Foto Abertura 2 (2Por Camila Nogueira

Uma mistura de expectativa, ansiedade e muito calor. Calor humano da multidão de mais de mil pessoas que já fizeram o check-in no Vocare 2016, e calor do Sol, que em Maringá chegou a 33 graus, nesta tarde. Enquanto aguardavam as portas do ginásio serem abertas para a programação oficial de abertura do evento, novatos e veteranos trocaram abraços, experiências e compartilharam o que esperam do encontro. A professora Simone Cardoso, de Altamira (PA), falou que sua expectativa para o Vocare é “presenciar o despertar de pessoas para a palavra do Senhor e para a missão de levar essa palavra adiante”.

As portas se abrem e o Vocare 2016 começa oficialmente. Logo de início, um desafio aos cerca de mil jovens presentes: “Eu não serei plateia. Participante eu serei! Vou ser Vocare”, e a exibição de um curto vídeo do pastor Ronaldo Lidório, no qual ele falou sobre seu chamado missionário e disse aos jovens: “Deus não nos chama porque ele precisa de nós. Ele nos chama porque nós precisamos caminhar com ele. E é na nossa caminhada com Deus que somos transformados”.

A segunda edição do Vocare, idealizado no ano de 2012, começou com desafios, oração e muita agitação. A Banda Teen Street conduziu os participantes com músicas vibrantes. “Eu decidi seguir a Cristo e para trás não volto mais…”, assim cantou a multidão, que lotou o ginásio.

Emocionada, a jovem missionária de 23 anos, Carol Seixas, dividiu suas experiências e expectativas e também lançou desafios ao público atento. Questionamentos sobre o que de fato é importante na vida do jovem e o quanto ele está disposto a abrir mão pela missão de Deus, prenderam a atenção e causaram comoção nos participantes.

Celebra Vocare-39 2A missionária Analzira Nascimento, da Junta de Missões Mundiais (JMM) da Convenção Batista Brasileira, trouxe palavras impactantes, sem deixar de lado seu bom humor. “Fazer missão é ser! É estar atento ao Espírito Santo. É estar disposto a receber o bastão!”. E finalizou alertando: “Eu comecei falando isso, para vocês ficarem incomodados durante todo o evento! ”.

Ao final, os participantes foram direcionados aos pequenos grupos, onde puderam conversar e refletir em tudo que ouviram; guardar nos corações as mensagens, tanto de amor e coragem, quanto de luta e dificuldades; sabendo que o Vocare 2016 está apenas começando e que o melhor ainda está por vir.

• Camila Nogueira é estudante de Jornalismo e integra a equipe de comunicação da Ultimato no Vocare 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *