A 6ª  Campanha Meu Educador Social Cristão tem como tema “De mãos dadas seguiremos, com a criatividade que só Deus pode nos dar”.

O objetivo da campanha é celebrar o papel relevante e muito criativo dos educadores sociais espalhados por todo o território nacional, especialmente nestes tempos de pandemia. O versículo tema é “Nosso Deus lutará por nós” (Ne 4.20b).

→ Leve-me direto ao Guia do Meu Educador Social Cristão.

 

O que faremos este ano?

A campanha vai do dia 15 de setembro a 15 de outubro e conta com três eixos de ações: 

  1. Celebrações locais. Convocamos nossos parceiros a realizar eventos de celebração para seus educares sociais usando o guia da campanha para este fim. O estudo bíblico sobre a criatividade de Neemias será de grande relevância para o nosso contexto atual. Baixe o guia aqui.

 

  1. Campanha nas mídias sociais. Compartilharemos depoimentos de superação da crise provocada pela pandemia. Nos próximos 30 dias você poderá acompanhar as publicações na séria “Depoimentos BIS – Boas Ideias de Superação” para descobrir um pouco sobre como tem sido a atuação dos educadores sociais neste ano tão difícil para todos. Além disso, as crianças se mobilizaram para prestar homenagens aos seus educadores, num período em que ficaram privados desta convivência por vários meses. Siga-nos nas redes sociais.

 

  1. Lançamento do Podcast da Rede Mãos Dadas. Publicaremos uma entrevista por semana com uma pessoa de referência no trabalho social cristão. São pessoas com décadas de experiência, dispostas a compartilhar um pouco sobre um grande obstáculo na caminhada e os detalhes da provisão de Deus para aquele momento. Aguarde o lançamento!

 

O que queremos dizer com o nome desta campanha?

 

Meu – Todos nós temos um educador especial a quem honrar e agradecer; 

 

Educador Social – Esta é uma ocupação sub-reconhecida e no entanto essencial para a sociedade. Ela inclui todos os que se dedicam ao trabalho de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.

Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ela tem o código 5153 que vem subdividido em 6 sub-códigos diferentes. Para nós da Rede Mãos Dadas, educador social se refere a todos que exercem as funções designadas por esta ocupação, quer seja de forma voluntária ou formalizada, quer tenham o reconhecimento em suas carteiras de trabalho ou não.

Setenta por cento do trabalho neste setor é feito de forma voluntária e a maioria destas pessoas dedicam sua maior atenção às crianças e adolescentes.

 

Cristão – Para ser um educador social, a pessoa não precisa ser um cristão. Muitas pessoas exercem este papel com competência, seriedade e movidos por ideias altruístas.

A Rede Mãos Dadas escolheu incluir o “cristão” porque encontramos um número grande de pessoas envolvidas no trabalho social e que estão ali por motivos intimamente ligados à fé cristã. Elas dão suas mãos às crianças e adolescentes como expressão do seu amor e obediência a Jesus Cristo. 

 

A Rede Mãos Dadas estende o termo educador social cristão para incluir a todos os que exercem funções junto a crianças e adolescentes socialmente vulneráveis. Para saber se a Rede Mãos Dadas considera você um educador social cristão, visite-nos aqui. 

 

A mensagem da campanha este ano é muito clara: Deus é fiel. Sua presença neste ano tão incerto e turbulento foi sentida de inúmeras formas. Tragamos então à memória aquilo que nos dá esperança! 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *