Como educador, você já deve ter ouvido falar da importância do acolhimento das crianças no seu ambiente de trabalho, seja escola, projeto social ou igreja. Há também muita fala cobre a participação infantil como um direito das crianças. E por fim, fala-se do sentido de pertencimento como aquele sentimento que nos dá a coragem de discordar e lutar por algo importante porque nos sentimos membros efetivos de um grupo cujos objetivos são importantes para nós. Isto acontece, mais frequentemente na família, onde sentimos que somos membros para a vida. Ninguém pode nos expulsar.

O ex-técnico da seleção brasileira é recordista mundial de participações com título na Copa do Mundo de Futebol. Foram 7 participações e 5 títulos! Em 1997 ficou famoso com a sua declaração: “Vocês vão ter de me engolir!”

Só diz isto que tem um sentido de pertencimento muito forte. Zagallo sabia do seu valor para o futebol brasileiro e isto lhe deu a coragem de se defender de seus críticos.

Mas e o que fazer quando nos falta este sentido de pertencimento? Sabemos que as consequências de uma vida “nas margens” se arrastam e nos prejudicam por toda a vida. É por isto, que a Rede Mãos Dadas gostaria de ouvir a sua voz sobre o assunto e elegeu para a Campanha Meu Educador Social Cristão de 2018 este tema: “De quem você ê? A sua vocação depende de uma boa resposta à esta pergunta!”

Participe conosco respondendo a esta pesquisa logo abaixo!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *