Minha filha, Victoria, ouvindo a história de Samuelito, contada pela educadora cristã, Darticlea

Minha filha, Victoria, ouvindo a história de Samuelito, contada pela educadora cristã, Darticlea

Nos meus tempos de criança, o modelo mais usado na educação cristã da maioria das igrejas históricas era o modelo escola. Na minha experiência, tive até que fazer provas. Como minha mãe era a líder da educação na igreja e em casa nos contava as histórias da Bíblia antes de dormirmos, eu era uma das melhores alunas. Memorizei capítulos inteiros da Bíblia usando as revistinhas dos Memorizadores da Bíblia(*). O primeiro versículo decorado foi “De eternidade à eternidade, tu és Deus.” Chorava todas as vezes que a minha mãe contava a história de José do Egito (ótima contadora de história, a minha mãe). Reclamava quando os personagens nas histórias em flanelógrafo(**) eram repetidos de uma história a outra. E fazia bastante bagunça quando a professora da escola dominical repetia uma história que eu já sabia–o que acontecia com muita frequência.

Métodos usados na educação cristã seguem modelos que estão na nossa sociedade. Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens e eles são baseados, em parte, na forma como enxergamos as crianças. Existem outros modelos além do modelo escola. Na segunda parte do capítulo 1 do livro Children Matter, traduzido pela Rede Mãos Dadas para você, os autores discutem as vantagens e desvantagens de cada modelo. Desafiamos você a responder esta pergunta: qual é o modelo praticado na educação cristã da sua igreja? Quais são suas vantagens e desvantagens? Aproveite este recurso e ajude a sua igreja a proporcionar a melhor experiência de vida cristã para suas crianças!

Os modelos discutidos são:

  1. Modelo Escola
  2. Modelo Gincana
  3. Modelo Parque de Diversões
  4. Modelo Jornada dos Peregrinos

Qual desse é a sua igreja pratica? O último modelo, o modelo”Dança Divina” será publicado no último post desta série, aguarde! Veja pdf aqui!

 

 

(*) Memorizadores da Bíblia era uma missão norte-americana com trabalho no Brasil. O nome em inglês era Bible Memory Association, hoje Scripture Memory Fellowship.

(**) Não sabe o que é flanelógrafo? Visite o site da APEC, (Aliança Pró Evangelização de Crianças) eles ainda vendem flanelógrafos e lições completas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *