Jovens da Orquestra Criar & Tocar, da AEB-Associação Evangélica Beneficente, abriram as atividades do Encontro com um emocionante repertório / RENAS

Jovens da Orquestra Criar & Tocar, da AEB-Associação Evangélica Beneficente, abriram as atividades do Encontro com um emocionante repertório

“Precisamos urgentemente de uma teologia capaz de dialogar sobre a realidade da nossa juventude. Não podemos deixar de fora das reflexões assuntos tão caros para a sobrevivência desses jovens”, disse o assessor da organização não governamental Viva Rio e membro da Comunidade S8, Ronilso Pacheco.

Ele participou do 10º Encontro da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), que reúne até sábado (26) mais de 200 pessoas no Vale da Bênção, em Araçariguama, no estado de São Paulo. Pacheco discutiu no primeiro dia do encontro o desafio de mudar indicadores que colocam o Brasil como violador de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Segundo o Mapa da Violência, 82 jovens brasileiros morrem por dia e mais da metade dos mortos por arma de fogo têm entre 15 e 29 anos.

Ele também comentou que, além da violência e da dimensão racial, o segmento é marcado por tensões que envolvem discussões sobre liberdade, sexualidade, drogas, entre outros assuntos.

Outro palestrante sobre a temática da juventude foi o pastor da Igreja Metodista Livre de São Paulo, Ziel Machado, que desde os 15 anos participa de movimentos ligados ao segmento. Baseando-se na leitura de Marcos 8.14-21, que relata a segunda multiplicação de pães por Jesus, o pastor comentou sobre os perigos do misticismo cristão e a necessidade de ter como referencial de vida a cruz. “Seguir a Jesus simplesmente pode não nos livrar de ter olhos que não veem, ouvidos que não ouvem e corações que não sentem”, refletiu, referindo-se à incredulidade dos discípulos diante daquele milagre. “Nosso desafio com a juventude é saber quem faz a sua cabeça, para onde os olhos dela estão focados. Hoje é a lógica do consumo que define a agenda, a maneira de se gastar o tempo e o que é bom ou não. Necessitamos retomar a confiança de que a Bíblia se aplica a todas as dimensões da vida do jovem”, completou.

Experiências do MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas) e da ONG Compassion foram apresentadas em vídeos durante o evento como exemplo de boas práticas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de jovens nas periferias de diversas regiões do país.

O 10º Encontro Renas 2015 tem como tema “Seguir a Jesus: ver, sentir e agir”. A abertura do evento foi iniciada pela apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra da Associação Evangélica Beneficente (AEB) e prestigiada por autoridades locais como o prefeito de Araçariguama, Roque Hoffman, e o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Leandro Amaro de Andrade. O cantor Roberto Diamanso também participou entoando canções e declamando poesia. A RENAS São Paulo fez uma esquete sobre o valor da rede na “pescaria” de pessoas em busca da comunhão com Cristo e com o próximo.

• Aretha Fernandes, membro da Igreja Batista do Novo Horizonte e assessora de comunicação da Rede Evangélica de Marabá (PA).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *