Luis Cesari, Juventud para Cristo, Uruguai, fundador do Claves e James William, menino que gosta de se divertir!

Luis Cesari, Juventud para Cristo, Uruguai, fundador do Claves e James William, menino que gosta de se divertir!

No Encontro de Planejamento de Mãos Dadas, ocorrido nos dias 26 e 27 de fevereiro, o grupo ali reunido se lembrou que a Rede Mãos Dadas tem oito anos completos de caminhada como o Programa Claves no Brasil. O lembrete veio por meio do James William, que completa agora em maio 9 anos de vida. Ele foi o participante mais novo–tinha apenas 3 meses– da primeira oficina do Claves em solo Brasileiro. A oficina aconteceu em julho de 2005 na cidade do Rio de Janeiro. Como o James William também acompanhou sua mãe para o Encontro de Planejamento, também no Rio, a lembrança se destacou para todos ali presentes.

Nesta sexta-feira o próprio James William participará do primeiro de uma série de encontros do Claves promovido já pela segunda vez pelo Departamento Infantil da Igreja Presbiteriana de Viçosa para todas as crianças que participam da União Presbiteriana de Juniores daquela igreja. A educadora cristã, Darteclea, contou aos pais reunidos depois da escola dominical neste domingo como foi proveitoso para as crianças a primeira rodada de oficinas com o material.

Ela também explicou os objetivos do Claves que são:

  • ajudar a criança a reconhecer a beleza do seu corpo, o valor de preservá-lo, cuidar bem dele e desfrutá-lo como um presente dado por Deus;
  • ajudar a criança a identificar seus próprios sentimentos e saber dar nomes a eles;
  • ajudar a criança a saber lidar com segredos, especialmente aqueles que fazem mal para ela;
  • ajudar a criança a saber identificar adultos de confiança e a perceber a importância de comunicar com eles sempre quando sentir a necessidade de ajuda para lidar com seus problemas;
  • ajudar a criança a saber lidar com situações difíceis e complexas que possam lhes afligir.

Os criadores do Claves acreditam que estes são alguns fatores protetores que podem ser desenvolvidos em todas as crianças. Quanto mais forte elas estiverem, mais fácil será para nós intervirmos agilmente em qualquer situação de violência (incluindo a violência sexual) que venha a ameaçar a integridade física e emocional de nossas crianças. Queremos evitar assim, anos de silêncio e sofrimento por parte da criança.

De 2005 para cá, o Claves Brasil já realizou a oficina Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis inúmeras vezes e já capacitou 2.645 educadores para o uso adequado do Kit Claves. As capacitações ocorreram em mais de 37 cidades diferentes, atingindo 17 estados: AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RJ, RN, RS, SP, TO.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *