lucianotb/freeimages.com

lucianotb/freeimages.com

A jovem Anne Sousa, de 20 anos, sempre esteve envolvida com artes, mas há cerca de 3 anos, em um intercâmbio nos Estados Unidos, ela conheceu a Cristo. De lá para cá, muita coisa mudou (para melhor) dentro dela, inclusive, a arte.

Ela conta que conheceu a Ultimato “quando procurava um livro do Rookmaaker indicado por uma amiga e então regularmente visito o site e compro livros”.

Leia a seguir um trecho do testemunho que Anne nos enviou por e-mail:

Sempre estive envolvida com artes. Já dancei e fiz teatro por muito tempo, mas acredito que a minha maior paixão seja o partilhar através das linhas, das estrofes, das narrações aquilo que está no meu coração. Desde pequena que eu escrevo, inclusive a minha intenção era fazer uma faculdade Letras e sempre tive um caderno/mantinha um blogspot durante a adolescência.

Há 3 anos atrás, durante um intercâmbio que fiz nos Estados Unidos, conheci o Evangelho e me converti. Inexplicável esse amor de Deus.

Depois desse período, já quando retornei para o Brasil, foi um grande processo de mudança de mente e de vida.

Tenho descoberto as artes, a sua potência e o processo de criatividade na perspectiva bíblica e cada vez mais me sinto constrangida por esse amor. A minha grande questão era como eu poderia conhecer/falar e, principalmente, glorificar a Deus com essa coisa que eu sempre gostei de fazer e sentia tanto os afetos criados por Ele. Então, comecei a estudar a Bíblia e no convívio com a igreja, fui escrevendo aquilo que eu sentia e as minhas interações com Deus.

Há cerca de ano, optei pelo curso de Psicologia e lá na faculdade, encontrei uma grande amiga que era líder do ministério de teatro da sua igreja e com ela fui aprendendo/compreendendo um pouco mais sobre as artes para o Reino. Logo depois disso, conheci meu namorado, que hoje é líder do ministério de palhaçaria da nossa igreja, a Primeira Igreja Batista no âncora.

E com isso, fui aprendendo, orando, conhecendo tudo sobre as artes dentro da Igreja. Comecei a mostrar para as pessoas também aquilo que eu vinha escrevendo e elas sempre davam um feedback positivo. Dessa forma, fui descobrindo nisso a minha forma de adoração/glorificação também! Atualmente faço parte do Ministério de Artes Integradas que mistura dança, teatro e arte circense com o objetivo de fazer intervenções dentro da Igreja, mas principalmente fora, pois nosso bairro é muito carente, com intuito missionário.

 

Anne escreve poesias (só neste ano foram mais de 100). Então, ela resolveu selecionar 60 delas, com o objetivo de transformá-las em um livro, com o título provisório “Aspirações”. Confira a seguir sete delas:

1

Aspirações

Se eu me tornar

Aviso

Poesia é um exercício

Se eu for poeta um dia

Eu me bendigo

Ô sacrifício

E tenho dito!


2

_ Meu corpo anda cansado…

_ Você pratica alguma atividade física?

_ Exercito consciência de mim todos os dias.


3

Depois que você chegou,

Eu quis colorir meus olhos

Entendida, pois, que brilho é

Reflexo

Espelho


4

Intensidade

Acordei com uma vontade

De viver intensidade

Ser alguém que

Dignamente

É

Vários

Múltiplos

Diversos

Resplandecer a luz

Do mais criativo Reino

Acordei com uma vontade

De viver intensidade

Ser alguém que

Impulsionado pelo mais Amado

É

Explorador

Sonhador

Milagreiro

Resplandecer a luz

Do mais grandioso Reino


5

O amor é essa respiração profunda

Sentido inverso que

Cura

Afunda

Uma tal força difusa

Sem querer

Na brisa de ser

Imagem e semelhança

De quem é

3 por um 1


6

Ser um pedaço

Do Criador

Nesse espaço

Promove acuidade

Nesse mundo desalumiado


7

Ser um
Completo

Cheio de graça

Até você chegar

E transbordar

Com gosto de risada

E vitória

Através da Graça

Vencer

Frutificar

Com você!

  1. Miriam Gomes do Nascimento Ferreira Soares

    Dons e talentos são dados por Deus e não tenho a menor dúvida dos teus. Ele é fiel e creio que a usa como instrumento através do Espírito que habita em ti. Prossiga, crê somente, Jesus te abençoe em toda caminhada.
    Espero a publicação de um livro. É que outras pessoas sejam despertadas através de suas poesias.

  2. José Paulo Xavier Soares

    Anne é uma jovem incrível. Talentosa, comprometida com Deus, familia e sua igreja, inteligente e muito sensível as artes. Tenho tido a prazerosa oportunidade de conceder a ela o espaço da pastoral no boletim da nossa igreja e seus escritos poéticos teologicos são inspiradores e de profunda qualidade. Fico muito feliz em ver um ensaio do seu trabalho na Ultimato. Parabéns!

  3. Oí Anne,
    Torço para que você não perca a percepção do fazer para fora, de criar para fora, de estar indo e criar para fora sem cacoetes e palavrórios de “crentes evangélicos” que são limitadíssimos na criatividade e a dimensão do que é Deus na arte… para não dizer preconceituosos o meio é muito desconfiado e programado e não libertário como viver arte. Deus possa te dar sabedoria e força para não cair na armadilha de um mundo fechado como é a religião evangélica em relação a se expressar na Arte e tentar fazer atrair não gente de dentro de quatro paredes, mas gente de fora que está mais aberto do que os tais evangélicos travados…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>