1. E para você, o que é vocação?

    Deixa eu constar uma historinha, antes de responder. Aqui em Natal conheço uma senhora, conhecida minha, que odeia a profissão dela.

    Muito embora ela tenha carro importado do ano, é bem casada, tem dois filhos já formados, vive bem com o marido, mas ela odeia a profissão dela. Além, claro, de ganhar uma grana respeitável.

    Ela é dona de um laboratório de análises clínicas. Ela mexe todo dia com xixi, etc. O resto eu deixo para você imaginar…

    A conclusão mais simples é esta: PROFISSÃO não guarda relação, sempre, de fazer o que se GOSTA. No caso dela, ela faz o que não gosta e dá-se muito bem. Perguntei-lhe, depois de conhecer a riqueza dela: “vc devia gostar do que faz!”

    Eu estava e estou errado.
    Pensem em um militar que vai para a guerra. Gosta do que faz? Matar pessoas? Certamente a maioria dirá que não gosta. Não gosta mas vai porque alguns dirão que a Pátria é mais importante do que ficar em casa de pijama.

    Então, em primeiro lugar, na minha experiência pessoal, GOSTAR não guarda, necessariamente, relação com PROFISSÃO.

    Segundo, ser missionário é uma profissão também, tal qual pastor. Por profissão aqui estou pensando em coisas bem óbvias como pagar impostos, ter carteira assinada, etc.

    Terceiro, eu sou advogado e fiz a escolha errada quando era jovem. Escolhi outra profissão antes. Eu deveria ter sido advogado a 50 anos atrás.

    Quarto, não se preocupe demais com escolher uma profissão. Curta a vida um pouco, não case tão cedo, experimente um curso, não deu certo, experimente outro, sempre dizendo a você que não vai ficar pulando de curso em curso, mas também não vai enfiar na cabeça que uma profissão é aquela e pronto!

    Finalmente, um lado meio doloroso: não pergunte muito a Deus e nem peça muita orientação para o seu pastor sobre o que você quer ser na vida. Se der errado, aquilo que você acha hoje que é orientação de Deus, vai culpa-Lo. E no caso do pastor, vai dizer que a igreja falhou com você.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *