RMAconteceu entre os dias 15 e 16 de julho na sede da Igreja Batista da Redenção, em Belo Horizonte, o Fórum Miquéias Global. O evento, que tinha como objetivo refletir sobre a integralidade da Missão de Deus nos dias atuais e lançar o movimento Miquéias Brasil, contou com a presença de 95 pessoas que representavam 53 redes, coletivos, igrejas e denominações evangélicas de 12 Estados da Federação.

No primeiro dia do Fórum os participantes pensaram sobre a própria Rede Miquéias e os atores envolvidos neste novo começo no Brasil. A programação seguiu com uma rica discussão teológica e social. A primeira foi a reflexão sobre o atual cenário político no Brasil e a influência evangélica neste cenário. O palestrante foi o sociólogo Paul Freston. A mesa contou ainda com a contribuição do historiador Lyndon Araújo, do Conselho Coordenador da Aliança Evangélica.

Paul Freston alertou para o fato que “o estado natural da comunidade cristã é que seja plural politicamente”, razão pela qual “como se comportar é mais importante do que aquilo que se fala”. Enfatizando que “não podemos abrir mão da ética cristã ao tratar da política e nem dos ideais políticos bíblicos, como justiça, combate à desigualdade e defesa da democracia, baseados na antropologia cristã”.Lyndon de Araújo, ao fim de uma análise da conjuntura sócio-política brasileira, chamou os presentes a se espelharem em Jesus, que tinha lucidez sobre quem era Herodes (o governante de plantão), ao mesmo tempo que tinha clareza sobre sua missão.

No segundo dia (16), Valdir Steuernagel, Embaixador Global da Aliança Cristã Evangélica Brasleira, fez um apanhado histórico da caminhada evangélica na Missão Integral e Paul Freston analisou a Missão Integral no cenário político atual. Um dos pontos altos foi o painel “Considerações sobre o negro, o indígena e questões de gênero no contexto da Igreja Evangélica Brasileira”, com as participações dos pastores Luis de Jesus e Jader Oliveira, e de Kezzia Cristina, assessora pedagógica da Diaconia. Valdir lembrou que a Rede Miqueias se inspira na fala profética de Miqueias (6.8), “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Lembro que não se trata da “busca de algo novo, mas a busca da permanente fidelidade”.

Sobre Miquéias

Presente em todos os continentes, trata-se ao mesmo tempo de um movimento e de uma rede de cristãos que comungam da Visão de comunidades que vivem a vida em toda a sua plenitude livres da pobreza, injustiça e conflito. No âmbito global, a Rede Miquéias conta com a parceria e apoio de grandes organizações, como Aliança Evangélica Mundial (WEA), razão pela qual a Aliança Cristã Evangélica Brasileira apoiou essa iniciativa e segue envolvida com ela. Líderes da Aliança participaram da organização do evento e do programa, como: Christian Gillis, Lyndon dos Santos, Soraya Dias, Valdir Steuernagel e Wilson Costa.

Missão:
Arraigados no Evangelho nos convertemos em agentes de mudança em nossas comunidades e nos tornamos catalizadores para a transformação da missão através da promoção da abrangência da missão redentora de Deus em Cristo.

Objetivos:
– Movimento Miquéias: dar uma resposta unida advogando pela redução da pobreza e pela promoção da justiça, igualdade, equidade, reconciliação, segurança e bem estar para todos.
– Rede Miquéias: proporcionar uma plataforma para a aprendizagem compartilhada, a reflexão e a ação corporativa, a demostração da missão integral e a facilitação de um centro de provisão de informação expresso por indivíduos e grupos corporativos (família, igreja, comunidade, trabalho)

Encaminhamentos
Durante o Fórum Miquéias Global foi eleito um Comitê de Miquéias Brasil para levar adiante os seguintes objetivos:
1. Promover, encorajar e motivar os cristãos a adotarem e a praticarem a missão redentora de Deus em todos os seus aspectos;
2. Capacitação dos membros na perspectiva integral baseada na Palavra de Deus para responder às demandas do mundo por meio da prestação de auxílio em meio à necessidade. Promoção do desenvolvimento, cuidado do meio ambiente, clamor pela justiça através da proclamação e demonstração do amor de Deus;
3. Servir e compartilhar uns com os outros fortalecendo a interdependência e aumentando nosso impacto e responsabilidade mútua.
Membros do Comitê Miquéias Brasil: André Nascimento, Dorothéa Luz, Usiel Souza, Morgana Boostel, Tânia Wutzki, José Marcos Silva, Christian Gillis, Mayara Suni, Walter Feckinghaus, Tarcísio Porto, Sérgio Andrade e Serguem Jessui

Agenda
Congresso Miquéias Brasil
• Data: 27 à 29 de junho de 2017 em Vitória, Espírito Santo. Brevemente serão enviadas informações detalhadas sobre a programação do evento. Tome nota!
Para mais informações sobre Miquéias Global acessar – http://www.micahnetwork.org/pt-br

(Por Wilson Costa, com contribuições da notícia de Tearfund, por Érica Neves.)

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *