Por Ioná Nunes

Vou te contar algo que você provavelmente já sabe, mas pode ter esquecido: uma pessoa não é um rosto ou corpo. Há mais dentro de um ser humano do que em um poço profundo. Nossa aparência é apenas uma carcaça, não mostra quem somos de verdade.

Você já experimentou conhecer alguém? Ser íntimo dessa pessoa? Me refiro a compartilhar desde os medos não pronunciáveis até os defeitos mais vergonhosos; ver suas entranhas e deixar que o outro veja as suas também; mergulhar no âmago de alguém e desvendar coisas incríveis. Já?

Quem olha demais para a superfície de outrem esquece que por trás da derme que cobre os ossos, vasos sanguíneos e órgãos, existe uma pessoa a ser descoberta, valorizada pelo seu caráter e personalidade, e aceita e perdoada em suas falhas. A beleza é passageira e tão fútil que nem deveria ser considerada como requisito para aproximação entre duas ou mais pessoas.

Relacionar-se com alguém não se resume a um sorriso, rosto, olho, corpo bonito. Relacionar-se com alguém tem a ver com construir um laço forte a partir de materiais como um caráter admirável, personalidade agradável, maneira de enxergar a vida, o mundo e outros. Relacionar-se com alguém vai além do que consigo descrever, é uma vivência particular e profunda, desenvolvida quando se tem um tempo de qualidade, quando você lê outra pessoa e permite que ela te leia também.

Não seja hipócrita, não grite “abaixo a ditadura de beleza!”; o que você é é mais importante do que sua aparência, enquanto fica procurando perfeição exterior em alguém para se comunicar. Seja movido pelo prazer de conhecer o coração de alguém e não suas belas curvas, seus dentes retilíneos ou cabelo que emoldura perfeitamente o rosto. Que seu combustível para se relacionar com alguém seja a descoberta de um novo universo interior completamente diferente do seu, que vai te ajudar a melhorar e te desafiar a fazer as coisas que você sempre temeu.

E mais do que isso, seja esse tipo de pessoa para alguém. Você pode até ser atraído pela capa de um livro, mas é o que está contido nele te faz comprá-lo, a história que está sendo contada é que te prende e desperta o desejo de ler. Pessoas são histórias e só precisam que outras pacientemente, as escutem, leiam e apreciem cada palavra.

  • Ioná Nunes é jornalista.
  1. Reginaldo dos Santos Gomes

    Que texto incrível. Realmente as pessoas estão além do que podemos descrever, as relações não são tão simples e é bom abrir os olhos para isso.

  2. É o que tem faltado, intimidade sem algo em troca!!! Vivemos um Evangelho estranho em nossos dias, pois falamos muito do Amor de Deus, mas fica nisso, comunhão, intimidade, vida na vida muito pouca… Um texto lindo, que mostra que muita coisa deve mudar nos nossos relacionamentos 😉😉😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *