CAPACITAÇÕES

Claves

 

O Programa CLAVES Brasil constitui-se como uma proposta de trabalho para a prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infância e na adolescência e promoção de bons tratos em família.

A partir de uma abordagem lúdica e participativa promove a redução das vulnerabilidades de crianças e adolescentes através do desenvolvimento fatores de fortalecimento pessoal, familiar e comunitário. O programa busca gerar reflexões, construir ferramentas didáticas e promover espaços de participação, protagonismo infanto-juvenil e incidência política.

Com vistas à proteção integral sua metodologia pode ser usada por educadores[as] no enfrentamento da violência a partir de oficinas de prevenção iniciada junto a própria criança ao adolescente.

Oficinas oferecidas: 

Com vistas à proteção integral sua metodologia pode ser usada por educadores[as] no enfrentamento da violência a partir de oficinas de prevenção iniciada junto a própria criança ao adolescente. O programa Claves oferece, nas oficinas um material pedagógico inovador, uma mudança no tratamento com a criança e adolescente.

Projetos que compõe o Programa Claves no Brasil são:

  • Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis;
  • Bons tratos em família.

Mais informações no site do Programa Claves Brasil .

 

Um Lugar Seguro

Desde 2001 onze grandes organizações sociais não governamentais no Reino Unido e na Suíça vêm trabalhando juntas com o propósito de compartilhar conhecimentos e experiências comuns e de identificar as melhores formas de oferecer proteção às crianças. A coalizão nasceu da convicção de que tantas experiências vividas em tantos lugares do mundo ao longo de tantos anos precisavam ser compartilhadas. Essas organizações formaram a Keeping Children Safe Coalition (Coalizão para Manter as Crianças Protegidas). Hoje elas somam 26 organizações e incluem Plan, Visão Mundial, Tearfund, Save the Children, e Kindernothilfe, todas com trabalho expressivo no Brasil.

O Kit Um Lugar Seguro para as Crianças, é uma ferramenta completa para pessoas que trabalham na proteção da criança no mundo inteiro. Seu objetivo é apoiar agências em âmbito local, nacional e internacional, para que padrões de proteção possam ser elaborados e implementados, através de uma Política de Proteção à Criança.

O Kit é composto de 5 Guias:

  • Guia 1 – Padrões para Proteção da Criançaé um manual que explica quais devem ser os padrões básicos para todas as organizações que trabalham na proteção da criança em várias partes do mundo.
  • Guia 2 – Como Implementar os Padrõesé um manual de recursos que fornece orientações e atividades para ajudar você e sua organização a alcançar esses padrões.
  • Guia 3 – Capacitação para a Proteção da Criançaé um manual com exercícios flexíveis de capacitação e materiais para ajudar sua organização a capacitar a equipe para alcançar os padrões. Trabalha temas como o abuso infantil e proteção das crianças em situações de emergência. Também apresenta alguns modelos de programas de capacitação, além de workshops sobre capacitações adicionais, que você pode adaptar e aperfeiçoar.
  • Guia 4 – Participação das Crianças na Proteção Infantil – é um manual com exercícios e materiais para ser usado com as crianças na proteção infantil.
  • Guia 5 – Um DVD para auxiliar na capacitação e na implementação dos padrões. Contém um filme apresentando o conteúdo dos Guias, testemunhos, casos e outros. Também contém um acesso ao site da Aliança Internacional, com arquivos de apoio para capacitações, que serão úteis quando você estiver implantando os padrões em sua organização.

Para obter o Kit completo, você deverá enviar uma proposta em até duas páginas, com o nome de sua organização, endereço completo, finalidade e pessoa de contato responsável pelo tema da Proteção; reconhecendo a necessidade de Transformar sua Organização em Um Lugar Seguro; se comprometendo em adotar e usar os padrões estabelecidos no Kit; e apresentando de forma resumida como o material será usado e a metodologia multiplicada para os diversos públicos da organização. Também deve se comprometer em enviar um breve relatório de como o mesmo está sendo usado.

A proposta deverá ser enviada para o e-mail umlugarseguro@yahoo.com.br, que será analisada pelo Núcleo de Proteção da Rede Mãos Dadas que retornará com o valor da postagem e mais uma contribuição de R$10,00 para cobrir gastos com o envio do Kit.

  • #1 escrito por josiane
    há 3 anos atrás

    olá meu nome JOSIANE trabalho com Ministério de crianças e adolescentes e quero muito fazer o curso,creio que nos ajudará muito.

    um grande abraço a todos

    • #2 escrito por elsie
      há 3 anos atrás

      Josiane, qual curso você deseja fazer?

  • #3 escrito por Simone Barbosa Mendonça
    há 3 anos atrás

    Vocês estão de parabéns com todos esses trabalhos, com muita dinâmica e ousadia.
    Gostaria muito de saber como faço para participar desse curso e dos demais voltados para trabalhos com crianças e adolescentes?
    Aguardo resposta.

    • #4 escrito por elsie
      há 3 anos atrás

      Simone, entendo que você se interessou pelo Claves, certo? O Claves é um curso livre que acontece mediante a articulação de parceiros em suas localidades em todo o território nacional. Quando uma pessoa manifesta interesse como você, enviamos o seu contato para a pessoa que coordena a realização dos cursos. Para isto precisamos de saber onde você está localizada. Você pode nos informar a sua cidade?

      Em Cristo que nos une,

      Elsie

  • #5 escrito por IONE S. AGUIAR
    há 2 anos atrás

    Gostaria de ter maiores informações e valores sobre esse kit, me pareceu bastante interessante. Trabalho com criança e adolescente acolhidas e também em situação de riscos junto ao Conselho Tutelar.

    Att. Ione

    • #6 escrito por elsie
      há 2 anos atrás

      Querida Ione, os kits são parte da capacitação. Eles podem ser obtidos se você entrar em contato com a Editora Esperança neste enderenço: http://www.editoraesperanca.com.br/ O nome do kit é “Kit Claves”.

      O material está disponível e pode ser adquirido, no entanto encorajamos você a buscar também uma forma de se capacitar para sua utilização. Para tanto, você precisa fazer contato com a Denise que lhe informará como as capacitações são realizadas. Envie sua solicitação de informações sobre as capacitações para cartas@maosdadas.org

  • #7 escrito por kamila marcondes
    há 2 anos atrás

    Ola gostaria de saber mais informaçoes .to fazendo ‘)curso de evangelizacao para criança me intererei pelo projeto ,queria participa para me capacitar para leva esse projeto , moro aqui na periferia de sp sao mateus ,

  • #8 escrito por Katia
    há 1 ano atrás

    Ola. Tenho interesse em obter maiores informações sobre o kit Um Lugar Seguro para as Crianças para trabalho numa escola pública num bairro de periferia. A escola é primária (até a 7a. classe).
    A violência e maus tratos a criança e adolescente tem índices bastante elevados no país onde trabalho. Aguardo o retorno sobre a solicitação.

    • #9 escrito por elsie
      há 1 ano atrás

      Querida Kátia, boa tarde!
      A Rede Mãos Dadas agradece o seu contato.
      Podemos continuar essa conversa por e-mail?

  • #10 escrito por Cristina
    há 1 ano atrás

    Boa Tarde,
    Gostaria de participar dos cursos de capacitação oferecido por vocês. Moro em São Paulo, na região de Santo Amaro. Há algum pólo aqui na região Sul?. Como consigo informações?.
    Obrigada, e fico no aguardo,

    • #11 escrito por elsie
      há 1 ano atrás

      Querida Cristina, boa tarde!
      A Rede Mãos Dadas agradece o seu contato. Podemos continuar essa conversa por e-mail?
      Um forte abraço!

  • #12 escrito por Pr. Mario Sergio
    há 8 meses atrás

    Graça e paz!
    Gostaria de informações sobre o curso um lugar seguro para crianças.
    Obg

    • #13 escrito por elsie
      há 5 meses atrás

      Prezado Pastor Mario, bom dia!
      Podemos continuar essa conversa por e-mail?

  • #14 escrito por adriana di loreto
    há 7 meses atrás

    bom dia

    estamos trabalhando com crianças carentes, numa escola aos sábados, mas sinto que precisamos de mais capacitação.
    como fazer o curso acima?

  • #15 escrito por Jacqueline Schalm
    há 4 meses atrás

    Necessito URGENTE resposta.
    Quero comprar KIT UM LUGAR SEGURO, aguardo.
    Att, Jacqueline

    • #16 escrito por elsie
      há 4 meses atrás

      Jacqueline, boa tarde!
      A Rede Mãos Dadas agradece o seu contato. Podemos continuar essa conversa por e-mail?

  • #17 escrito por Delnia
    há 1 mês atrás

    Qual das capacitações é a mais adequada para a formação de obreiros transculturais?