Por Daniel Guanaes

UltJovem_11_08_14_AnsiosaDifícil hoje achar um grupo, menor que seja, onde não haja pelo menos algumas pessoas que se identifiquem como ansiosas. Dizem que a ansiedade é o mal do século – ainda que o fenômeno seja quase tão antigo quanto os primeiros relatos da história da humanidade.

Mesmo que alguns pensem que este mal seja característico da vida adulta, a incidência da ansiedade em jovens, adolescentes e até mesmo crianças é cada dia maior. Ninguém está privado de experimentá-la, mesmo que aqueles que já a conheceram de perto em dose elevada dariam tudo para mantê-la à distância.

É bom lembrar que existem diferentes níveis de ansiedade – dos quais nem todos são prejudiciais.

Em doses pequenas, a ansiedade é uma das forças que nos movem em direção à realização de sonhos e projetos, assim como ao enfrentamento de desafios. A expectativa por uma viagem, o desejo de saber o resultado de um concurso, a incerteza da proposta do primeiro emprego. Em situações como estas, a manifestação da ansiedade é não apenas compreensível, mas saudável.

Há outros casos, ao contrário, nos quais a ansiedade é prejudicial. Quando ela deixa de impulsionar a vida, passando a agir como fator impedidor do seu curso natural, então ela deve ser combatida. Em doses altas, a ansiedade se torna paralisante, razão de ser considerada um mal.

Em se tratando do jovem, é comum encontrar quem reaja com descrença quando ouve que alguém que não chegou à vida adulta sofre com algum transtorno dessa natureza. Dizem que nessa idade uma pessoa ainda não tem preocupações substanciais que justifiquem a ansiedade.

Não acredito.

Além do fato de que a ansiedade não faz escolhas como faixa etária, classe social e raça, vale lembrar que o jovem vive um momento que o coloca diante de decisões significativas relacionadas a carreira, afeto, moradia, etc. Algumas destas decisões são para a vida inteira.

Não é pouca a pressão com a qual ele tem que lidar. Muitos pensamentos, muitas conjecturas, muitos sonhos, medos e expectativas reunidos em um só lugar: a mente. É exatamente este ambiente de pressão emocional que desencadeia a ansiedade.

Explico.

Dizem que o que falta ao ansioso é tranquilidade, descanso. Uma viagem à praia, um fim de semana na serra, ou algo que o ajude a relaxar.

Mas não é disso que o ansioso precisa.

O problema do ansioso não é falta de tranquilidade ou descanso, mas de foco. Sua mente não é inquieta por uma questão de agitação, mas pela quantidade de pensamentos, expectativas e frustrações que se apresentam ali num mesmo momento.

Sua angústia é descobrir-se preso numa espécie de matrix. Ele não vive o presente, pois antecipa o futuro com uma série de divagações. Mas tampouco dá conta de viver o futuro antecipado, pois ele só existe na teoria. Fica, assim, entre o hoje assoberbado e desperdiçado e o amanhã idealizado e não materializado.

É por isso que sua maior necessidade não é ter calma, como alguns sugerem, mas concentrar-se no momento presente.

Jesus entendeu isso. Quando quis aconselhar seus amigos a não andarem ansiosos, não disse “fiquem calmos”, mas “basta a cada dia o seu mal”.

Outra forma de dizer: tenham foco!

 

— Daniel Guanaes, 30 anos, é pastor na Igreja Presbiteriana do Recreio (RJ), psicólogo clínico e aluno do programa de doutorado em teologia da Universidade de Aberdeen, na Escócia. Gosta de surfar e treinar jiu jitsu.

 

  1. Já faz tempo que tenho esse tipo de ansiedade. É exatamente assim que acontece,não passa se quer um dia que eu possa falar, hoje não estou ansiosa. Sofro com o presente e muito mais com o futuro, pois penso no que vai acontecer e não vivo o presente, isso é desgastante emocionalmente e fisicamente.ja fiz tratamento, mas não resolveu, será que vou ter esses sintomas sempre?

  2. Jesus me curou da ansiedade, ele mandou eu tirar o açúcar da minha alimentação, e uma paz enorme fluiu par dentro de mim. Além disse Ele me disse: Todas as manhãs me peça a Ele para se encarregar de todos os meus negócios e de toda a minha vida apenas por esse dia. E que ao longo do dia apenas desse graças a Deus por tudo quanto me acontecesse a despeito das aparências, e Ele ia cumprir a promessa que esta escrito na Palavra Dele , ouso colocar a minha confiança em Deus , e Ele promete satisfazer os desejos do meu coração.
    Glória a Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *