Ult_jovem_11_05_15_Violênia_negrosUm indicador inédito chamado Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) – Violência e Desigualdade Racial mostra que a cor da pele dos jovens está diretamente relacionada ao risco de exposição à violência a que estão submetidos. De acordo com a notícia publicada no site da ONU, com base no IVJ, jovens negros de 12 a 29 anos são as principais vítimas da violência no país.

Os dados mostram que jovens negros estão mais vulneráveis à violência no estado de Alagoas. Já o estado com menor IVJ – Violência e desigualdade é São Paulo, isto é, com o menor índice entre as 27 unidades da federação.

O relatório considera que quatro estados brasileiros estão na categoria de vulnerabilidade muito alta, com índices acima de 0,500: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Outras cinco unidades da federação apresentam baixa vulnerabilidade, com índices abaixo de 0,300: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal.

Ao analisar especificamente as taxas de homicídios de brancos e negros, o levantamento mostra que a Paraíba é o estado com maior risco relativo por raça/cor. Assim, um jovem negro corre risco 13,4 vezes maior que um jovem branco de ser assassinado na Paraíba. Já o Paraná é a única unidade da federação onde um jovem branco corre mais risco de ser assassinado que um jovem negro.

Segundo o levantamento, o Nordeste é a região com maior distância entre a taxa de homicídios de jovens negros e brancos. Em 2012, foram assassinados 87 jovens negros para cada grupo de 100 mil jovens negros na região, ante 17,4 jovens brancos para cada grupo de 100 mil jovens brancos. Em outras palavras, o risco de um jovem negro nordestino ser assassinado era quase quatro vezes maior que um jovem branco nordestino.

O IVJ – Violência e Desigualdade Racial será utilizado pelo Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude. O Plano reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos. O plano prioriza 142 municípios brasileiros, distribuídos em 26 estados e no Distrito Federal, que em 2010 concentravam 70% dos homicídios contra jovens negros.

*Com informações da ONU

  1. Acho que a informação está incompleta. Deveria ter sido publicado quantos negros foram assassinados por brancos e quantos negros foram assassinados por negros. Também deveria ser publicado os motivos que levaram tais negros a óbito. Sem essas informações acho precipitada e ate infundada a afirmação de ser fruto da vulnerabilidade de jovens negros. Também deve ser levado em conta o senso do IBGE que demonstra que a população de negros é quase o dobro da de brancos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *