Jovem cristão,

Eu sei que a vida é um caminho aberto pra você. Sei também que você tem aí dentro uma vibração, uma expectativa boa sobre seu futuro. Isso é bom! Curta isso. Faz parte do pacote de uma juventude sadia. Sei que junto com isso tem um frio na barriga, aquela insegurança sobre o desconhecido, sobre o que virá. Eu sei. Faz parte também e é bom! Essa apreensão dá uma boa medida de prudência.

Sei também que você consegue visualizar alguns caminhos pra sua vida profissional, pessoal, amorosa. São simples imagens do futuro desejado. Te digo com experiência, são imagens poderosas que podem te encher de expectativa, te impulsionar. Mas elas também podem te frustrar lá na frente, pois podem simplesmente não acontecer como foram imaginadas, e isso pode te desanimar.

Essas visões, essas expectativas de futuro, são inevitáveis e fazem parte de um processo de amadurecimento saudável. Porém, como você é cristão, preciso te dizer; Deus também tem os caminhos dele pra você. Ao te chamar, ele também preparou rotas com um propósito pra sua vida. Um propósito no Reino dele.

Lembra quando a professora da igreja te ensinou sobre José do Egito? Aquele adolescente cheio de sonhos e grandes expectativas? Lembra dele? Ele também via um caminho bacana pra sua vida. Ele também percebia suas habilidades naturais pra liderança. Provavelmente, ele também tinha essas imagens sobre sua vida adulta, como líder de seus irmãos, de sua família. Mas, o fato era que Deus tinha feito planos pra ele.

José, como um jovem de Deus, trilhou o caminho que o Senhor planejou. José descobriu, na prática, que muitas vezes não guiamos nossa vida, mas somos levados por ela. Muitas vezes não nadamos na direção que desejamos, mas somos arrastados pela forte correnteza da vontade de Deus. Por que? Porque Deus tinha planos pra José. Porque Deus tinha um propósito pra ele.

E preciso te dizer: Deus também tem um propósito pra você. Você pode e deve ter seus sonhos, mas se você é de Cristo, o Pai tem os sonhos dele pra você. Em alguns momentos, você não vai gostar e vai se debater. Eu sei. Já fiz isso. Você vai tentar fazer algo do seu jeito. Em outros momentos, você vai cansar e se deixar levar. Mas saiba: Ele te guiará.

Apesar de ser levado pelas correntes de Deus, José também aprendeu rápido (e eu espero que você também aprenda) que ele tinha liberdade pra fazer muitas coisas. E ele foi o melhor jovem que podia ter sido. Como escravo, ele foi o melhor e se tornou líder. Ao ser preso injustamente, ele se tornou um líder na prisão e ao ser chamado por Faraó, se tornou administrador de todo Egito.

Ou seja, ele fez o que foi colocado em suas mãos da melhor forma que podia. Ele foi zeloso. Ele correspondeu às expectativas do dono das marés de sua vida. Ele correspondeu ao chamado de Deus.

Sinceramente, eu espero isso pra você. Que você não se deixe abater nem pela inveja, nem pelo poço sombrio, nem pela injustiça alheia, nem pela masmorra. Pelo contrário, desejo e espero que os cenários ruins te forjem, te tornem alguém forte e melhor, pra Glória de Deus.

Por fim, espero do fundo do meu coração de crente, que você tenha a mesma experiência de José ao reencontrar seus irmãos. Que você consiga perceber, assim como José, que tudo sempre teve um propósito muito maior do que você. Que você consiga ver que foi usado como uma santa ferramenta na mão de Deus e perceba que os caminhos Dele para sua vida foram muito melhores do que aqueles que você havia planejado. Que você perceba-se amado. Que perceba-se um agente do amor de Deus. Deixe Ele guiar sua vida.

Em Cristo Jesus e para Ele,
Lucas Pedro

  • Lucas Pedro é autor do blog Transformai-vos. Atua na área de Comunicação e Web Design e ministra oficinas em diversas igrejas no Brasil.
  1. Ao se passar por varias coisas na juventude até à idade adulta é realmente muito abençoador fazer essa leitura dos fatos segundo o agir soberano de Deus!! Traz muita paz ao coração e sanidade às emoções!!! Obrigado por esse texto, Lucas!! Muito oportuno e encorajador!! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *