Por Jeferson Cristianini

Nos primeiros passos da nossa jornada cristã, aprendemos que precisamos nos alimentar espiritualmente para vencermos as tentações do mundo. Aprendemos que ao nos converter, somos comparados a recém-nascidos que precisam do leite para sua subsistência e nutrição. Dessa forma, assimilamos a lição de que precisamos nutrir nosso coração e mente com a Palavra de Deus e manter uma conversa com Ele através da oração.

A caminha cristã exige disciplinas, disciplinas espirituais. Nessa caminhada, desde os primeiros passos, somos estimulados pelos mais experientes a não nos apartar da nossa vida devocional, ou seja, de nosso tempo a sós com Deus, quando abrimos nosso ser em oração e meditamos na Palavra. É assim que buscamos intimidade e direcionamento espiritual.

É evidente que a vida devocional é o que tonifica o cristão para enfrentar os grandes desafios e vencer as tentações. Uma vida devocional equilibrada garante estabilidade e firmeza para o cristão enfrentar os dilemas da vida, viver no mundo e vencer as tentações. Manter uma vida devocional nos fortalece contra a maldade desse mundo.

Nos primeiros passos da vida cristã, aprendemos a valorizar o tempo da nossa devocional e não deixamos de fazer nosso momento devocional por nada. É prioridade. Aprendemos a começar e terminar nosso dia na presença de Deus.

É claro que as pessoas do nosso contexto percebem que nosso jeito de vida mudou quando começamos a investir tempo nas devocionais, pois nossa postura e linguajar mudou, nossa inquietação também mudou, nossos valores mudaram, e assim por diante. Os momentos de devoção mudam nosso ser e as pessoas percebem.

O pastor e teólogo Wayne Cordeiro, em seu livro Mentores segundo o coração de Deus, afirmou assim: “Quando você deixa de fazer suas devocionais um dia, você percebe. Quando você deixa de fazê-las por dois dias, sua família percebe. E, quando deixa de fazê-las por três dias, o mundo inteiro percebe”.

Nossa vida devocional revela nossa intimidade com Deus e impacta diretamente no nosso testemunho. Cuidar da nossa vida devocional é um investimento no reino de Deus, pois nós crescemos e nosso testemunho se torna eficaz. Cuide de sua alma e separe um tempo para suas devocionais com o Pai.

Jesus exortou aos irmãos da Igreja de Éfeso a voltar “ao primeiro amor”, e assim somos exortados a entender que precisamos voltar “aos primeiros passos da vida cristã”, ou seja, a uma vida devocional. Uma vida devocional agrada a Deus e nos ajuda a darmos testemunho fiel de que somos discípulos de Jesus. Invista na sua espiritualidade!

  • Jeferson Rodolfo Cristianini é pastor da Igreja Batista Nova Canaã Sorocaba.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *