O tema Natal saiu totalmente de nossas preocupações ontem porque nossa cadela de 14 anos faleceu! Meu filho, James William, perguntou chorando porque isto tinha acontecido. Eu disse: “Porque ela era bem velinha e não resistiu.” Ao que ele respondeu: “Como no Marley e Eu”? Nunca fiquei tão agradecida pelo poder educador de um filme!

Hoje, as crianças já se recuperaram e vamos avançar nos planos. Fizemos uma reunião e eles decidiram que o tema para o natal deste ano será “Natal Solidário”. O versículo escolhido foi “Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. Lucas 10:27

Antes de chegarem a estas conclusões, eu perguntei qual era o significado do natal numa conversa que envolvia meus dois filhos, Victoria, 11, James William, 8, e minha sobrinha Alice, 9. Eles responderam que o natal era a comemoração do nascimento de Jesus. Perguntei então porque isto era importante. Minha filha disse, “Mãe, o dono do universo resolver vir morar aqui, é maltratado, acaba morrendo, tudo para nos salvar, e você está perguntando por que isto é importante?” Alice disse “Acho que esta pergunta da Tia é uma pegadinha…”

Eu insisti: “Ah, mas a gente sabe disto o tempo todo. Qual é a graça do natal?” Foi aí que eles começaram a pensar em temas. Um disse que o natal era alegria, outro disse que como Jesus nos mandou amar ao próximo, que o natal era solidariedade. O James William lembrou que Jesus era um grande artista porque ele fez tudo o que existe. E por fim, lembraram que Jesus foi criança, poderiam também pensar num natal com o tema Jesus Criança. Bom, ao final desta conversa eles decidiram que queriam ficar com o tema Natal Solidário porque queriam fazer coisas boas para o próximo. Decidiram fazer três ações: um presente para os adultos, um presente para duas meninas muito pobres que frequentam a nossa igreja e uma lata de biscoitos de aveia para entregar na casa de acolhimento da cidade.

Mas a reunião não parou por aí. Eles queriam programar cada um dos dias nos quais nossas famílias estarão reunidas. E foi o que fizeram. Criaram uma tabela e colocaram para cada dia uma programação. Nesta altura da reunião, o James William começou a dizer que não estava gostando de nada, que estava tudo ruím. Quando começamos a dar a caneta para ele preencher a tabela e passamos a alternar a tarefa de escrever entre as três crianças, aí a programação começou a ficar muito boa para ele!

Faltam apenas dois dias para os parentes chegarem e as crianças estão empolgadíssimas!

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *