Por Alan Corrêa

855968_love_foreverPensei em usar outro título para este texto. Algo como “Sete passos para começar um namoro cristão”, mas, na verdade, sete passos são poucos. Para começar um namoro cristão é necessária uma boa caminhada. Aqui, porém, vou deixar algumas dicas.

Primeiro você precisa de um candidato [a]. Sem um pretendente fica impossível começar um namoro. Essa pessoa deve ser alguém que você conhece.  Não adianta ser um cantor famoso, por exemplo. Caso você ainda não conheça seu futuro namorado [a], terá de esperar ou ler textos sobre “como começar uma amizade”…

Esse pretendente, além de ser alguém que você conhece e que te conheça também, não precisa ser exatamente igual a você, pelo menos não no jeito de ser. Caso você queira alguém exatamente igual a você, deve pensar em uma forma de conseguir namorar consigo mesmo.

Mas deve [obrigatoriamente] ser alguém que compartilhe os mesmos valores. Refiro-me a valores éticos e bíblicos. Também, deve ser alguém que possui a mesma fé. Não adianta falar que ele [a] “acredita” em Deus. Isso não é o suficiente. É preciso imaginar os frutos, não só admirar a beleza da árvore.

Ore a Deus a respeito da pessoa. Peça a Deus discernimento, sabedoria. Não peça para Deus responder se é “com ele ou com ela”, porque isso é você quem terá de decidir. Não queira fugir da responsabilidade da escolha, mas fique tranquilo e seja atento, pois Deus te dará alguns sinais.

Pra terminar, lembre-se do que Jesus disse ser necessário fazer antes de realizar um grande projeto em sua vida, como um namoro:

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar” [Lc 14.28-30].

Para começar um namoro, faça a sua própria avaliação. Pense bem antes de dar o primeiro passo. Comece somente aquilo no qual você acredita. O fim de um namoro é o casamento.

Deus te abençoe!

____________________

Alan César Corrêa, 31 anos, casado, pai de um menino, cursa o 4° ano de bacharel em teologia.

  1. Gostei do texto, objetivo como deve ser para os jovens. Concordo que o fim do namoro seja o casamento, afinal, nós crentes, não podemos namorar por namorar, tipo… se der certo deu, se não der…um abraço! Temos que pensar como e onde vamos edificar nosso edifício (futuro, familia, filhos). Quem roda a “banca” por ai…como diz os jovens são pessoas que não conhecem a Cristo. Uma coisa é certa, a palavra de Deus é uma só, não é macia pra mim e dura para os outros…Não tem meio termo. Por isso que eu Piro em Deus. Abraço

  2. O texto foi escrito com bastante clareza e precisão.
    acredito que o verdadeiro crstão já tem um grande aliado às suas decisões, pois temos o Espírito Santo como nosso aliado íntimo. ‘Ele nos guiará a toda a verdade”.
    Caros jovens, olhando para o Éden veremos o próprio Deus cuidando desse aspecto crucial na vida de um homem. Ele adormeceu Adão enquanto preparava-lhe Eva. Partindo disso as donzelas deveriam ficar numa situação confortável, pois elas estariam sendo preparadas para o seu Adão.

  3. Irmãos, a paz do Senhor a todos. Tenho apenas 14 anos, mas já estou interessada em um rapaz, sobrinho do meu pastor, e todos aprovam, mas, tipo, eu sou uma garota de objetivos, tipo, nós nos gostamos. Mas só quero começar um relacionamento com 18 anos, esse ano faço 15 anos e adivinhem que vai ser meu “príncipe”? Ele, é claro! rrsrs. Então, mas nós estamos nos conhecendo, ele vai vir pra cá daqui há 1 mês pra gente se conhecer de perto. Estou tão nervosa, de verdade. E nem sei o que falar com ele. Quero que os irmãos me ajudem!!!!!

  4. A paz do Senhor,
    Gostaria de perguntar aos irmãos, se algum de vocês em algum momento leu ou soube de algum caso de namoro na biblia!!!??? Se souberem me digam, pois então estarei errada!
    Namoro não é uma coisa boa, coisa boa é orar até Deus revelar para ambos os pretendentes se é da vontade dele que ambos se CASEM, namorar vocês namoram no casamento!
    Ai sempre vem um irmãozinho dizer “como vou ,e casar com uma pessoa que eu nem conheço direito?” ” e se ele/ela não for o que eu esperava” ai vai a resposta: 1° orem, orem muito perguntem para Deus se é conforme ele quer, se for AMEM, se não for agradeçam a Deus por ele ter te livrado de um “arrependimento” 2° se foi Deus quem confirmao não haverá erros, decepcoes, e “desconhecimento” de ambos. Sei de MUITOS casos de NAMOROS que não deram muito certo por já antes do casamento terem a pratica de atos sexuais, vocês podem imaginar comigo….anos e anos os pais guardando e conversando com os filhos sobre o quão importante se casar “puro” ai os filhos começam um namoro e caem, indo na emoção da carne e trocam uma dignidade de anos por minutos de prazer.
    Por isso afirmo que o namoro não é uma coisa boa.
    Deus abençoe!

  5. Conheço um rapaz há 4 anos, nessa época eu tinha 13 e ele 15 anos. Quando nos conhecemos rolou um “sentimento” de ambos, mas nunca tentamos nada!
    Vou completar 18 e ele completará 20 anos, durante esse tempo amadurecemos muito. Eu conversava com o Senhor e dizia pra ele assim: “Pai, eu vou fechar meu coração e Tu só deixa eu abri-lo quando a pessoa que Tu escolheu pra minha vida chegar na tua hora e no teu tempo.” E olha só o que aconteceu depois que comecei a fazer a obra de Deus, pois ouvi o chamado d’Ele para ser MISSIONÁRIA.
    Nos conhecemos através da igreja e tal. Mas depois perdemos o contato e agora voltamos a nos comunicar e adivinhem ? O sentimento nunca morreu dentro de nós dois, agora estamos orando, orando bastante, lendo a Bíblia juntos, adorando o Senhor juntos ..
    Dei uma resumida na minha “história amorosa” e muito obrigada ao autor deste texto, ajudou-me bastante!

    “Alegra-te, pois no SENHOR teu Deus e ELE satisfará os desejos do teu coração.”

  6. Bem eu estou gostando do meu pastor,sim,ele é solteiro tem 24 anos e eu apenas 17 e Estou na fase de pedi confirmaçoes de Deus para minha vida 🙂

  7. Muito legal o texto, estou vivendo um começo e muito me ajudou. Por estes dias começaremos um namoro e justamente por pensar no futuro ou em algo que seja para sempre (casamento e família)as dúvidas surgem, mas na verdade sabemos que a decisão de fato é nossa, mas ouvir ou ver os sinais de Deus é que nos deixa um pouco tensos, pois temos dúvidas se saberemos ouvir…

  8. Deixa eu ver se eu entendi da maneira correta sobre está parte “Não peça para Deus responder se é “com ele ou com ela”, porque isso é você quem terá de decidir.” Sou eu quem realmente escolhe a pessoa ou devo saber com ele antes se é com ela que devo namora? Me ajudem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>