A Campanha Bola na Rede convocou cristãos em todas as cidades sede da Copa do Mundo para se manifestarem neste último Dia 18 de Maio em favor dos bons tratos de crianças e adolescentes e contra a violência que continua vitimizando milhões de “pequeninos” no Brasil e no mundo. O que mais nos constrange a defender a criança é a palavra de Jesus:

“E Jesus continuou: E quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para esta pessoa ser jogada no mar, com uma grande pedra amarrada no pescoço.” Marcos 9:42 BLH

Uma das ferramentas mais usadas nas manifestações desde sábado foi a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos, uma ideia desenvolvida pela Juventud para Cristo, a versão Uruguaia Mocidade para Cristo, localizada em Montevideo. A Campanha de Vacinação mobiliza adolescentes para vacinarem os adultos pelos bons tratos. A vacina é uma balinha, ou algo doce, que simboliza os bons tratos que o adulto promete dar para as crianças ao seu redor. Antes de sair às ruas, os adolescentes, protagonistas principais da campanha, recebem capacitação por meio de várias oficinas onde os bons tratos em todos os níveis sociais são discutidos.

Veja alguns relatos neste fim de semana:

 

Em Salvador, BA

IMG_1684

Campanha de vacinação realizada em Salvador – BA

A mobilização foi realizada  em frente ao Shopping Iguatemi. Contando com a participação de 62 pessoas, dentre elas crianças e adolescentes de diversas denominações.  Foi feita a distribuição de folhetos, exibição de faixas nos sinais da cidade e panfletagem para as pessoas que estavam presentes. Foi feito um trabalho de explicação para mostrar a importância da campanha de vacinação. Ao todo aproximadamente 600 pessoas foram vacinadas pelos bons tratos. Ao final contamos com a participação de um jovem pastor que finalizou com orações, ele trabalha em uma comunidade muito carente e convive de perto com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Quem nos informa: Luciney Luz

 

 

Em Curitiba, PR

2013-05-18 10.57.47

Campanha de vacinação realizada em Curitiba

 

Trabalhamos intensamente na divulgação da Campanha de Vacinação juntamente com a prefeitura de Curitiba e o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social). Foi um trabalho de conscientização e de abordagem direita com a população. Contando com panfletos, dentre outras atividades. Tudo isso foi realizado pelo projeto “Justiça no Bairro”. Tentamos mostrar qual é a importância de defender e lutar pelo bom trato para a criança e para o adolescente. O evento contou com mais de mil pessoas e aconteceu na sexta-feira, dia 17 de maio.

Quem nos informa: Wanda Hudson

 

 

 

 

Em Recife, PE

375035_660807930611458_665245272_n

Campanha de vacinação realizada em Recife – PE

A Visão Mundial mobilizou sua rede para a realização de mais uma Campanha de Vacinação em Recife. A galera do Projeto Sampa Sul, iniciativa da Visão Mundial na região do Capão Redondo (SP), também já está mobilizada para a Campanha Nacional de Vacinação Contra os Maus Tratos a Crianças e Adolescentes (“Um trato X Bom trato”). As crianças da Escola Estadual Chácara Santa Maria (que fica na comunidade) foram orientadas sobre seus direitos e como agir em casos de maus tratos (procurar ajuda e ligar para o Disque 100 e denunciar). Depois, cada criança foi “vacinada” com um sachê de mel.

Na mesma cidade aconteceram várias outras manifestações. Uma delas teve a participação direta do Pr. Ivaldo que nos conta:

A mobilização do Dia 18 de Maio ocorreu no domingo dia 19, às 9:00 da manhã. A programação constou de um teatro de rua procurando levar a comunidade a refletir sobre a situação de risco social, de como as crianças e adolescentes estão vulneráveis com o grande desenvolvimento da região alavancado pelo consórcio de Suape (     ). Nossa mobilização foi feita com doações e não nos custou quase nada. O líder e comunitário membro do Conselho de Moradores doou o seu carro de som e sua horas de trabalho, a Igreja emprestou seu equipamento de som, a Visão Mundial doou material para a campanha (20 kits de bonés, camisas, faixas, cartões de vacinação contra maus tratos, etc). Na ocasião as crianças e os adolescentes conseguiram realizar 52 vacinações, pela primeira vez em apenas três semanas de sensibilização e formação. O apoio da Rede Mãos Que Ajudam foi importantíssimo. Na panfletagem, foram distribuídos 550 panfletos, nas ruas, nos bares e na praia.

Quem nos informa: Pr. Ivaldo Sales

 

Em Cuiabá, MT

Campanha Bons Tratos Selo Comércio

Selo da campanha de vacinação

Especialmente para o dia 18 de maio deste ano em Cuiabá, realizamos mobilizações com faixas e cartazes e a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos. A ação ocorreu num espaço público, próximo ao evento da Ação Global. A experiência foi muito boa tanto pelo envolvimento dos adolescentes quanto dos adultos que trabalhavam e visitavam o evento e o retorno de cada um pela maneira de conscientização que a campanha possibilita. Os adolescentes abordavam os adultos que transitavam no espaço e iniciavam um diálogo sobre a promoção dos bons tratos. Faziam um linque com o Dia 18 de Maio e diziam que estávamos ali lutando contra a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Vários adultos também se aproximavam curiosos e ao mesmo tempo temerosos com o convite à vacinação pensando que tomariam de fato, uma injeção. Os cartazes também reforçavam a mensagem de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o disque 100. Em torno de 50 pessoas foram vacinadas e convidadas a espalharem a mensagem dos bons tratos.

Quem nos informa: Luciana Fernandes N. Da Silva

 

Esta é só uma pequena amostra. Mais informações estão disponíveis no blog da Campanha Bola na Rede. Para aderir ao movimento, entre em contato com o coordenador das atividades da sua cidade. Caso você queira fazer contato com um dos coordenadores faça contato conosco pelo e-mail cartas(arroba)maosdadas.org.  Não deixe de participar!

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *