estudo_biblico_vida_crista
Simplicidade: “um só Senhor”

Estudo 5 – Série Livros – O Discípulo Radical, John Stott

 

Texto básico: Lucas 12.13-34

Textos de apoio
– Levítico 25.8-24
– Deuteronômio 24.10-22
– Provérbios 31.8-9
– Isaías 58.5-10
– Atos 4.32-35
– 1 Timóteo 6.6-10

Introdução

No estudo anterior, refletimos sobre o cuidado com a criação. E uma das maneiras de expressarmos esse cuidado é a adoção de um estilo de vida mais simples, reduzindo nosso afã pelos bens materiais e freando o nosso consumismo. Ao mesmo tempo, o compromisso com a simplicidade nos conduz “para águas mais profundas”, permitindo a descoberta e a prática de uma virtude cristã imprescindível para quem deseja ser um discípulo radical.

Nas palavras de Richard Foster: “A cultura contemporânea é atormentada pela paixão de possuir. Está sempre presente a ideia de que uma boa vida é encontrada no acúmulo de bens materiais. (…) A simplicidade nos liberta dessa mania moderna, trazendo sanidade à nossa extravagância compulsiva e paz ao nosso espírito frenético. Ela nos permite ver as coisas materiais como elas são – bens para embelezar a vida, não para oprimi-la” (Celebração da Simplicidade, United Press, 1999).

John Sott, ao introduzir este tema, também nos desafia à reflexão: “Todos os cristãos dizem ter recebido de Jesus Cristo uma nova vida. Mas qual o estilo de vida certo? Se a vida é nova, o estilo de vida precisa ser novo também” (p. 56).

Como Jesus desafiou seus discípulos acerca deste tema? Como deveriam reagir diante da posse de bens materiais? Por que a avareza representava um perigo constante? Onde deveriam depositar sua confiança?

CONTINUE LENDO ESTE ESTUDO NO BLOG DE ESTUDOS BÍBLICOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>