo caído e caído pelo desejo de ser igual ao homem, pelo fato de que ele queria ter desejos carnais como o ser humano tem. E os desejos carnais é considerado pecado. E no paraíso biblico não habita o pecado. Por isso Lúcifer foi banido, ele queria desejos carnais. É complexo esse assunto.

  42. O caso de Lucifer, acredito, é algo a ser analisado com isencao. Primeiro porque o homem é por essencia maniqueista. Se temos o BEM temos que criar uma contraposicao o MAL. Lucifer nada fez do que descrer da existencai de um DEUS, criador do Universo e todas suas coisas. Ele achava que Michel (Jesus Cristo) criara uma entidade, que nao podia ser tocada, nem vista, para assim, manipular os seres celestiais e os homens, alem de seres de outros planetas, que viviam sob a esfera e protecao do Paraiso. A descrença neste DEUS CRIADOR foi o ponto inicial da discordia e do levante que isolou varias regioes cosmicas, inclusive a Terra, da influencia do nucleo central, Paraiso. Este isolamento trouxe muito prejuizo aos habitantes da Terra, no sentido evolutivo, tanto espiritual quanto material. Lucifer não é o mal personificado. É um descrente como muitos homens hoje sao e se denominam ATEUS.

  43. Olá, primeiramente só estou aqui para impor minha opinião, sou cristã, porém ao ler a Bíblia e acompanhar alguns estudos, me despertou algumas dúvidas, como por exemplo, Lúcifer tinha um alto cargo, e não vejo ele com tamanha inocência, ele deveria ter motivos maiores para se rebelar contra Deus, e quem melhor do que Lúcifer que estava tão próximo de Deus para saber de algo que nos não sabemos, ele foi denominado como “mal, devorador, e etc” porem podemos nos encontrar em duas versões, seria a versão de Deus, contra a versão de Lúcifer, e vice e versa. Poderia estar Lúcifer se rebelando por não concordar com Deus, seria mesmo Deus o bem? E Lúcifer o mal? Ou o inverso?o que Lúcifer sabe sobre Deus que nos não sabemos. Qual motivo um anjo celestial (do bem) teria para chegar a esse ponto. Estamos entre dois rivais o qual não sabemos de fato quem é quem. Porém escolhemos um lado a qual ficar, e seguimos como o lado certo para si. E obviamente o lado oposto independente do “mau ou do bem” se tornam nossos rivais, nos tornando assim alvos de perseguição para ambos os lados.

  44. Ótimo texto, porem concordo em parte, acredito sim que Lúcifer queria se torna a imagem de Deus da mesma forma que nos seres humanos, porem tenho um outra pergunta pra ti, alguns livros falam que antes da criação, ouve varias batalhas etéreas(antigas) entre luz e trevas, a luz no caso seria deus e as trevas outros deuses pagãos, pode ser que esse desejo de Lúcifer tenho sido influenciado por esses deuses, não acha? Afinal Lúcifer foi um dos arcanjos que lutaram nessas guerras ao lado de Deus, Miguel, Samael e me fugiu o nome dos outros, porem Lúcifer sempre foi o preferido de Deus, pode ser que ele tem esse interesse em corromper o ser humano da mesma forma que os deus o corrompeu, talvez ele tenha aprendido isso com esses deuses, na bíblia deus fala “Eu sou o alfa e o omega, sou o incio e o fim’ porem também fala “Tudo tem um inicio e um fim” , minha pergunta é como surgiu Deus? Quem Gerou Deus? essa são minhas perguntas.

  45. Talvez devamos mudar o enfoque da questao sobre Lucifer e entender que tipo de pecado este anjo cometeu ou se aquilo que chamamos de pecano nem seja um pecado. Pensemos que Michel, que na Terra chamamos de Cristo, fosse o mentor maior do Paraiso, local de onde emanavam as ordem para todo o cosmos e todos os serem vivos. Michel era a figura maior do Paraiso e tinha sob suas ordem um numero enorme de governos e anjos, alem de uma grande hierarquia planetaria. Lucifer era fiel a Michel e o descontamento deste ultimo surgiu quando Michel trouxe a ideia de um DEUS SUPREMO, CRIADOR DE TUDO QUE EXISTIA NOS UNIVERSOS. Claro que a ideia era altamente extraordinaria. Um Deus virtual, um Deus pouco palpavel e dificil de ser concebido no pensamento angelical e traduzido em palavras. Assim, por ter criado esta figura, esta entidade, Michel foi contestado por Lucifer. Este anjo, como muitos outros acharam que a criacao da entidade Deus tinha como unico escopo criar uma subordinacao ainda maior de suas mentes a algo sobrenatural, algo dificil de ser materializado. Assim sendo, mesmo obedecendo a Michel, seu lider maior, Lucifer discordou da ideia de um Deus criador, omnipotente e omnipresente. Assim, desta discordancia, surgiu a rebeliao. Muito outros fatores corroboraram para que esta rebeliao seguisse avante e fizesse com que muitos mundos habitados tomassem uma posicao ou seja: sou fiel a Lucifer ou sou fiel a Michel. A posicao tomado em favor de Lucifer trouxe a seus seguidos grandes prejuizos visto que as hostes do Paraiso, no comando de Michel cortaram relacoes com os mundos fieis a Lucifer e com isso toda a sabedoria antes emanada do Paraiso, pararam de chegar aos pontos onde os rebeldes passaram a dominar. Com isso, a Terra, nosso planeta foi aos poucos regredindo em sua cultura espiritual ate cair em niveis de barbarie.

  46. Boa tarde gostaria de saber o seguinte se nos seres humanos somos tentado pelo o inimigo no caso lucife ele é o nosso tentador gostaria de saber se lucife quando era um anjo no céu se ele foi tentado existe um mal antes dele ?

  47. Não existe bosta de Lúcifer ou deuses. É tudo invenção do homem.

    “Na época de Jesus, ou as leis naturais foram suspensas ou uma judia promíscua mentiu.” (Hitchens, Christopher)???

    “O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
    Ou luz ao cego, ou eloquência ao mudo
    Nem mudar água pura em vinho tinto
    O milagre é acreditarem nisso tudo!”
    __Mario Quintana

  48. Olá,

    Com todo respeito, não estou escrevendo esse comentário para criar confusão ou discórdia, apenas gostaria de deixar aqui a minha opinião.
    Eu acredita em deus e na bíblia até uns anos atrás, mas há pouco tempo comecei a estudar relatos da bíblia e achei diversas contradições, muitas delas já foram relatadas por vários cientistas, historiadores, professores etc.
    Na minha humilde opinião a bíblia é um livro de ficção, suas histórias não fazem o menor sentido e quando discuto tais assuntos eu ouço “não é preciso entender, são os planos de deus, apenas temos que acreditar sem duvidar”. Peraí, sou obrigado a acreditar no que um homem escreveu há anos atrás, cheio de contradições e folclore e não posso questionar? Isso não é fé e sim ser um alienado conformado.
    Essa história de satanás não faz o menor sentido, pois se ele “era perfeito como deus”, então quero entender como surgiu essa ambição dentro dele de querer ser mais do que ele já era. Se deus era/é tão poderoso e sabia de todas as coisas, como não previu a futura ambição de satanás? Quem vier com papo de “mas deus é perfeito e sabe o que faz…estava nos planos de deus”, cara, desculpa, não venha com essa desculpa porque já está manjada.
    Deus ficou nervoso porque fizeram a torre da babilônia na intenção de chegarem mais próximos do céu e destruiu tudo, ok, então como explica o homem ter pisado na lua, satélites em volta do mundo etc. Ah, mas isso deve ter sido satanás também né kkkkk Gostaria de divulgassem as coisas ruins que a bíblia prega e isso ninguém fala porque afasta o dinheiro do bolso de quem retem o poder. Falem sobre as crueldades do tal deus, o estupro permitido, a morte em troca de vaidade etc.
    Por favor, não entendam isso como desrespeito ao dono da página ou a religião que cada um segue, eu estudo muito para entender as coisas que tentam enfiar em minha cabeça e não apenas saio repetindo o que os outros dizem. Estou apenas deixando minha sincera e humilde opinião.
    Obrigado e desculpem caso tenha soado rude.
    Abraços.

  49. tochywky ferreira de souza

    …O bem e o mal são criações de Deus no plano metafísico. Se,
    no plano epistemológico, pragmático, ou, simplificando, na
    realidade terrena, vemos a tremenda oposição entre o bem e o mal,
    no plano metafísico ambos convergem para o cumprimento do
    plano eterno de Deus.
    Deus transcende o bem e o mal. Ele é supremo, superior a tal
    esfera. Não depende das nossas medidas ou julgamentos. Isaías
    afirma que Deus é o próprio criador do mal. Se ele não fosse o cria-
    dor do mal, teria que haver um outro Deus que o fizesse, ou então
    Deus teria que ser aquela entidade dualística ensinada pelo
    Taoísmo, Hinduísmo e outras crenças: Deus = Bem/Mal.
    Veja o que diz Isaías: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço
    a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, faço todas estas cousas”.
    (Isaías 45:7).
    Alguns teólogos, com medo de admitirem algo tão grande e
    tremendo, dizem que este texto não se refere ao mal ontológico,
    mas ao mal pragmático, aos males que assolam a terra. Se assim
    fosse Deus teria dito o seguinte: “Crio os males”.
    A primeira epístola de João corrobora e esclarece ainda mais
    o que Jesus afirmou. Leiamos:
    “Quem comete o pecado é do diabo; por que o diabo peca
    desde o princípio” (I João 3:8)
    Agora, chegou a hora de perguntarmos pela primeira vez:
    você crê mais na BÍBLIA ou nos ensinamentos da tradição? Para
    não perder sua posição privilegiada na igreja, você prefere ensinar
    a mentira ou, simplesmente, esconder a verdade? Prefere ficar
    calado e ser uma “Maria vai com as outras”, concordando com
    erro, porque isto não vai lhe “queimar”?…
    O Que a Bíblia Não Diz – Paulo de Aragão Lins

    • Deus é eterno e possui atributos eternos que não foram criados, ou seja, sempre fizeram parte do ser de Deus e sempre farão, eternamente, pois Ele é IMUTÁVEL (Tg 1:17).
      Por isso, afirmar que Deus criou o bem e o mal contraria frontalmente diversos versículos bíblicos, os quais nos revelam o ETERNO caráter de Deus: sempre foi justo, sempre foi bom, sempre foi reto, sempre foi santo…

  50. O pecado de Lúcifer foi não amar a si mesmo, pois
    amar a si mesmo é amar o Deus que está dentro de si, então ao querer tomar o lugar de Deus ele mentiu para si próprio querendo na verdade não tomar o lugar de Deus que estava dentro de si.

  51. Entendo que Deus sempre deteve o conhecimento do bem e do mal. Lúcifer e todas as outras criaturas conheciam apenas o bem. Em alguns textos, há relatos de que Lúcifer quis conhecer o “mal”, assim se tornando igual a Deus. Sim, Deus criou o mal como opção de lealdade de Suas criaturas em servi-lo a adorá-lo tão somente.
    Lúcifer teve acesso ao mal. E essa foi a proposta dele aos anjos do céu. Um governo onde todos tenham acesso ao bem e ao mal, como uma maneira de se ter uma vida mais plena (afinal conhecer e viver dois tópicos, bem e mal, é mais do que um, bem).
    E esse é o mundo onde vivemos hoje, sob domínio de Satanás. Temos acesso ao bem e ao mal.
    Por que tanta gente pilantra? Desonesta? Bandida?
    Gente que mata, rouba e destrói?
    Por isso nós temos que escolher a qual Senhor servir…

  52. mas lucifer n era nenhum bobo n ele tinha conhecimento assim como todos os anjos de Deus tem e a queda de lucifer segundo a biblia foi a 10.000atras ou seja 4.000 antes da origem do ser humano segundo a biblia


  53. natanael:

    mas lucifer n era nenhum bobo n ele tinha conhecimento assim como todos os anjos de Deus tem e a queda de lucifer segundo a biblia foi a 10.000atras ou seja 4.000 antes da origem do ser humano segundo a biblia entao o ser humano n foi o estimulo ara lucifer trair Deus n

  54. Caro amigo! Desculpe pela minha enorme prepotência em falar deste assunto tão complexo, mas se me peritir? Acredito e concordo com o Albert Einstein quando diz que Deus não criou o mal e sim o bem, pois o mal nada mais é do que a ausência do bem.

  55. O Pecado de Lúcifer Sempre foi Sorvera(Orgulho).

    O que e orgulho?

    No Meu Dicionario.
    Orgulho:e Uma Coisa que uma pessoa poder ter e outra pessoa não.

    Já que No Significado Bíblico.

    Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva (Honra) como negativa (Arrogância), dependendo das circunstâncias.

    Na Minha Teoria. O Lúcifer queria ser Superior a Deus. Mais Deus Tive Que Rebaixar para Anjo Caído. Para Demônio do que Se Tornou o dos Tipo dos 7 Pecados Capitais.

    Quem Seria a Esposa de Lúcifer?

    Na Minha Opinião Seria a Lilith ou Outro Demônio. Respondam a Opinião de Vocês nos Comentários.

    Assinado: Wallace de Lima Rodrigues.

  56. Bom, eu vejo que lúcifer já era caído na criação do homem.
    O pecado dele foi querer ser maior que Jesus (inveja), dai incitou os outros a se juntarem para se rebelar, o resultado nos já conhecemos.
    Quanto a imagem e semelhança nos a perdemos quando queremos nos a semelhar com o mundo, então precisamos de Jesus com sua compaixão para nos restaurar. IMAGEM E SEMELHANÇA = CARTER E PERSONALIDADE DE DEUS! lúcifer não estava junto quando o Criador falou façamos o homem nossa imagem e semelhança.
    ah, estava esquecendo, ele foi precipitado na terra e quando Deus organiza a terra a bíblia diz que estava bem do jeito do príncipe das trevas. A terra estava sem forma e vazia.
    Agora Deus cria o homem sobre a face da terra porque lúcifer não tem capacidade de gerar filhos, então continua sua obra de seduzir ou engodar de preferencia os salvos para que se assemelhem aos anjos rebelde.

    • Mas Lúcifer nao era ate então criatura mais perfeita criada por Deus? O filho mais querido? Como diz no texto algo não muito claro mudou as intenções de Lúcife. Talvez a escuridão, a qual foi dada a missão de conter ao filho mais forte, e assim os humanos poderem sobreviver na terra.

  57. Prezado Marcos! Achei seu texto após uma pesquisa no google, pois estou lendo um livro e me veio um questionamento a respeito disso. Se o motivo de Lúcifer ter se tornado anjo das trevas e ter sido expulso do Céu foi a ideia de Deus mandar ao mundo Jesus, como ele já estava no Jardim do Éden? Pois se Jesus é a nova e eterna aliança, Deus só precisou mandá-lo ao mundo depois dos homens quebrarem as alianças. Ou será que Deus já tinha planos de mandar Jesus ao mundo e apenas teve que mudar de planos e ele precisou morrer?

    • Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum, 20conhecido, de fato, antes da criação do mundo, porém revelado nestes últimos tempos em vosso favor. I Pedro 1:19,20

  58. Irmão e a Paz do Senhor na sua vida.

    O seu texto é bastante interessante, mais discordo respeitosamente de algumas coisas.

    1 – Deus parte para a criação do homem devido a Rebeldia de Lúcifer em querer está acima Dele e querer a sua Glória. Pois Deus não divide sua glória com ninguém. “Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas e a queda de um terços dos anjos.

    2 – Em Génesis 1 diz: 1No princípio criou Deus os céus e a terra. 2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

    Se Lúcifer agora Satanás e os anjos rebeldes, foram lançados na terra. O cientistas falam sobre uma grande bola de fogo que exterminou os dinossauros. E contra fatos não há argumentos que eles existiram. E dizem antes da humanidade. Essa bola de fogo que exterminou toda existência viva na terra, não seria ” A queda de Satanás e seus anjos? Versículo 2 -A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
    E Deus os aprisionavam.

    A partir disso, Deus na sua Onipotência, Onisciência para mostrar a Lúcifer “Satanás” que Ele é o único acima de tudo e todos. Criou a sua melhor obra. “Eu e Você”. Pois, Deus sabe que mesmo nos dando liberdade, nos nossos erros Ele tem acesso ao nosso coração. Pois somos templo do Espírito Santo. Nisso Ele está sempre em nós.

    Abração e Deus te abençoe.

    Sou da Igreja Batista Shalom Alfa e Ômega. S.A.O. – Salvador – Ba

  59. simplesmente genial, o mesmo eu teorizei a tempos, alem de outras duvidas, meu irmao pastor, como varios outros sempre dizem o mesmo, ele e o inimigo, e pronto, veio para matar e destruir e pronto, se cogitar ver os dois lados da moeda….inferno… isso nao e livre ar itrio, nada tem de livre, ou seja ,,,vc pode optar, eu ou o satanas, massssss se nao me escolher ira p inferno, isso nao e opção de escolha e coerção, como o crime de homicidio, e errado matar? a lei nao diz isso, ela diz… se matar… pena de tantos anos de cadeia, o mesmo ocorre com muitos falsos moralistas, vao se ajoelhar aos domingos por medo do inferno e nao por amor ao seu deus

  60. Boa noite…achei muito interressante tudo o que vc escreveu sobre um tempo kairos como todos os evangelicos estao falando agora…la no tempo da criacao…acho que no meu entender a questao que vc levantou nao teria tanta importancia em um ser superior no qual vc esta falando em querer ser igual a nos humanos.pois, como vc falou lucifer seria perfeito ou quase perfeito…acho que tudo isso se nao foi um plano do proprio DEUS, seria tipo algo no qual eu le e percebi que lucifer nao seria servo do ser humano…pois a biblia fala que assim como os anjos, somos servos e conservos de DEUS.so que os humanos em um plano no qual na inocencia do ser humano no jardim do edem no meu entender….no meu entender nao serveria.pois, teriamos que amar a ele nao no estdo de inocencia…ou seja teriamos que ser como ele, sabedor do que e certo e errado.e assim mostrar que somos merecedor do seu amor…e por mais que lucifer sejar bom ou mal ele e apenas uma peca do quebra cabeca onde o proprosito maior nao tem poder em um mundo espiritual….estamos falando de homem e mulher que merecem amar com a opcao de ama lo…entao lucifer foi criado no segundo dia da criacao…ele tem um fator primordial no plano de DEUS.MANDE UMA RESPOSTA PRO MEU EMAIL

  61. Deus criou todos os anjos e os humanos, com livre arbítrio, Deus não criou o mal, mas através do livre arbítrio, permitiu que o mal que existisse dentro do ser humano ou dos anjos fosse revelado, a escuridão, o mal é ausência da Luz ausência do bem, ou seja Deus permitiu pela livre escolha de tanto anjos ou humanos se ausentarem da presença Dele, permitindo surgir o mal. Foi o que houve com Lúcifer, ao observar a criação de Deus os humanos, começou a fluir nele sentimentos como: ciumes, inveja, orgulho , porém a credito que a semente da soberba ( e o desejo de se colocar no lugar de Deus ) já germinava e a criação do homem só foi um stupim em trazer a luz o mal que ele se permitir sentir, se ausentando da vontade de Deus, se negando em servir homem e sim desejando ser adorado por nós e pelos anjos e NÃO de servir ninguém, o único que merece ser adorado e servido é Deus, mas acredito que Lucifer desejou se colocar no lugar de Jesus Cristo, para ser adorado pelos homens, qdo ele percebeu que deixaria de ter destaque na criação que o destaque seria os seres humanos e Jesus Cristo, aí que “ele pirou” se revoltou se rebelou. Um dos pilares do reino de Deus é amarmos uns aos outros é servimos uns aos outros o próprio Jesus ( Deus encarnado) veio a Terra para provar isso, esse exemplo serviu para Satanas ( antes nome Lucifer) de que até o proprio Deus serviria os seres humanos vindo em forma do Cristo, e que nós deveriamos seguir seu exemplo servindo uns aos outros, foi por isso que Jesus lavou os pés dos discipulos, qdo um dos apóstolos, Pedro não queria deixar Jesus lavar os pés dele:
    Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
    Ou seja para termos parte no reino de Deus devemos servir uns aos outros. A única hierarquia , os únicos seres criados por Deus que não são servidos por ninguém são os anjos. Deus é servido pelos anjos, nós servimos a Deus, os anjos servem os humanos… e ressaltando ninguém serve os anjos, por isso Jesus Cristo veio dar exemplo não só para nós humanos , mas para os anjos celestiais e os anjos caídos, que o próprio Deus veio e teve a capacidade de servir, Por que Lucifer se negou a obedecer e permitiu se atuar em seu pecado original ? Essa é a justiça que Deus tem realizado no planeta Terra provar para o Universo que Ele é justo, e provando que todas as acusações de seu inimigo estão erradas e que deeus é bom SIM em todo momento.

  62. A um questionamento na minha cabeça, se Deus o próprio disse para amar uns aos outros e perdoar a cima de tudo porque ele não Perdoou lucifer e o amou, e como lucifer se revolta contra a criação humana sendo qie foi expulso antes mesmo de Deus criar a existência humana, pois não foi lucifer que encantou eva no Paraíso”

    • A criação humana foi discutida nos Conselhos Celestiais que se realizaram com o Criador e seus filhos que habitariam a Terra antes mesmo da existência física. Lúcifer era uma dos grandes, todos sabíamos lá e sabemos hoje ( aliás compreendemos ), ele se revoltou pq ele sabia que seria assim, revoltou-se pq JESUS CRISTO foi o escolhido pra redimir a humanidade ( que iria cair ) e seu ”plano de redenção” foi recusado, pois seria à sua maneira! FOI E LUDIBRIOU A 1/3 PARTE DOS ESPÍRITOS CELESTES, AOS QUAIS FOI NEGADO NASCER E TER UM CORPO FÍSICO ( razão esta pela qual sempre querem possuir corpos e até pra entrar em porcos eles pediram pra entrar ). Pois bem, quando ele viu o primeiro casal que descia à Terra para povoá-la, tentou destruir o Plano de Salvação. Ele apenas confirmou o q os seres celestiais falaram mais tarde após a Queda do Homem: ”QUE O HOMEM AGORA É COMO UM DE NÓS, SABENDO O BEM E O MAL” ,pois Lúcifer disse a Eva que ”certamente não morrereis, mas sereis como Deus, que tem conhecimento do bem e do mal” e assim foi! Na teologia Mórmon não havia mal e bem na Terra antes da Queda do Homem! Sim, ele foi expulso antes da criação humana, mas ele á acompanhava tudo isso de perto, irmã! Ele foi um dos grandes! Não foi à toa que levou 1/3 parte dos espíritos.

  63. Na realidade o nome Lúcifer relacionado ao Diabo,foi inventado pelo próprio homem,mas em nenhum lugar na Bíblia sagrada ele se refere ao Diabo..Na tradição popular grega e romana, esse termo era usado em alusão a um ser espiritual, que tem uma índole má e, por isso, é perigoso. É por isso que algumas correntes do judaísmo e do cristianismo ligaram essa figura a Satanás. Mas este nome relacionado a esta figura jamais foi usado na Bíblia…Ele aparece em referência ao rei da Babilônia,ao sumo sacerdote Simão, filho de Onias e ao próprio Jesus Cristo em apocalipse (22:16) onde Jesus se auto denomina “resplandescente estrela da manhã”…O substantivo Lúcifer ocorre seis vezes na Vulgata, versão latina da Bíblia…

  64. Júlia de Souza Aguiar

    Eu realmente não sei o que dizer. Depois de ver a série Lúcifer – Ridículo, eu sei – comecei a me questionar. Mas é claro, eu não fui somente fazendo decisões a base da série que obviamente tem muita ficção. Comecei a pesquisar fatos, evidências da Bíblia ou de sites teológicos. Tem várias teorias, todas convergentes, outras parecidas, mas acho que tem muitas coisas inexplicadas ou que foram omitidas da Bíblia.

    O que me leva a pensar isso?

    Veja bem. A bíblia foi escrita a milhares de anos, em uma língua morta, e que levou mais anos ainda para ser traduzida. O que nos garante que não teria qualquer erro ou que a igreja católica escondeu coisas? Não estou atacando nada, mas por termos históricos sabemos que a Igreja, há muitos anos atrás, fez várias atrocidades em nome de Deus. Aliás, é um dos motivos de eu ser ateia.

    Eu somente acho, que tem algo que não está claro. Quando o Deus cristão criou o universo, tudo precisava de um equilíbrio. Sabemos disso por causa da ciência. Estudos que compravam que tudo tem uma certa harmonia para funcionar corretamente.

    Tem a teoria que Samael e Lúcifer sejam o mesmo anjo. Eu posso ver o por que eles pensam isso. Enquanto Samael se traduz como “Veneno de Deus”, ele era como sua espada. Um executor no mundo mortal. O Anjo da Morte. Arcanjo que guardava o quinto céu, fora ser um dos anjos mais próximos de Deus, então falam que Lúcifer que vem do hebraico “hale” e se traduz como “Estrela da Manhã”, foi um dos anjos mais perfeitos e poderosos de Deus, aquele que Portava a Luz e rico em sabedoria, um Querubim Guardião. Tem uma certa divergência clara, no entanto o que impede Deus de pedir para Samael iluminar uma estrela? Nada.

    Então a serpente(que seria Lúcifer), ofereceu a Eva uma maçã, um fruto tecnicamente proibido que ela comeu por que quis, assim como fez Adão. Lúcifer não os ordenou, ele ofereceu, e os humanos tem algo que Deus lhe deu chamado de “Livre Arbítrio”. E eu não consigo entender o porque que Deus tenha dado um castigo tão severo para Lúcifer/Samael por causa de um único erro quando ele o serviu sempre obedientemente. Talvez eu não entenda por que eu seja ateia. Voltando ao assunto….

    Lúcifer fez uma rebelião e queria se tornar como Deus. Por que? Lúcifer/Samael eram anjos sábios e poderosos, e ambos – que para alguns são um único ser – sabiam que eram inferiores. O que o fez querer o trono quando era um ser de Luz.

    “Deus trabalha de formas misteriosas….”, é o que todos dizem. E agora vou voltar para a primeira coisa que eu disse nesse gigantesco comentário. Se Deus existiu, então os demônios também, que eram derrotados pelos anjos. Tudo é preciso de um equilíbrio, já pararam para pensar que Deus não tivesse planejado a queda de Lúcifer/Samael para que tivesse um de seus soldados para por o equilíbrio entre o bem e o mal?

    Sabemos que os humanos tinham o “livre-arbítrio” desde o início, então definitivamente alguns cometeram pecados terríveis. E também sabemos que as almas boas iriam para o céu, e as más vão para o inferno. Mas para quê? Quem puniria suas almas, se ele não tinha ninguém para fazer esse trabalho? Ele deixarias essas almas malignas, algumas corrompidas por verdadeiros demônios para se juntarem à um exercito demoníaco? Não.

    Estão vendo onde eu quero chegar? A minha dedução é que Lúcifer/Samael, mesmo quando caiu após sua rebelião, ajudou na Guerra Santa contra os demônios, durante o Apocalipse. Aliás, a Bíblia não disse que Miguel guiou todos os anjos de luz na batalha. Lúcifer, caído ou não, ainda era o anjo com o título de “Portador da Luz”, e então, quando a Guerra se findou, não podendo mais voltar para o céu depois de ter sido banido, permaneceu no Inferno, onde governaria para que nenhuma batalha assim acontecesse novamente.

    Lembrando novamente que não estou atacando nenhuma religião ou ética, é somente a minha teoria do que aconteceu. Bjs!

  65. Nada a ver! A palavra Lucifer erroneamente traduzida do hebraico serviu também para se referir a Jesus, pois significa estrela da manhã. Não há provas na Bíblia que relacione a existência de Lúcifer. Satanás e Lúcifer são criaturas diferentes. Tá tudo errado aqui

  66. Bom nao sou nenhum filosofo, muito menos um seguidor fiel da palavra de Deus, mais eu lhes pergunto…. alguem ja parou para pensar que fomos feito na imagem de Deus porem com a ambiçao de Lucifer… Podem vir varios fieis agora e dizer que nao sei doque estou falando… Pois bem parem para pensar, na biblia diz que Lucifer foi banido por tentar se equiparar a Deus, hoje em dia com o avanço da tecnologia e da ciencia estamos chegando a esse mesmo ponto, pois nao estamos aceitando o fato de que nascemos e logo apos morremos, e se alguem pesquisar um pouco mais afundo podemos ver que existem laboratorios cientificos fazendo transfunsao de genero ( nao sei se esse é o modo correto de se escrevrer ) ou seja tirando oque Deus nos deu e colocando aquilo que achamos que tem que ser nosso, esse é um dos mil exemplos que eu posso estar dando, bom agora eu faço um desafio a todos os cristao ( eu tamben sou cristao e creio na bondade de Deus ) pesquisem sobre os 11 mandamentos satanicos escrito por Anton Lavey e comparem com os 10 mandanentos biblicos… apos isso voces veram que colocamos mais em praticas os 11 mandamentos santanicos…. bom deixei meu ponto de vista, achei muito bom esse texto…. Agora eu gostaria de contar outra historia eu andei pesquisando por ai e vi uma certa historia que dizia que Lucifer se rebelou contra Deus, assim que Deus teve a ideia de nos criar, Lucifer disse ( Pai nao criaste essas criaturas pois elas seram ambiciosas e ignorantes) mais por Deus nos amar tanto ele nao ouviu Lucifer, entao Lucifer tentou nos destruir assim causando a ira de Deus contra ele, e assim o banindo…. Agora pensem Deus baniu seu anjo mais lindo, sacrificou seu filho por nos e ja nos destruiu uma vez mas voltou atras ( 1 diluvio ), me digam Lucifer estava certo ou nao ?… Por causa de nos Deus perdeu seu anjo mais belo e sacrificou seu filho… ressaltando mais uma vez eu sou crente em Deus e creio na sua bondade pois é o minimo que eu devo fazer apos esses acontecimentos… Obrigado a quem leu ate aqui !!!!

  67. O pecado nivela os humanos para baixo, amesquinha-os e os expõe ao ridículo. O milionário “pegador de mulher” nunca mistura com um pobre “pegador de mulher”. Continuam incluído e excluído e para piorar nivelados para baixo…:)

  68. Érika Garcia Gurgel

    Você supostamente achou o pecado de Lúcifer, mais no céu, não há pecado de inveja, nem outro tipo então porque Lúcifer pecou sendo que ele morava no céu

  69. Olhem o que a Bíblia fala sobre os ANJOS:
    1 – AÇÃO DOS ANJOS NO VELHO TESTAMENTO:
    (1) Atos 7:53 “Vós que recebestes a lei por ministério de ANJOS e não a guardastes”.
    (2) Gl 3:18-19 “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos ANJOS na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um”.
    (3) “Porque, se a palavra falada pelos ANJOS permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição” (Hb2:2).
    (4) “Em todas as agruras e crises do seu povo ele também se afligiu, e o ANJO da sua presença os salvou. Em sua extrema compaixão e em seu amor misericordioso ele os resgatou; foi ele que sempre os acompanhou e os conduziu nos tempos passados” (Is 63:9).
    CONCLUSÃO: Entendemos, através da Bíblia, que Deus escreveu os dez mandamentos nas duas tábuas de pedra e usou-se de um ANJO para entregá-las nas mãos de Moisés, pondo o Seu Nome nele, além de agir em todas as ocasiões pelo ministério dos ANJOS.

    2 – A GLÓRIA QUE OS ANJOS POSSUEM:
    Além do que afirma o Sl 103:20 sobre os ANJOS (MAGNÍFICOS EM PODER), basta olhar para os ANJOS citados em Apocalipse para ver o poder e a glória que Deus lhes deu, através dos quais, Deus derramará a Sua ira sobre a Terra.
    CONCLUSÃO: os ANJOS são seres gloriosos.

    3 – A QUEM OS ANJOS SÃO SEMELHANTES:
    O livro de Números nos revela que os ANJOS também possuem a SEMELHANÇA de Deus: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a SEMELHANÇA do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Números 12:8).
    CONCLUSÃO: os ANJOS foram feitos à semelhança de Deus.

  70. Também pensei a respeito disso: Se no céu tudo era bom, por que Lúcifer pecou? Quem o tentou? Acredito que seja pelo livre arbítrio que Deus concedeu para todos. Deus, vendo isso, advertiu Lúcifer várias vezes, mas não teve jeito…Hoje, satanás tenta as pessoas a fazer o mesmo…penso assim. Que Jesus abençoe todos vcs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>