Por Rafaela Senfft 

A proposta da serpente a Eva, relatada em Gênesis, não está restrita àquele momento específico. A proposta da serpente é um eco que nos visita diariamente.

É muito difícil ajustar nossa alma à Palavra de Deus, às suas promessas, à vontade Dele pra nós. No Éden começou um desajuste, onde Adão e Eva deram ouvidos à proposta e desde então uma disparidade se faz constante.

Uma vontade alinhada entre Deus e Homem se fazia uníssona, mas a partir daquele momento se fez o conflito, a divergência. Autonomia, rebeldia e o protagonismo da vontade do ser ganharam espaço no coração humano.

O drama do Éden é diário em nossas vidas. Todas as manhãs a serpente vem nos visitar insistindo na velha e conhecida proposta. E é fácil subestimá-la, confiando na nossa capacidade, mas caímos da mesma forma na velha e conhecida história.

Quando nos voltamos para nós mesmos, egoístas, mundanos, buscando felicidade no bem estar pessoal, já estamos lambendo as nódoas do fruto amaldiçoador.

Precisamos tomar as armas citadas em Efésios, pautar nossa vida na Palavra, de verdade, nos entregar sem rédeas, até o auto protagonismo recuar. A carne sofrerá, mas esta é a intenção. Não há outro lugar seguro.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? – Jeremias 17:9

Nossa luta será contra nossos esforços sensoriais obstinados à atração da voz da serpente. Por isso é tão importante dispor de tempo para a palavra, meditação e oração. Nessas manhãs em que somos visitados pela serpente, devemos dar uma resposta a ela. Não subestimemos este momento.

As vitrines do mundo estão aí, cada vez mais sofisticadas, e nós cada vez mais atraídos por seus produtos medíocres. Que possamos nos desiludir delas! A desilusão é um instrumento muito utilizado por Deus quando Ele quer nos chamar pra perto.

Sansão foi atraído por uma destas vitrines e perdeu sua força quando deixou seu desejo ser maior que a sabedoria, quando se envolveu com uma mulher que não era do seu povo. Flertou com o mundo e cedeu à proposta da serpente.

A serpente nos oferece uma realidade paralela, na qual nossos sentidos são imediata e facilmente requisitados. Mas precisamos resistir no dia mal e buscar a realidade do Reino de Deus, que é mais profunda e não ligada somente às superficialidades sensoriais. Por isso nos foi dada a fé. Porque sem fé é impossível agradar a Deus.

  • Rafaela Senfft é artista plástica formada pela Escola Guignard/UEMG, onde é professora de História da Arte Ocidental no curso de extensão. É membro de CIVA (Christian in Visual Arts) e congrega na Caverna de Adulão, em BH.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *