Ulisse frequenta uma paróquia no México onde acontece a Catequese do Bom Pastor. Esta catequese é um modelo de educação cristã criado por Sofia Cavalletti,  uma educadora católica leiga cuja trajetória contou com mais de 50 anos de dedicação a um alvo muito simples porém de vital importância para a fé cristã: ajudar a criança a chegar a Deus!

Ulisse é muito pobre e sua situação causa grande preocupação para o catequista que até se pergunta se o menino terá condições de compreender o que acontece durante a catequese. A oração de Ulisse transcrita abaixo foi traduzida do espanhol para o italiano, do italiano para o inglês, e agora, do inglês para o português! Portanto, é possível que haja alguma perda do seu significado original.

O texto de Ulisse foi transcrito da melhor forma possível, mantendo a pontuação original (ou falta dela) e usando-se pontos para designar áreas nas quais não foi possível entender o que ele tinha escrito.

Para Deus Ulisse

Eu te amo Deus eu gosto de você você é a minha salvação sem a sua luz eu não posso viver você é o meu coração meu amor você me faz ajudar o meu próximo  você é o meu amor você é o único Deus no mundo . . . sem você o mundo não existiria . . . você me ama e quer que eu seja o seu filho e que eu declare para você que eu sou o seu filho eu juro por você mesmo que eu te amo e que eu sempre te amei você é meu pai e eu sou seu filho você me ama e eu amo você com todo o meu coração com toda a minha alma você me deu vida você me deu olhos boca nariz cabeça você me deu tudo minha mãe gosta muito de mim ela me adora ela me ama e me dá tudo o que eu preciso de uma mãe ela é uma mãe tão boa e meu pai me dá tudo que eu preciso de um pai Deus eu não sei o que eu teria feito sem você você é a minha alma meu coração minha vida  . . . meu pai me adora minha alma você é melhor do que nós . . . meu pai cuida de mim e minha mãe você é o meu mundo meu sol minha lua minha água meu chão meu pão meu presente você é meu amor minha fruta meu mundo você é o méxico o país mais bonito sua mãe é a rainha do méxico e domina a america obrigado por me ouvir.

Fonte: “The Religious Potential of the Child, 6-12 years old”, Cavalletti, editora, anos. Oração traduzida por Elsie B. C. Gilbert.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *