Convidamos a todos para o Retiro de Junho de 2011 que abordará o tema Música Pop, Cultura de Massa & Fé Cristã, e ocorrerá nos dias 10, 11 e 12/06/2011 na Sede do L’Abri em Belo Horizonte, MG. Na ocasião teremos a participação especial de Marcos Almeida, vocalista da banda Palavrantiga.

Tema do Retiro

O fenômeno da música pop é reconhecido por muitos como a tendência artística contemporânea de maior expressão e influência na sociedade ocidental. Desde suas origens remotas nas décadas de 60 e 70 com celebrados representantes, incluindo James Brown e The Beatles, passando por estrelas dos anos 80 e 90 como Michael Jackson e Madona, o universo pop sempre demonstrou profunda identificação com as massas e um forte apelo comercial.

Embora altamente criticados em sua qualidade estética, astros do pop contemporâneo como Britney Spears, Lady Gaga e Jay Z continuam a exercer por todo o mundo um inegável poder e influência cultural. Juntos, este pequeno grupo de artistas norte-americanos já vendeu cerca de 300 milhões de cópias, duas vezes mais que o aclamado quarteto de Liverpool, os Beatles. E a tendência do domínio pop parece não diminuir em sua influência, revelando um estado de produção e “consumo” artísico e cultural que remete simultâneamente à idéia do descartável em seus movimentos e expressões específcas, e do duradouro como condição permanente de uma sociedade orientada ao consumo e ao entretenimento de massa.

Quais seriam os fatores de sustentação deste fenômeno recente e onipresente da música pop? Qual a relação entre a indústria pop e a sociedade de massa e de consumo, altamente narcisista? Quais as formas e conteúdos que identificam o movimento da música pop? Até que ponto pode a música pop representar um estilo válido de expressão cultural em um contexto orientado à massificação e ao culto às celebridades? Exploraremos estas e outras questões de forma conjunta entre os dias 10 e 12 de Maio de 2011 por meio de palestras, filmes e discussão em nossa sede, na cidade de Belo Horizonte, MG. Você é o nosso convidado.

Informações:

(31) 9225-1923 | Vanessa

(31) 2535-8962 | Alessandra ou Guilherme

(31) 8449-2163 | Rodolfo

Entre em contato através do email: labri.brasil@gmail.com

Acompanhe as notícias/novidades através do novo website do L’Abri http://www.labribrasil.org/ e do nosso blog www.labri-brasil.blogspot.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *