Compilado por Rebecca Dennis 

Os jogos de tabuleiros podem ser divertidos de jogar e podem ser usados para ensinar adultos e crianças (de sete anos para cima) algumas lições importantes. Um exemplo é o jogo popular de Cobras e Escadas, mostrado e explicado nestas páginas. Um dos pontos fortes deste jogo é que as mensagens e a linguagem podem ser adaptadas para a situação local. Esta versão mostra como os riscos diários podem ser reduzidos e o que pode acontecer se não os gerirmos.

Os jogos de tabuleiros funcionam melhor quando as mensagens no tabuleiro são adaptadas para questões dentro da sua comunidade. Você pode fazer o seu próprio jogo de tabuleiro, copiando o tabuleiro numa folha grande de papel, papelão ou madeira e adaptando as mensagens. Procure colocar as mensagens mais importantes nas escadas ou cobras mais compridas para enfatizar sua importância.

Peça aos jogadores para que discutam os problemas (cobras) e as soluções (escadas) em que caem durante o jogo. Quando o jogo terminar, discuta quaisquer problemas ou soluções relevantes que não tiverem sido mencionados. Discuta também sobre o que as pessoas podem fazer para gerir os riscos diários na sua própria vida.

 

Passo a passo 79_ imagem 1Cobras e Escadas 

Este jogo é adequado para adultos e crianças (de sete anos para cima).

 

O QUE É NECESSÁRIO

Dado
Sementes, pedras ou conchas como peças
Tabuleiro do jogo – baixe o tabuleiro (Aqui!)

(Se você não tiver um dado, copie o molde com números da página ao lado num pedaço de papelão ou papel duro e enfie um fósforo ou palito no centro. Gire o palito suavemente. Quando o dado parar de girar, o lado que estiver para baixo será o número usado.) 

 

COMO JOGAR

Este jogo pode ser jogado por duas a seis pessoas ou equipes. Cada jogador usa uma peça para mostrar o lugar que ele ocupa no tabuleiro.

Os jogadores jogam o dado um por um. O que tiver o número mais alto começa o jogo.

O primeiro jogador joga o dado e move sua peça de acordo com o número indicado pelo dado, começando com a posição 1, indicada por INÍCIO. Os jogadores, então, jogam o dado um de cada vez e movem suas peças.

Se o dado cair em seis, o jogador move sua peça seis posições e, então, joga o dado pela segunda vez.

Se a peça cair na cabeça de uma cobra, o jogador move sua peça para o rabo da cobra. O jogador lê a mensagem na cabeça e no rabo da cobra para todos os jogadores. Todos os jogadores, então, discutem brevemente a questão. A vez do jogador termina e, na sua próxima jogada, ele recomeça a partir do rabo da cobra.

Se uma peça cair na base de uma escada, o jogador move a peça para o topo. Ele lê a mensagem na base e no topo da escada para todos os jogadores. Eles, então, discutem a questão. A vez do jogador termina no topo da escada e, na sua próxima jogada, ele recomeça a partir desta posição.

O primeiro jogador a alcançar o FIM vence o jogo.

 


Artigo publicado originalmente no Passo a Passo 79, em setembro de 2009 pela Tearfund.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *