Muitas comunidades em risco de tráfico apresentam baixos índices de alfabetização. A comunicação através de gravuras é uma forma eficaz de conscientizar as pessoas sobre as mentiras que os traficantes usam para enganá-las. Você pode usar estas gravuras ou redesenhá-las para refletir o seu contexto.

Passo a passo 96 _ imagem 1

Gravura 1: Proposta de casamento
Um homem pede em casamento a filha bonita de um casal. Sua verdadeira intenção é bem diferente: vender a jovem para um bordel.

Gravura 2: Proposta de emprego
Uma mulher oferece a uma jovem um emprego numa fábrica de confecções para que ela possa sustentar a família. Na verdade, ela pretende fazer a jovem trabalhar sem salário.

Gravura 3: Namoro
Um homem diz a uma jovem que a ama, e ela se apaixona por ele. Eles saem para um passeio romântico, que termina num bordel, onde ele a vende.

Gravura 4: Viagem para a cidade
Uma mulher convence a amiga e colega de trabalho nos arrozais a visitar a cidade. Na verdade, ela pretende vender a amiga para um bordel.

Gravura 5: Exploração
Todo tráfico leva à exploração. A exploração pode ser através de prostituição ou outro tipo de trabalho não remunerado (por exemplo, em fábricas, agricultura ou restaurantes).

Gravura 6: Empregador rico
Uma mulher diz a uma família que vai levar a filha deles para trabalhar para um homem rico na cidade. Na verdade, ela pretende forçá-la a trabalhar como empregada doméstica sem salário.

Gravura 7: Rapto
Um traficante aproxima-se de crianças brincando num campo longe do povoado e diz que seus pais mandaram que elas o acompanhassem. Na realidade, ele planeja vendê-las para prostituição infantil.

Gravura 8: Trabalho no exterior
Um homem conversa com jovens e oferece-lhes bons empregos com bons salários no exterior. Os jovens ouvem entusiasmados. Na verdade, ele pretende traficá-los.

Gravura 9: Adoção
Uma mulher oferece dinheiro a uma mãe para adotar seu filho. A mãe deseja dar uma vida melhor do que ela pode oferecer ao filho. Na realidade, ele será vendido e explorado.

Este material foi adaptado a partir de um cartaz original de combate ao tráfico produzido pela World Relief, Camboja. Site: www.worldrelief.org

 


Artigo publicado originalmente no Passo a Passo 96, em maio de 2015 pela Tearfund.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *