De mãos dadas seguiremos: norteados pelo Senhor ninguém se perderá

Iniciamos a 2ª etapa da Campanha Mutirão Mundial de Oração 2020, num ano que começou com oração e que, diante de tantas dificuldades, precisa terminar com oração.

→ Leve-me direto aos materiais do Mutirão Mundial de Oração.

Todos os anos, a Viva, organização que propôs e mantém o Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis já há 25 anos, envia para nós, no mês de dezembro, o tema da campanha para o próximo ano. 

Nossa equipe traduz o material e em seguida produz o nosso próprio, adaptando o tema para o contexto brasileiro. Como poderíamos prever em dezembro de 2019 (quando a Viva preparou o material) que a palavra de ordem em março de 2020, seria: NÃO aperte a mão de ninguém? Incrível! 

As mãos são instrumentos poderosos que Deus nos dá. Elas podem ser usadas para matar ou para proteger a vida, para ajudar uma criança ou idoso a comer, ou para roubar a comida daquele que é mais vulnerável.

As mãos podem demonstrar afeto ou agressão, socorro ou descaso. E é por isto que até o texto bíblico a usa como uma metáfora do cuidado de Deus para conosco. Ter o nosso nome gravado na mão do Pai significa que em nenhum momento ele se esquece de nós.
(Veja o versículo tema: Is 46.16). 

Quando uma criança sente medo ou fica apreensiva porque não sabe o caminho de volta para casa, ela instintivamente dá as mãos ao adulto responsável por ela. Ela faz isto porque sabe que ele a conduzirá a um lugar seguro. Ela não precisa temer.

Dar as mãos ao Pai para seguirmos adiante sem temor é o que precisamos fazer neste momento. 

E, por último, podemos pensar nas mãos como uma metáfora para o trabalho conjunto quando precisamos trabalhar numa grande obra de reconstrução. Muitas mãos unidas, trabalhando juntas podem erguer um grande muro que servirá de proteção para todos nós (Veja o estudo bíblico sobre Neemias). Nem todas farão a mesma coisa, mas todas trabalharão com o mesmo objetivo. 

De mãos dadas seguiremos: norteados pelo Senhor ninguém se perderá.

Convocamos você a unir as suas mãos (metaforicamente…) às dos seus irmãos, em oração por um grande movimento de cuidado pelo próximo em nosso país. Milhões de crianças sofrem todos os dias, o impacto do descuido e desprezo. Nem sempre o descuido foi direcionado a ela, mas é a criança o ponto final de toda ação egocêntrica dos que têm o poder como deus.

Neste tempo de reconstrução da nossa sociedade pós-coronavírus precisaremos de todas as mãos, todas unidas, todas prontas a se doarem, por uma causa comum: o shalom, a paz, a vida harmônica na qual os pequeninos serão prioridade de fato e em verdade. 

Nosso desejo, que também é o propósito do Pai, não será completamente possível neste ponto da história, mas será a regra absoluta do Reino de Deus quando Jesus voltar. Porque cremos nesta realidade futura, trabalhamos com fé no presente, e como Cristo ordenou, de mãos dadas! 

 

  • Elsie Gilbert, é missionária , jornalista e coordenadora  da Rede Mãos Dadas.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *