Por Lucas Pedro

*Trecho retirado do e-book 7 Passos para a Evangelização Natural

Sempre que falamos em evangelização e missões no ambiente cristão evangélico, as pessoas pensam que para isso será necessário abandonar família, carreira e tudo mais para transformar-se em um missionário em terras distantes.

Este pensamento tem impedido e também servido de argumento para muitos cristãos não praticarem o ide de Cristo no dia-a-dia.

Pensando nisso, elaboramos uma pequena lista de simples ações para a prática da evangelização.

Porém, o primeiro passo deve ser a busca por uma vida cristã autêntica. Somente os verdadeiros discípulos de Cristo realizarão esta importante missão com naturalidade, sendo guiados e auxiliados pelo Espírito Santo.

Evangelizar exige uma vida cristã autêntica, na qual cada discípulo de Cristo deve relacionar-se com Deus, conhecer o Evangelho e testemunhar com a Vida.

 

1 – Relacionar-se com Deus

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Salmos 42:1-2

Todo cristão que anseia por Deus tem uma vida de oração. Aquele que tem necessidade da presença de Deus em sua rotina diária, tem o hábito de orar. É impossível viver uma vida cristã autêntica e missional sem depender de Deus em todas as áreas da vida. O cristão que evangeliza anseia pela presença de Deus e o busca continuamente.

O relacionamento com Deus, através da oração, confissão, adoração e estudo regular da Palavra, deve ser o princípio básico de vida do cristão.

2 – Conhecer o Evangelho

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17

Vivemos em uma época na qual as pessoas estão altamente preparadas para combater o Evangelho com outras crenças e também com o ateísmo. O cristão que pretende evangelizar precisa abandonar as respostas simples e prontas e se debruçar sobre os textos bíblicos para conhecê-los em toda sua complexidade.

É preciso ler, estudar e meditar para conhecer profundamente o genuíno Evangelho de Cristo. É preciso conhecer “As Boas Novas do Reino”.

3 – Testemunhar com a Vida

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. 1 Coríntios 10:31-32

A vida cristã não deve acontecer apenas dentro das quatro paredes da igreja. A vida do cristão que evangeliza acontece no cotidiano; no lar, no trabalho, na escola, na faculdade, no shopping, no churrasco e etc. O Evangelho de Cristo Jesus deve acontecer no palco da vida real, onde cada cristão testemunha de sua fé no meio em que vive.

Com base no relacionamento com Deus e no pleno conhecimento do Evangelho de Cristo, uma vida de testemunho pessoal coerente será inevitável.

 

Nunca estaremos perfeitamente prontos! Os três pré-requisitos que acabamos de apresentar fazem parte da jornada de todo cristão autêntico. A luta para seguir neste caminho permanece durante toda vida do crente em Cristo Jesus.

Não haverá um momento em que poderemos dizer: Estamos prontos! Porém, buscando a Deus de todo coração, podemos dizer: Envia-me!

Os passos seguintes são uma consequência natural de uma vida cristã missional que cumpre sua corrida de fé, como servos e embaixadores do Reino de Deus na Terra. Ide!

Lucas Pedro é autor do blog Transformai-vos. Atua na área de Comunicação e Web Design e ministra oficinas em diversas igrejas no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *