Estamos cientes de que a influência que a sociedade tenta impor encontra resistência em muitos grupos que têm um “sistema de verdade próprio”. Os cristãos são, ou deveriam ser, um bom exemplo de força contrária ao discurso vigente.

À medida que a sociedade se moderniza, a igreja exige de si mesma um esforço ainda maior para prosseguir como comunidade, permanecendo fiel às suas convicções. As pessoas convivem em comunidade quando vínculos são estabelecidos entre elas. Elas permanecem ligadas umas às outras quando compartilham um passado comum, sendo resultado dessa história, e quando sua maneira de viver e de pensar é fruto de valores comuns.

É preciso desenvolver uma visão mais abrangente dos fatos. É preciso enxergar as formas sutis de influência atuantes em nossa sociedade. Afinal, os valores modernos vão exercendo influência sobre nós de forma natural e atraente.

Então, perguntamos: “Que atitude a igreja deveria tomar? Sair da cidade? Isolar-se do mundo?”. Algumas pessoas têm feito isso. A Bíblia, no entanto, oferece uma alternativa bem mais eficaz: influenciar o mundo com nossa forma de pensar e de agir!

Vivemos no mundo mas não pertencemos a ele. Devemos estar atentos para não cometer o erro de nos acostumar com seu sistema, com seu modo de funcionar. É preciso desenvolver senso crítico cristão, ou a mente de Cristo como diz a bíblia.

O poder de influência do mundo é impressionante. A globalização é uma prova disso. Contudo, conforme assegura T. Sine, autor de O Lado Oculto da Globalização, nós também apostamos nossa vida no princípio de que viver de acordo com a direção de Deus, ainda que remando contra a maré, é a garantia de sermos bem-sucedidos.

Continuemos caminhando, muitas coisas nos aguardam antes da próxima curva.

Jeverton “Magrão” Ledo é autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida). jeverton.ledo@gmail.com

* Dica de livros:

  1. Curti pra caramba esse post!
    vo indicar pros amigos da igreja e pros nao cristãos!
    e eu confirmo a indicação do Livro Cinema e Fé Cristã (ja li e foi muito bom)

    Abração do mineiro akI!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *