UltJovem_27_02_15_PresentePor Carina Priscila Nogueira

Há algumas semanas, vasculhando minhas caixas onde guardo meus tesouros da adolescência, encontrei pérolas. Havia antigas agendas do Smilinguido com letras de músicas, poemas, histórias e nenhum compromisso. Nada de prazos de entrega, planilhas, lista de afazeres, metas ou planos… Afinal, eu era uma adolescente com uma agenda lotada de formiguinhas fofas e falantes! Não era de se esperar muito…

Acho que mais ou menos na fase em que as espinhas explodiram no rosto, comecei a criar o hábito de escrever cartas para Deus. Não fui inspirada por nenhum filme, só não gostava da ideia de escrever para o “meu querido diário”, que nunca me pareceu uma pessoa que realmente leria nada. Era basicamente uma oração, desabafos, indagações e sonhos… Poxa! Como adorava sonhar…

Já deu para perceber que não sou muito boa com planejamento e estratégias. Deixo tudo para última hora e acho que carro apertado é que anda… Eu sei! Péssimo! Nem deveria estar contando isso se a ideia é que no clima de “Ano Novo” façamos um monte de planos: comer menos doce, beber mais água, ir à academia regularmente, ler a Bíblia toda de novo… Mas quem me conhece pessoalmente sabe que, na verdade, nem gosto de planos.

Sabe aquela amiga que liga com quinze dias de antecedência para combinar de almoçar junto? Pois é, nem tenho! Tenho aqueles que ligam e dizem: “Tá em casa?”, “Tô”, “Fica pronta que em 15 minutos passo na sua casa para irmos ao cinema!”. Tenho pavor de fazer roteiro de viagens, mapas, listas de compras e planilhas no Excel. Sabe o que eu amo? Sonhar…

Ah! Falou em sonhar, é comigo! Você deve está pensando que sou uma daquelas loucas sonhadoras utópicas que senta no sofá e assiste TV se imaginando naqueles cenários paradisíacos, enquanto come um pote de sorvete, usando pijamas da Minnie. Nada disso! Eu faço um pouquinho mais que sonhar. Peço a Deus que me surpreenda com os sonhos d’Ele para mim! Já viu alguém com cara de “paz e amor” numa festa surpresa? Duvido! Todo mundo esbugalha os olhos, dispara o coração e fica com cara de “nem sei o que dizer”! É assustador! Na surpresa, tudo, absolutamente TUDO, está fora do seu controle!

Exatamente isso que tenho experimentado, de forma mais especial, há alguns anos. Formei e estava infeliz na clínica onde trabalhava. Sonhei com algo melhor, sem nem saber o que seria este melhor. Orei, escrevi uma cartinha e pedi a Deus que me surpreendesse. Ele me ouviu e fui contratada por uma empresa de um spa internacional que presta serviços a navios de cruzeiros. Logo eu, que nunca pisei numa escola de idiomas, nem sei nadar, fui cruzar mares e rodar o mundo!

Anseio ser surpreendida em Deus, e Ele nunca falha. Já pisei em mais de 40 países! Fui a lugares que nem sabia que existiam! Não conto isso com nenhuma intenção de que você jogue fora sua agenda e suas planilhas. Para cada pessoa funciona de um jeito! Mas há um princípio que deve ser o mesmo para quem passeia na Camboja na garupa de uma motoqueira desconhecida ou para quem não aceita convites de última hora mesmo sem nada para fazer: a DEPENDÊNCIA em Deus! Acho que nem preciso dar referências bíblicas sobre isso, né? De Gênesis a Apocalipse lemos histórias de pessoas que colocaram suas expectativas em Deus e nunca (isso mesmo, NUNCA!) foram frustrados.

A ausência de frustração em Deus não é sinônima de que as coisas irão exatamente como queríamos. Significa que, pedindo a Deus para guiar nossas escolhas, Ele nos acompanhará e tudo cooperará para o nosso bem! O grande problema é querermos que tudo aconteça do nosso jeito, na nossa hora. A ansiedade pelos resultados nos faz tomar decisões precipitadas, e pecamos por não confiar, não descansar, não entregar.

Enquanto escrevo este texto, meu coração se enche de gratidão e contentamento pelo que ainda virá. Eu escolho a liberdade de depender completamente de Deus. É Ele quem pode fazer tudo novo em um “Ano Novo”.

 

Carina Priscila Nogueira Cardoso, 29 anos. Sou mineirinha, viajante pelos mares, sonhadora, apaixonada por Deus e suas surpresas. Ainda aprendiz nesse trem de ‘ser gente grande’… Blog pessoal: maresdemineirinha.blogspot.com

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *