Lausanne 3 foi meu primeiro Congresso Internacional, começar assim foi um grande privilégio. O fato de reunir participantes de 197 países diferentes já me trouxe uma perspectiva nova. Quem trabalha com missões tem noção do alcance do evangelho, mas observar a diversidade da igreja naquele lugar foi diferente. Estar ao lado de irmãos de culturas tão distintas, adorando um único Senhor foi grandioso e inspirador.

Não fui desafiado pelos grandes pregadores, mas sim pelos “anônimos”, cristãos que têm levado o Evangelho do Reinoa lugares que eu não teria coragem de levar. Marcou-me o testemunho da indiana Pravitha Thimoty, que apesar de sua voz prejudicada devido a um tumor cerebral têm sido uma “voz” forte e ativa contra a escravidão na Índia. Deus pode usar-nos apesar de nós, Ele pede apenas que nos entreguemos.

Aprendi que precisamos celebrar nossa liberdade religiosa com responsabilidade. Viver o evangelho num país onde há liberdade, nos faz esquecer da igreja perseguida. Ali convivemos com irmãos que não sabiam se conseguiriam entrar em seus países com todo o material “cristão” que levavam pra casa. Me fez chorar a ausência dos chineses que não puderam estar conosco. Eles enviaram uma carta, e dentre os textos bíblicos um dizia: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por Ele” Fp 1:29

Fomos desafiados à unidade. Como pessoas com pensamentos tão diferentes podem estar unidas? Temos dificuldades em conciliar, o que dizer então de re-conciliar? Vencer este desafio começa aqui, trabalhando pela unidade da igreja Brasileira. Nossa desunião foi latente em nossa própria delegação que eu diria: dispersa. Tenho esperança que a semente chamada ACEB (www.aliancaevangelica.org.br) possa ser o começo da mudança. Sem unidade, não fazemos diferença aqui muito menos acolá.

Dentre muitas outras coisas, Lausanne 3 me ensinou que posso fazer muito mais, depende só de minha disposição em servir.

Ronald Cabral Machado é casado, tem dois filhos e é presidente da Missão Evangélica BASE.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *