p1O Projeto Calçada está ativo no Brasil desde 2002 e já realizamos capitalizações em 17 estados e o Distrito Federal. Já capacitamos quase mil educadores para aconselharem crianças em risco e as ajudarem a recebem cura de seus traumas e afirmação, o que tem um impacto duradouro não só para elas, mas também para suas famílias e comunidade, criando um efeito multiplicador de transformação.

Ainda não havíamos chegado ao Piauí, até que uma educadora decidiu se dedicar e estudar a metodologia de capacitação através do DVD, o novo recurso que desenvolvemos recentemente. A Jandira é uma pessoa corajosa e logo comunicou à coordenadora Luciana que estava pronta para começar a praticar capacitando membros de sua equipe da MEAP – Missão Evangélica de Assistência aos Pecadores. Eles nos Contam sobre os ribeirinhos:

“Os moradores têm como característica forte: a desconfiança; são pacatos, são agressivos e sarcásticos. Há p2muitos jovens; eles praticam o futebol, gostam muito de festas e bebedeiras. Não existe casamento, mas “ficam juntos” no dizer deles, e isso começa muito cedo, principalmente para as moças. As crianças são tranquilas, têm sede do aprender, porém são lentas, certamente pela forma como vivem e alimentam-se. São amáveis; é bom trabalhar com elas. A água é de cacimba, e muito escassa, principalmente, pela seca atual. Na questão saúde, vivem a base de curandeiros, pois não há atendimento médico a não ser via Canárias e Parnaíba, que fica bastante longe. Saneamento básico nem pensar. A televisão chegou somente há pouco, o que os deixa encantados.”

Jandira sabe da urgência de ajudar as crianças, então após algumas conversas com a Luciana, a Jandira se mostrou preparada e segura que Deus a usaria de forma tremenda para levar esta ferramenta a outros educadores capazes de atender às necessidades emocionais e espirituais das crianças.

p3Nos dias 19 a 22 de outubro aconteceu a primeira prática da Jandira, quando capacitou seis pessoas e demonstrou que não parará por aí. Ela tem um grande desafio pela frente e é grata pelo recurso didático (o DVD) e o acompanhamento à distância do Projeto Calçada que a possibilitou acelerar o processo do curso e já começar a abençoar vidas.

Nosso sonho é que muitas outras crianças quebrem o ciclo de trauma e negligência.

Agradecemos a sua participação em ajudá-las a encontrarem um futuro positivo para si mesmas, e para o país.

 

  1. Obrigada, Elsie, por publicar esta notícia. Estamos realmente felizes que a capacitação da Jandira foi um sucesso e temos certeza de que mais crianças serão abençoadas.
    Que Deus os abençoe grandemente!
    Clenir

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *