Passo a passo 85_ imagem 2Crie o hábito de carregar consigo saquinhos ou envelopes velhos para estar sempre pronto para coletar sementes de árvores boas.

Colete somente as sementes totalmente maduras de árvores fortes e saudáveis. Pegue sementes dos melhores exemplares disponíveis da árvore. As sementes contidas em vagens ou frutas devem ser retiradas. As frutas pegajosas, como o tamarindo, precisam ser deixadas de molho na água para que as sementes possam ser retiradas e secadas.

As sementes devem estar bem secas antes de serem armazenadas. Use rótulos claros. Algumas sementes, especialmente as muito duras, podem permanecer boas por muitos anos. Porém, algumas sementes macias, como as sementes de nim ou de maçã kei, mantêm-se apenas por algumas semanas. Use sementes frescas sempre que possível.

Texto adaptado a partir de Agroforestry – A PILLARS Guide, publicado pela Tearfund. O Guia explica como criar um viveiro de árvores, plantar sementes, cuidar das mudas e plantá-las com êxito. 


Atividade em grupo

  • Conversem sobre os tipos de recipientes disponíveis que seriam úteis para armazenar sementes. Eles devem estar limpos e secos e devem ser capazes de evitar a entrada de ar e umidade. Algumas ideias são: potes de vidro, latas, recipientes de plástico, sacos de plástico ou cabaças.
  • Em grupo, preparem recipientes adequados e rótulos. Depois, se possível, saiam e coletem algumas sementes. A época ideal do ano para coletar sementes varia, dependendo da espécie de árvore. Deixem as sementes secarem bem antes de colocá-las nos recipientes.
  • Que fontes de sementes de árvores as pessoas conhecem? Estas fontes podem ser o Departamento Florestal, o Ministério da Agricultura ou ONGs locais.

 


Artigo publicado originalmente no Passo a Passo 85, em setembro de 2011 pela Tearfund.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *