Visão Mundial

Marilee Pierce, filha do fundador Bob Pierce

Transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens tem sido a principal missão da Visão Mundial, maior organização não-governamental de apadrinhamento em todo mundo, que completou em 2015, 40 anos de atuação no Brasil. Para comemorar a data, foram programadas uma série de atividades com a presença de Marilee Pierce, filha do fundador Bob Pierce, que visitou quatro cidades onde a VMB tem atuação – Manaus, São Paulo, João Pessoa e Recife.
A Visão Mundial é a maior organização de apadrinhamento em todo o mundo com foco no bem-estar de crianças, adolescentes e jovens. Atua no Brasil há 40 anos através de programas e projetos de combate às causas da pobreza e trabalhando em parceria com as comunidades. Motivados por valores cristãos, nos dedicamos a trabalhar com as pessoas mais vulneráveis, independentemente de religião, raça, grupo étnico ou gênero.

O compromisso da Visão Mundial é promover a justiça para a infância, a ajuda humanitária e a reabilitação de modo a garantir um desenvolvimento transformador e sustentável, trabalhando em parcerias com as comunidades com foco no bem-estar de crianças, jovens e adolescentes. Em 2014, a Visão Mundial desenvolveu ações focadas em proteção infantil, educação, mobilização política de crianças e adolescentes e oportunidades econômicas para jovens e famílias, beneficiando 189.858 pessoas diretamente e 569.574 indiretamente em 10 estados brasileiros, sendo eles: Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Amazonas, São Paulo e Paraíba.

Tendo como sua principal fonte de financiamento o Apadrinhamento, a Visão Mundial conta com padrinhos e madrinhas que vivem em diversas partes do mundo e doam mensalmente o valor correspondente a 50 reais destinado à viabilização de atividades que acontecem 35 Programas de Desenvolvimento de Área (PDAs), ou seja, locais dentro das comunidades onde são desenvolvidos os projetos. Além disso, eles acompanham o desenvolvimento da criança que apadrinham através de cartas, fotos, cartões, informações pessoais e familiares dela, dados sobre a comunidade em que vive, relatórios enviados regularmente, e até mesmo, visitas presenciais acompanhadas por funcionários da organização.

Para Maria Carolina Silva, Diretora de Advocacy e Mobilização, “A principal maneira de atuar da Visão Mundial, é estabelecendo parcerias com as comunidades mais vulneráveis e desenvolvendo com elas ações para a melhoria do local, considerando as especificidades de seu contexto. Por exemplo, se uma comunidade tem como seu maior desafio a precariedade na Saúde, então focamos nossos maiores esforços nesse sentido, mobilizando os moradores, governos e outros grupos organizados, além de realizar atividades diretas com as crianças e adolescentes, como aulas de informática, teatro, música, esportes, oficinas de saúde, proteção contra o abuso e exploração sexual, participação e monitoramento de políticas públicas, entre outros”, explica.

A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países no mundo há 60 anos e tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU), sendo chamada para opinar e dialogar em grandes eventos que envolvem a Sociedade Civil e Direitos da Infância.

 

Quem é Marilee Pierce?


Filha do fundador da Visão Mundial, Bob Pierce, Marilee Pierce vem defendendo os direitos de mulheres e crianças ao redor do mundo desde 2001. Ela descreve sua motivação como “um coração simples de mãe combinado com a paixão por ver o alívio para quem está em sofrimento”. Escritora e palestrante, Marilee redescobriu na Visão Mundial uma paixão pelo ministério que seu pai havia começado cinco décadas antes, história que ela conta em seu livro Man of Vision.

Hoje, Marilee viaja o mundo para falar em nome das crianças afetadas pela pobreza “colocando um nome e um rosto para as questões esmagadoras do nosso tempo, capacitando pessoas comuns a fazerem a diferença”. Ela é uma voz inspiradora para engajar igrejas, grupos de mulheres e jovens a se comprometerem com a causa dos pobres, principalmente os impactos da pobreza na infância.

Por ocasião dos 40 anos da Visão Mundial no Brasil, Marilee esteve no Brasil entre os dias 9 e 20 de setembro, passando pelas cidades de Manaus, São Paulo, João Pessoa e Recife para falar sobre a atuação da organização, a diferença que tem feito na vida de milhares de crianças e os desafios para a infância daqui para frente. Em sua agenda, estavam programadas visitas a comunidades e conversas com líderes cristãos e igrejas.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *