Por Brisa Kelly

Foi em junho de 2016 que recebi o convite para participar do Experimento Marcos através de uma amiga da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB). O nome de cara me chamou muito a atenção e após uma explicação sobre do que se tratava, decidi participar. Eu nem imaginava a importância dessa experiência que viveria em breve.

O Experimento Marcos (ou The Mark Drama, em inglês) é uma peça teatral que apresenta todo o evangelho de Marcos em 90 minutos. Para esta peça não são necessários equipamentos, figurino ou profissionais. Basta apenas um grupo de 15 pessoas dispostas – que pode ser formado por integrantes de uma igreja local ou grupo da ABUB, por exemplo – e uma plateia atenta. Os grupos costumam fazer duas apresentações da peça em espaços que ficam a critério dos atores e diretores, mas geralmente opta-se por igrejas, escolas e universidades.

Participei da peça que aconteceu no Curso de Férias da ABUB Nordeste em Aracaju (SE), e para sua realização foram necessárias seis semanas dedicadas a um estudo intensivo do livro de Marcos, momento em que tive a oportunidade de me aprofundar neste evangelho, atentando-me para detalhes da narrativa que por vezes passam despercebidos. Além dessas semanas de estudos, tivemos três dias de ensaio igualmente intensos. Durante todo esse período, foram feitas duplas de oração para que o grupo intercedesse pela peça e por todos que ouviriam a mensagem.

No decorrer da apresentação, as sensações que tive foram diversas (a começar pelo frio na barriga). Mais do que alguém atuando numa peça, me vi nas narrativas do evangelho, assumindo o papel daqueles personagens tão humanos e contraditórios. Seja nos discípulos, que ora parecem decididos a seguir o Mestre onde for, ora não conseguem dar um passo de fé; ou nos religiosos, que querem colocar suas tradições acima dos mandamentos de Deus.

O Experimento Marcos foi para mim uma experiência para repensar a minha relação com Deus e com o próximo a partir do evangelho onde Cristo é o centro de tudo.

Para além da edificação pessoal, como a encenação apresenta cada evento do evangelho de Marcos de forma viva e poderosa, essas apresentações são grandes oportunidades de convidar amigos, família ou vizinhos que ainda não são cristãos! Há muitas pessoas que não estão abertas para uma conversa evangelística, mas que iriam assistir à peça.

Vamos compartilhar com todos e todas a verdadeira experiência com Jesus?

Quer saber mais? Acesse o site do Experimento Marcos ou envie um e-mail para: contato@experimentomarcos.com.br

  • Brisa Kelly, 24 anos. É formada em administração e vive em Mossoró (RN). É apaixonada por livros, viagens e desenhos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *