Por Jeverton Ledo (Magrão) 

Ser pai é uma nobre missão e, ao mesmo tempo, carrega consigo a complexidade do conflito de gerações.

Pais, não tratem seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”. [Efésios 6.4]

Ainda não tenho filhos, e você, como leitor, pode se perguntar por que escolhi falar aos pais? Depois de anos acompanhando jovens e adolescentes me sinto meio “paternal”. Muitas famílias conquistam o mundo enquanto em casa sofrem com os desgastes e embates com seus filhos e seus desafios.

Pais tem sobre si uma grande responsabilidade e precisam estar preparados nos mais diferentes campos. Muitos pais se perguntam “por que não recebi um manual?”. Essa é uma boa pergunta, porém a resposta é encontrada ao longo da caminhada. O que pode ser comparado a alegria da paternidade? Contudo, infelizmente não se trata apenas de “alegria”. Pais têm de enfrentar os desafios de criar os filhos e prepará-los para o mundo.

Ser exemplo para os filhos é um dos maiores legados a ser deixado para uma geração que não tem “heróis”. Pais precisam ser perseverantes e ter ainda uma boa dose de criatividade em um mundo cheio de cores, profundamente influenciado pela pós-modernidade que afeta os nossos jovens e adolescentes por meio da propagação do relativismo e tantos outros “ismos”.

Um mundo cheio de ideias e conceitos diversos. Há espaço para a verdade absoluta? Tanto a bíblia e sua verdade quanto a nossa postura é ultrapassada? Devemos então adotar uma postura totalmente liberal, chegando ao extremo de acharmos que liberdade e libertinagem são a mesma coisa? Estamos vivenciando uma sociedade e suas mais diferentes filosofias. Diante de todo esse quadro pode surgir uma outra pergunta: “o que devo fazer como pai?”. Vivemos sim um ambiente confuso, mas encontramos refúgio e direção nos ensinos bíblicos. Essa geração precisa ter conhecimento mais profundo, bem como os pais, para que, dessa forma, tenham suas vidas forjadas em padrões eternos. A construção do caráter é muito mais importante que conquistas e acúmulo de bens e fortunas. Os filhos são a maior riqueza de um homem, e, o que você quer deixar para seus filhos?

Os filhos precisam ver em seus pais alguém em quem possam confiar. Filhos precisam de acompanhamento para um desenvolvimento saudável em todas as áreas de suas vidas. Filhos precisam de seus pais para juntos buscar crescimento tanto no conhecimento quanto na graça de Deus. Que nossos filhos encontrem amor, instrução e vivam uma vida que glorifique a Deus e influencie outros.

____________________

Jeverton “Magrão” Ledo é missionário, autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida).

 

  1. Durante a leitura, percebi q, a mesma é amena, porém no nível de seriedade e sobriedade o qual necessita o assunto.
    Falar sobre paternidade é um desafio, nesse mundo onde as relações profundas e responsáveis estão minadas.
    O artigo é mto bom, elucidativo e baseado na Palavra de Deus, o que o torna ainda mais importante e saboroso ao leitor!
    Recomendo a leitura, sim?!
    Abraço fraterno,
    Bela.

  2. Amém, quantos desafios para nós pais, nestes dias que antecedem a vinda de nosso Senhor Jesus! O Senhor Jesus disse que Ele não era do mundo assim como também não somos! O mundo jáz no maligno, e o príncipe deste mundo é Satanás! Então este mundo (como sistema) jamáis será mudado. O que precisamos é orar para que nossos filhos venham a ter um encontro com Jesus e serem transportados espiritualmente do império das trevas, deste mundo tenebroso, para o seu reino(de Jesus). Porque Deus não tem netos. Sendo assim os nossos filhos serão guardados, porque aqueles que são de Deus o maligno não os toca. Ali em João 17 Jesus fez esta oração: Pai, eu rogo para que não os tires do mundo, mas para que os guarde do mal!

  3. Parabéns pelo artigo Magrão!
    É bastante oportuno falar sobre paternidade!

    O que mais me deixou intrigado foi a frase: “Ser exemplo para os filhos é um dos maiores legados a serem deixados a uma geração que não tem heróis.” Todo Filho realmente precisa encontrar no Pai uma referência, principalmente neste tempo que carece de bons exemplos!

    Abraços

  4. Ser pai é, realmente, um grande desafio. Primeiro porque implica o processo pedagógico do legado. Não se ensina amor na teoria; não se ensina carinho na teoria. Nossos filhos aprendem muito mais pelo que fazemos do que pelo que dizemos a eles. Segundo, ser pai é tipificar a figura paterna do nosso Deus, perdoador, paciente, encorajador e motivador. Que sejamos pais assim, para que o nome de Cristo seja glorificado em nossos lares.

  5. Ouvindo comentário atrás de mim em um dos bancos da igreja: “não acho errado comemorar o dia das mães, mas a gente podia no dia das mães comemorar o dia dos pais e vice versa!”.

    Dois minutos de pois o pastor pediu-lhes para falar mais baixo!

    Mas acho que o ponto me pareceu assim: sem um o outro não é nada. E mais, cria uma certa dependência saudável entre um homem e uma mulher e torna mais justa e responsável a paternidade.

    Quase ouvi algo como, “Obrigado, maridos, pelo dia das mães!”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *