Por Jeferson Cristianini

Mais um final de ano se aproxima e a linda história do Natal será mais uma vez contada. É claro que o nascimento de Jesus não foi no dia 25/12 e que a visão capitalista transformou o Natal de Jesus numa data para alavancar as vendas, mas nós, cristãos, celebramos sim o nascimento de Jesus. Todo final de ano, a sociedade ocidental lembra da celebração do Natal e, pelos séculos, separa um momento para reflexão e celebração do nascimento de Jesus, o Filho de Deus.

O pastor e teólogo Eugene Peterson, em seu livreto “A mensagem de Natal”, disse assim: “A história do nascimento de Jesus gera imensas consequências. O mundo está repleto de histórias e canções, quadros e peças de teatro que remontam à essa história, sem sinais de retrocesso”. A história do Natal perdura pelos anos e séculos por ser a mensagem fidedigna de que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Que mensagem linda e impactante.

Infelizmente, para muitos o Natal se tornou apenas uma época de troca de presentes, de comidas diferentes, de decoração com luzes piscantes. Mas, para nós é muito mais do que isso. O Natal não é uma festa comercial ou uma oportunidade para cairmos no pecado da gula, mas é uma chance de refletirmos sobre o amor de Deus revelado em Jesus Cristo.

A Bíblia nos mostra que por conta da nossa escolha pelo pecado, nos tornamos inimigos de Deus e assim “estamos mortos em delitos e pecados” (cf. Efésios 2:1), mas o Natal traz a mensagem de que podemos sair do estado de mortos para vivos para a glória de Deus, sair das trevas e sentir o brilho da luz de Jesus, que é a luz do mundo.

O Natal traz a mensagem real do que é vida a partir da perspectiva divina. Deus nos quer dar vida, por isso enviou Jesus. E é por isso que quando cantamos, encenamos, falamos ou pregamos a mensagem do Natal, essa mensagem ecoa em nós e promove transformações das pessoas que ouvem a mensagem cristã por meio do nascimento de Jesus, o Messias.

Peterson afirma: “Dia a dia, homens e mulheres – que se sentem mais mortos do que vivos -, quando ouvem, cantam ou veem esta história, redescobrem o completo, indizível e belo valor da vida. A história do nascimento de Jesus ainda encontra ressonância na vida das pessoas”.

Essa mensagem do Natal, das boas novas da salvação, é atemporal, e encontra pecadores durantes os séculos. Essa mensagem do Natal já foi ouvida por nós e nos transformou, por isso nós a anunciamos com certeza de que irá dar frutos de arrependimento para a glória de Deus. Essa mensagem do Natal de Jesus precisa ser anunciada por nós, a fim de que ela ecoe nos quatros cantos da terra e continue ressoando as pessoas que andam nas trevas.

A mensagem do Natal contém as boas novas de Deus, ou seja, a boa notícia de que Deus nos ama, nos quer bem, e quer nos dar a vida eterna por meio do perdão e da graça. A mensagem do Natal revela o amor e o plano redentor de Deus Pai e exige uma resposta de nossa parte. Os que creem na mensagem do nascimento de Jesus são chamados de “bem-aventurados” e assim vivem maravilhados com as bênçãos de Deus e com Suas lindas promessas, enquanto os que não creem continuam sem esperança e sem segurança de onde passarão a eternidade.

Eugene Peterson arremata assim: “O nascimento de Jesus é um nascimento com uma mensagem. É preciso toda a Bíblia para apresentar a mensagem completa, mas este nascimento é o seu centro: em Jesus, Deus está aqui para nos dar vida verdadeira”.

O nascimento de Jesus traz consigo uma linda mensagem do amor de Deus, uma linda coleção de promessas, e por isso devemos anunciar a mensagem do nascimento de Jesus a fim de que mais e mais pessoas creiam e confessem que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. Contemos e cantemos a mensagem do Natal de Jesus. Essa mensagem é poderosa e transforma vida, pois já mudou o curso da história.

  • Jeferson Rodolfo Cristianini é pastor da Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *