Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice,
vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. (1 Coríntios 11.26)

JS_25_05_16_Ceia

Martin BOULANGER/ Freeimages.com

Durante a refeição no Cenáculo, Jesus tomou o pão e, partindo-o, deu-o aos discípulos, dizendo-lhes: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (Lc 22.19). Após a refeição, tomou o cálice de vinho e o deu a eles, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês” (Lc 22.20). Tais palavras e atos são plenos de significado, pois nos mostram a própria visão de Jesus em relação à sua morte.

Três verdades se destacam.

1.
A primeira é a centralidade de sua morte. Jesus estava dando instruções para o seu próprio culto memorial — eles deveriam comer pão e beber vinho “em sua memória”. Além do mais, o pão representaria não somente o corpo vivo de Jesus, como também o corpo dado em favor deles, enquanto o vinho representava o seu sangue derramado. Em outras palavras, ambos os elementos apontavam para a morte de Jesus. Era pela morte que ele desejava ser lembrado.

2.
A segunda verdade que aprendemos com a Ceia do Senhor diz respeito ao propósito da morte de Jesus. Conforme Mateus, o cálice representava “meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados” (Mt 26.28). Esta é a declaração verdadeiramente maravilhosa de que, através do sangue de Jesus, derramado em sua morte, Deus estabeleceria uma nova aliança (Jr 31), cuja maior das promessas era o perdão dos pecados.

3.
A terceira verdade ensinada pela Ceia do Senhor é concernente à nossa necessidade de nos apropriarmos de forma pessoal dos benefícios da morte de Jesus. No drama do cenáculo os discípulos não eram apenas espectadores, mas participantes. Jesus não somente partiu o pão, mas deu-lhes para que o comessem. Não somente derramou o vinho no cálice, como também o deu para que eles o bebessem. Da mesma forma, não bastou que Cristo morresse — temos de nos apossar das bênçãos de sua morte. O ato de “comer o pão e beber o vinho” foi, e ainda é, uma parábola viva do receber a Cristo como nosso Salvador crucificado e de nos alimentarmos dele em nosso coração mediante a fé.

A Santa Ceia, conforme instituída por Jesus, não foi uma declaração sentimental do tipo “não me esqueçam”. Antes, foi um drama com grande riqueza de significado espiritual.

Leia também: Jeremias 31.31-34

-Texto retirado de A Bíblia Toda, O Ano Todo, de John Stott.

    • A Santa ceia que eu entenda, o Senhor naquele dia em que falou para seus discípulos comerem o pão e beberem o cálice foi para lembrar da morte dele até que ele “venha” no caso ele falou isso antes de morrer na Cruz, e no 3 dia ele ressuscitou foi ai que seus discípulos não beberam mais o cálice e nem comerão o pão pois o Senhor ordenou que eles fizessem isso até a vinda dele e hoje ele vive, vive em mim e em vc, não tomo mais santa ceia pois o meu senhor ele ressuscitou não sei porque muitos ainda estão lembrando da morte do Senhor… Pense bem nisso.

        • Jésu Santos da Silva

          Boa noite a paz do senhor Jesus,meu nome é Jesus moro no bairro jardim rotsem em D.de Caxias imbariê ,meu amados irmão não faço mais parte de denominação mais vizito meus irmão na casa de nosso pai e quando dá eu contribui com as necessidade da casa. Meus querido quando fala de ceia na forma escrita minha alma fica triste e me da vontade de chorar. Pois sinto que passaram para nós como uma forma satânica e maligna em pondo para nós como um ritual macabro pois sinto que a forma verdadeira não era assim mais de uma forma divina e celestial em uma doce comunhão com os santos e os necessitados. Por tanto lembro dele vivo e não morto e não preciso de Esse estranho ritual para saber que ele morreu por mim e por você. Pois não vivi naquela época e creio que a ceia dita foi em especial para nossos irmão que estavam com ele e foi com uma formula totalmente deferente desta que passaram para gente. Isso é o que sinto na alma e no coração!

          • JOSE MOREIRA DE OLIVEIRA

            Meu amado Jésu, sabemos que existem muitas coisas de difícil interpretação nas Escrituras; aliás, é por ser a Palavra de Deus que devemos ler com humildade porém com raciocínio. Pelo relato de João (Jo 13.21-30) Judas participou da páscoa mas saiu antes de participar da Ceia. Não menospreze a Mesa do Senhor. Os Textos que falam da Santa Ceia do Senhor são bem explícitos e, por isso não deixam dúvidas: vamos comemorar a Morte de Jesus “até que ele venha”. Deus te abençoe e espero que voltes à comunhão em tua igreja.

          • santa ceia não é um ritual nem nada satânico e outra que na santa ceia não falamos apenas da morte de jesus, mas sim que ele morreu para nos salvar do pecado e ao terceiro dia ressucitou pode ser oque vc sente mais analisa melhor oq vc ta falando da santa ceia do senhor respeita sua opinião porém não concordo.

          • Quem escreve sobre a Ceia como memorial é o Apóstolo Paulo. E neste caso Jesus já havia ressuscitado. Então este memorial é para todos nós ate sua vinda para nos buscar e não nos esquecermos de seu sacrifício por nossa remissão de pecados.

          • Paulo Sérgio custodio

            Meu amigo respeito sua opinião sua escolhas , pois cada um sabe o que escolher , mais discordo com sua tese , sobre a ceia isso é falta de buscar conhecimento , infelizmente o povo só e ouvinte só quer ouvir mais nunca buscar conhecimento creio que todos aqui já leu a bíblia , e a maioria das pessoas que converso elas diz já li 3 quatro vez , já participei de leitura 90 dias da Bíblia isso é bom , sim é maravilhoso , mais não trás revelação . Comecei a buscar lendo a Bíblia tudo de novo , estou em Gn, 1 três mês não consigo sai pois só ali existe várias chave de revelação ,

            Agora vc falar que Jesus quando falou para disciscipulo era só para eles , aí digo que vc não ler mesmo apóstolo Paulo não estava lá e quem fala da ceia claramente e ele , mais como falei vc pode pensa o que quiser , mais aquele que não comer do pão e tomar do cale-se ( ou seja vinho ) não tem parte comigo João 6,53
            Vc quer mostra que é bonzinho ajudar a obra. Etc , mais isso não define sua comunhão com pai , ele te convida para sentar à mesa , reflita

          • Deus também há muito tempo atrás colocou esse mesmo pensamento em minha mente e no meu coração. Eu creio justamente desse maneira e sou muito feliz por isso, glória a Deus.

          • Olha irmã ou irmã a ceia e um ato de lembrança pelo o q o senhor fez por nos TDs as vezes que comemos o pão e bebemos o cálice Nos lembramos do q ele fez por nos celebrando entao na ceia a nossa libertação d mundo e d pecado.assim como e a páscoa pros judeus pra eles lembrarem da saída d Egito. Então vc deve ceiar pq na palavra esta escrito quem não come d meu corpo nem bebe d meu sangue não tem parte comigo próprio Jesus falando. Então volte a ter comunhão logo se não não terá céu pra vc.um conselho Jesus te abençoe.

          • Boa noite querida, paz esteja contigo. Amada respeito a sua opinião, mas não concordo. Querida análise o texto. Paulo está falando como se ele estivesse vivido aquele momento junto ao Senhor. Ele vivia esse momento da ceia do Senhor. Nós tbm temos que viver esse momento como ele nós orienta, olha o verso 23 do CP 11 de 1 Co . Analisa. Se inicia dando graças ao SENHOR. Isso é um meio pelo qual os cristãos são desafiados a examinar sua vida espiritual. O compartilhar o mesmo pão indica a unidade do corpo de Cristo. Pra nós cristãs, isso é uma declaração de fé em Jesus Cristo. Que vc permita que o espírito santo lhe traga o discernimento.

          • Filho, eu não faço parte deste site e sim do Reino como vc e quero se me permite dizer, que a Ceia de Cristo é para todos que Crêem independente de TUDO, é o Testamento no sangue o quisito é Crer e todos podem participar. Sou a Bispa Andréa Shalom

        • Então vc não está em comunhão com o corpo de Cristo , já não faz mais a vontade de Cristo , se vc não participa da ceia do senhor que diz que tens que anunciar a morte de Cristo até que ele venha, repense e pede ao Espirito Santo que te dê entendimento .

          • Então, a ceia do senhor salva? Porque vi em algum comentário aqui que se não criar não vai para o céu. Eu creio que apenas através de Jesus Cristo vem a salvação e não por qualquer outra coisa

        • Minha irmã, aconselho que leia o livro de Atos, e também medite e pesquise Coríntios 11 a partir do v 22. A irmã foi mal instruída ou interpretou erroneamente o texto da ceia do Senhor junto com seus discípulos. Os discípulos cearam em troade muito depois de Jesus ascender aos céus, do mesmo modo Paulo depois de saber como os irmãos estavam se comportando quando se reunião pra ceiar, os instruiu inclusive com fatos novos revelados. Medite e se aprofunde no estudo e deixe o espirito lhe ensinar, pois seu pensamento está totalmente equivocado. Que o senhor jesus lhe abençoe e lhe dê entendimento.

      • Graça e Paz!
        Querida, o Ap. Paulo ensinou a igreja em Corinto a forma correta de ceiar; mesmo sabendo que Jesus já havia morrido, ressuscitado e enviado seu Espírito (Ou seja, a ceia é sim para os dias atuais).
        A ceia produz fortalecimento, cura, vida, perdão e renovação da aliança e todos que creem em Jesus como seu Senhor e Salvador devem receber deste corpo e sangue.
        Principalmente os que ainda não são batizados, afinal, ceia é antídoto e cura para nosso caráter pecaminoso.
        Discirna a ceia e usufrua dos maiores benefícios que Cristo ministrou sobre nós!

        • Paulo viveu depois de Jesus subir ao céu e nos deixou o modelo da santa ceia, entao se o apostolo Paulo é o apóstolo dos gentios porque vc se rebeleia contra a palavra , Jesus falou que quem nao participa do seu corpo e do seu sangue nao tem vida em si mesmo….volta a cumprir o mandanento.

        • Cézar Augusto Sanches

          Amado,
          A Ceia não produz cura, vida, e perdão! Quem os produz é Jesus Cristo. A Ceia é um Memorial da morte de Cristo que deve ser celebrado por todo aquele que recebeu Jesus como seu salvador e senhor.

          • Meu amado pessoal primeiramente seu perdão a minha intenção não é agredir vosso raciocínio e passar o que eu sinto e acho tá! Eu sou batizado sou contemplado pelo nosso pai com Dons e sou também um pouco tímido, meu querido por favor não me leve a mal tá mais eu tenho convicção na morte de Jesus e o que ele fez por nós . Eu não tomando santa ceia eu serei excluído do meio de meus irmãos ou serei tratado como um rebelde?

          • Oi Jésu Santos da Silva.
            A ceia e a maneira de se celebrar a ceia também diz muito respeito a comunhão entre os irmãos. “Onde estiverem 2 ou mais pessoas reunidas em meu nome…” Lembra? João 15:12 fala que Jesus nos deu 1 único mandamento que é amarmos uns aos outros “da mesma forma que Ele nos amou.” O culto da ceia deve também celebrar Cristo presente na vida dos irmãos, por que a igreja é o corpo de Cristo, então, a ceia é quando o corpo de Cristo se junta em amor para relembrar em forma de uma cerimonia, como foi que essa união maravilhosa que salvou a nós todos se iniciou. E foi pela morte de Cristo. Entendeu? É, sim, uma cerimonia importante, por que não diz só que amamos a Cristo, mas se amamos Cristo na vida do nosso irmão.
            Deus abençoe a todos vcs

          • Jefferson Dias Fernandes

            Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
            Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
            Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
            Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

            João 6:53-56

        • prpaulosampaio@hotmail.com

          Nós erramos quando colocamos nossos argumentos como superiores a tudo e a todos. O apóstolo Paulo quando ensina sobre a Santa Ceia, nos fala de que ele recebe a ordem de Cristo.

          Ou a Bíblia é uma regra de fé ou vamos acabar de vez com ela no nosso meio. E, se o é como regra de fé, qualquer fala fora dela deve ser refutada.

          “O sol que amolece a Mantega é o mesmo que endurece o cimento”. Assim são muitos corações que criam suas objeções
          , teorias, ….

          Uns viram adoradores, outros chamam a Santa Ceia de macabra!!!!!

      • Você não entendeu nada!
        Até que Ele venha está relacionado à segunda Vinda, quando Cristo voltar em Sua Glória não precisaremos mais celebrar a ceia aqui neste mundo, pios ele mesmo falou que tomaria novo conosco no Reino de Deus.

        • Pastor Reginaldo de Oliveira

          A pessoa que não é batizada, não deve tomar a Santa Ceia; se ela não se arrependeu, não batizou, está errado, a ceia era para os que estão em comunhão. Então o adúltero, o ladrão, o mentiroso, o fornicador, o homicida, estão em comunhão com Cristo? A bíblia diz que eles não entram no céu, Jesus disse que não cearia até nos encontrar lá, os perseverantes na fé.

          • Para os batizados, arrependidos, então me explica como Judas participou da ceia, e como Pedro partícipe da mesma logo em seguida arranca a orelha de um homem e ainda nega a Cristo?
            Estamos vivendo num farisaísmo eclesiástico, onde usos, costumes e tradições tem mais valor do que o amor genuíno; não existe uma alma sequer que entre em uma igreja na qual o seu espírito não grite por socorro, onde fica o julgue a sí mesmo ensinado na palavra, quem foi dada a oniciência divina, para julgar o arrependimento alheio.

          • JOSE MOREIRA DE OLIVEIRA

            Estou gostando do debate. Creio que é saudável trocarmos idéias. Mas a última palavra está na Bíblia, não em nosso ponto de vista, Pelo que li em João 13.21-30, não estavam ali todos os que diariamente seguiam a Jesus, somente os Apóstolos. E o próprio Judas se retirou antes do final da reunião. Paulo declara que o Pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo. Quem ainda não aceitou a Jesus Como Salvador não tem como comemorar SUA morte vicária. Quem não está “discernindo o corpo do Senhor” (1 Co 11.29b), come e bebe para condenação. Bem, a Ceia é para a Igreja de hoje também, que reconhece o valor do Sacrifício de Jesus. Não estamos matando Jesus de novo (não é a Missa) é um MEMORIAL.

        • Então o Apóstolo Paulo errou quando ensinou a Igreja de Coríntios a respeito de como participar da Ceia? I CORÍNTIOS 11: 23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão;
          24 e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim.
          25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
          26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
          27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

          28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
          29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor.
          30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.
          31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados;
          32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.
          33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
          34 Se algum tiver fome, coma em casa, a fim de que não vos reunais para condenação vossa. E as demais coisas eu as ordenarei quando for.

          • Paulo não errou nem tampouco Ico 11 é didático sobre “Ceia” é um texto que exortava os Coríntios qto suas atitudes reprováveis acerca da comunhão entre todos os cristãos. Paulo não instituiu “ceia do Senhor” muito menos Jesus, quem instituiu isso foi a igreja católica de quem quase todas denominações atuais herdaram um monte de crendices, praticas riualísticas anti biblicas, que não tem lugar no verdadeiro evangelho do Senhor Jesus.

        • 1. Sede meus imitadores, como também eu de Cristo…..

          23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei:

          26 Porque …..todas as vezes….. que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais ….a morte….. do Senhor, até que venha.

          28 Examine-se, pois, ….o homem…. (singular porque é qualquer homem) a si mesmo, e assim coma deste pão ……….e beba deste cálice.

          29 Porque ……o que come e bebe (singular – qualquer homem)…… indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

          1 Coríntios 11:1-34

          primeiro recebe de DEUS…..

          segundo é para todo o homem…. como todo o joelho se dobrará…. gente quando se fala no singular está abrangendo o todo – não importando a cor, o tamanho, a raça, …. qualquer tipo de joelho se dobrará…..

          que crê deve sim participar da Santa Ceia pois comunhão só se alcança com reunião.

          não existe comunhão sem reunião…… examine-se…..

      • Quando Jesus pediu para os discípulos fazer isso em sua memória não era só aquela vez ele queria que isso continuace para não venhamos esquece-lo pq todas as vezes que ceiamos concetza iremos lembrar da sua morte.

        • O que Paulo recebeu do senhor?
          Ele recebeu a lembrança do ocorrido na ceia entre os apóstolos e Jesus ele estava relembrando esse dia ele não está mandando ninguém tomar ceia !ele estava advertindo a igreja de coríntos a não tomar a ceia por quer uns comiam antecipadamente e outros se embriagavam

          • JOSE TIAGO PEREIRA DO NASCIMENTO

            Correto e se vc pegar pra ver nao é santa ceia,mas sim pascoa judaica. Lucas22:8-11 pedro pergunta pra jesus onde preparar a pascoa ,e quem pode comer da pascoa,somente os judeus êxodo 12:43-49.nois q somos gentios nao podemos comer da pascoa q é a ceia ,e ceia é um jantar da pascoa ……..1cor 11:17-23…

      • Meu caro irmão vc está equivocado, pois a ceia do Senhor ainda é para os dias de hj. Basta vc entender que ela é relatada pelo apóstolo Paulo, se não fosse para os dias de hj porque está no novo testamento como instrução como deveria ser tomada pela igreja de Corinto.
        O que o irmão diria então a respeito de dízimo para a igreja, vc a há que é para a igreja onde está relatada na graça que dízimo é para se dar nos dias de hj.

        • com certeza a ceia e para os dias de hoje sim.abiblia diz que quando Jesus levanta o cálice ele faz menção
          da Nova aliança e diz fazei isto todas as vezes que beberdes.em memória de mim.veja 1cor 11 v 25 26 ele fala no plural..

      • o texto de lucas 22 fica claro que o ATE QUE VENHA falado por Paulo aos coríntios diz respeito ao retorno glorioso de Cristo para buscar sua igreja pois após o encontro de Cristo e a igreja dar se a as bodas. cristo celebrou a pascoa e após instituiu a ceia com memorial, dele conosco. devo cear enquanto aqui estiver e após sair daqui cearei com ele la no ceu. Ap 3.20

      • Shallom Adonay, quando Jesus diz em Lucas 22:16 VFL. “Pois eu lhes digo que nunca mais comerei até que ele receba o significado completo no reino de Deus”. Jesus se referia a Ele não aos que estava junto a mesa.

        Dentre os muitos significados da Ceia do Senhor, um dos maiores é a promessa que Ele faz aos Seus discípulos. “Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beberei com vocês um vinho novo no Reino do Meu Pai” (Mateus 26:29).

      • A Ceia é para ser celebrada como um memorial ATE QUE ELE VENHA –
        Jesus veio implantar um novo Reino para novos súditos desse reino (gentios e judeus que o aceitaram como Messias), esse novo reino será efetivado no milênio e por isso nós, como cristãos oramos: “Venha o teu reino” – Nessa linha de raciocínio, ATÉ QUE ELE VENHA diz respeito ao Reino Messiânico, Reino Milenar, Milênio, dessa forma, temos sim que participar do corpo e do sangue de Cristo como memorial, ou lembrança ao que Ele fez por nós. E lá no milênio, quando verdadeiramente o Reino de Deus for implantado na terra, todas as coisas forem restauradas como era no Éden, aí sim, não tomaremos mais a Ceia do Senhor.

        • Porque, ………sempre……….. que comerem deste pão e beberem deste cálice,
          vocês ………..anunciam a morte………….. do Senhor ……….até que ele venha………… (1 Coríntios 11.26)

      • OK. Então o irmão não entendeu o recado de Jesus. em primeiro corintios 11:26. está escrito: Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este calice, (ANUNCIAI A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE ELE VENHA). Jesus já veio? já levou a Igreja? Mas o irmão entende que se trata da ressurreição… se de fato for esse o caso, então não temos que anunciar JESUS? Não temos que pregar? Temos que anunciar até que ele venha. Ele ainda não veio buscar a Igreja. Então vamos anunciar jesus. Essa foi a ordem que JESUS deu aos seus servos. esta ordem se aplica desde os discípulos até o ultimo crente a se converter. todos devemos anunciar a vinda de JESUS. Anunciar JESUS é pregar o evangelho ate a volta dele!!! Deus abençoe o irmão.

        • A Paz do Senhor
          A Palavra de Deus deve sim, ser estudada e meditada para que não haja confusões em seus entendimentos, contudo, muita das vezes, esses estudos são feitos sem observância do que diz em Apocalipse 22;18-19 (tirar ou acrescentar).
          Em 1ª aos Corintios no versículo 26, está escrito “Anunciai a morte do SENHOR até que venha” ou seja, não está escrito “até que ELE venha”.
          Podemos dizer então, em aprofundamento no estudo, é que se refere à morte do SENHOR (até que sua morte venha); mas, minha participação nessa questão é somente mesmo sobre os versículos de Apocalipse 22:18-19. (DEUS o abençoe).

      • Alice cordeiro cruz

        Somente aquele que é casado a batizado e aquele que tiver comunhão com Deus verdadeiramente não odiando seu irmão e se avaliando se é digno de ceia agora se ceia indignamente está para própria condenaçnão

      • Você está precisando conhecer mais sobre a obra completa da cruz, conhecer mais da Palavra de Deus e do profundo significado de Sua morte e ressurreição. Porque Cristo iria instituir um memorial, ao qual eles nem teriam oportunidade para realizá-lo visto que nem teriam tempo ou oportunidade uma vez que estavam todos terrivelmente envolvidos com o evento de sua prisão, martírio e crucifixão, quando Ele ressuscitou eles ainda estavam aturdidos, e ninguém prestava atenção neles, como estariam “anunciando sua morte até que viesse”? Existem algumas regras de interpretação hermenêuticas básicas que você não leva em consideração ao tecer comentários tão simplórios sobre a situação. Quando Cristo voltou da morte, ressuscitou, Ele não poderia ainda cumprir a promessa solene feita a eles de “comer e beber o vinho novo na ceia do cordeiro, fato que só se realizará quando Ele vier em glória, e aí então, não haverá mais a necessidade de um memorial, por não haver mais a quem testemunhar, uma vez que o mundo como conhecemos não existirá mais.

      • Rapaz pergunte a si mesmo o seguinte: Por que o Apóstolo Paulo, deu instruções de como tomar Santa Ceia (Co, 11;23-33). sabemos que o apóstolo Paulo tinha intimidade com o Espirito Santo a ponto de escrever sobre a Vinda do Senhor em Tessalonicenses, se os discípulos estivessem errado Paulo os corrigia. Logo a vinda do senhor seria o Arrebatamento da Igreja

        Portanto vá e tome a Ceia, testemunhe que Jesus morreu por ti, e que já recebeu o perdão dos seu pecados.

        • Ela estava sendo celebrada antes da morte de Cristo pq jesus estava explicando aos 12dicipulos para fazerem isso em memoria dele q estaria morto e ate q ele venha e veio e apareceu para os 12 depois de ressusitado …..joao 12:19-31 e a morte nao tem mais dominio sobre ele pq ele vive para todo sempre ap 1:18 e so mas algo em memoria para quem estar morto e nao vivo.

          • Pastor Rogério Armani

            Paz do Senhor. A Ceia do Senhor em coríntios, ocorreu no ano 53 aproximadamente, da era cristã. ou seja 23 anos depois que Jesus estabeleceu a ceia, quando reunido com seus discipulos, apos a comerem a páscoa, ele tomou o pão e o cálice e o deu a seus discipulos, “fazei isto todas as vezes que comerem e beberem em memória” Dele. Ou seja Paulo em 1 Co 11.23 a seguir está apenas corrigindo os crentes que se reuniam para comerem a ceia de maneira indigna. Ele já havia ensinado aquela igreja que já praticava a ordenança da Ceia, porém, de maneira indigna. Deus abençoe a todos.

      • A paz do Senhor.
        Nós temos que tomarmos a ceia como ordenança divina sim, o próprio Jesus o nosso salvador ordenou dizendo em Mateus 26:6 em diante, que nós deviamos beber até a sua vinda, isto é em glória. O apostolo Paulo também nos escreve na carta aos Coríntios 11:23 em diante, que recebeu do Senhor a ordenança desta tão sublime cerimônia. A santa ceia é um culto memorial e de concietizacão para os que creem.

      • JOSE MOREIRA DE OLIVEIRA

        É Justamente por “pense bem nisso” que nos vem a mente que Jesus Disse não BEBEREI (1ª pessoa), até…
        Paulo disse: “Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice ANUNCIAIS a morte de Jesus, até que ele venha… e assim coma deste pão e beba deste cálice…” 1 Co 11.26,28

      • A santa ceia não é para falarmos que jesus morreu, mas sim percebemos que nos somos culpados de tudo que ele passou quando ainda estava na terra então na santa ceia não falamos que ele esta morto pelo contrário falamos que ele vive e podemos crer…

      • Ricardo, a Ceia é para a Igreja e a Igreja para quem é transformado pelo Sangue de Jesus . Denota-se Comunhão , vida na presença de Deus e um coração adorador . Lembre-se ; Aquele que como e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação , então examine-se e depois coma .

      • Elizangela Alves Silva

        Olá, graça e paz. Aqui o Apóstolo Paulo disse em 1 coríntios 11:23 por que eu recebi do Senhor, ele não estava lá quando Jesus celebrou aquela ceia, logo se entende que Jesus instruiu ele em revelação que a Santa Ceia deve ser celebrada até que ele volte para buscar sua igreja, por que um dia Jesus voltará para buscar os seus escolhidos.

      • É verdade Jesus está vivo po isso a ceia é para isso vivos João 6:v29ao40 temos a liberdade de escolha mas ceia do senhor é para os que crê e for batizado quem rejeita a ordenança de Jesus Cristo também o rejeita e nisso estar morto romanos 6:v1ao13

      • faz sentido moça…o verdadeiro pão que alimenta e nos traz bênção é a palavra. Jesus disse: eu sou o pão da vida. Aquele pão literal foi para Israel bênção, mais para nós igreja espiritual. é Jesus ( a palavra )

      • Paz irmã Luzyellen.
        Não entenda como um questionamento, apenas minha visão.
        Conforme a irmã fala, que não ceia mais pois Jesus está vivo, me pergunto: – Porque entao o apostolo Paulo, escreve e da instruções de como devemos ceiar, se na sua época Jesus já havia sido crucificado e ressuscitado?
        Fica o questionamento para refletir,

      • A Ceia do Senhor é um memorial para que todos mantenham viva a verdadeira fé lembrando e refletindo sobre o real significado de sua morte que é nada menos do que a nossa salvação. Quando o Senhor se referiu ao tempo “até que ele venha” significa até que o Senhor venha DEFINITIVAMENTE, ou seja, para nos buscar. Enquanto isso há a necessidade sim de termos este memorial também para os ímpios que ainda irão se converter verem que neste memorial testemunhamos do sacrifício feito por nosso Senhor Jesus Cristo em favor de nós.

      • Caro Luiz Ellen,
        Cristo falou fazei isto em memória de mim até que eu “venha” e não até eu “ressuscitar”,
        Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
        Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
        Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
        Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
        Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
        Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

        João 6:53-57

      • Tatiane lima lacerda

        Gostaria de conversar com você sobre esse assunto, pois meu pensamento não segue a maioria e creio que podemos nos ajudar com a reta justiça de Deus Jeová

        Meu ZAP 99991895248

      • O ‘memorial’ tem justamente essa finalidade: não deixar de pensar esse ATO DE AMOR da parte do Salvador. Toda vez que participáramos da Ceia, estamos ‘anunciando a morte’, é isso é pra lembrar mesmo.

      • Olá minha irmã, senti no coração de postar parte do texto de 1 corintos: 11, onde Paulo nos ensina sobre este sacramento!

        “Porque cada vez que vocês comerem esse pão e beberem esse cálice, estão anunciando a mensagem da morte do Senhor, morte que ele sofreu por vocês. Façam isso até que ele venha.”
        ‭‭1 Coríntios‬ ‭11:26‬ ‭NBV-P‬‬

        Perceba que a ordem é: “fazer até que Ele venha.”

        Ore e peça ao Senhor para esclarecer a verdade dEle mais e mais em sua vida, é o que faço e tem sido uma vida de propósito com Deus…

        Oro para que o Senhor continue abençoando mais e mais sua vida.
        Fica na paz do nosso Senhor!

      • concordo plenamente. O sangue representa a nova aliança que foi feita com sua morte, e o pao representa o evangelho a ser pregado e compartilhado com toda criatura.
        Jesus usava coisas fisicas para ilustrar as coisas espirituais, enganado esta quem se prende a principios fisicos e judaicos. O ato de comer um pao e tomar um gole de suco de uva nao muda nem faz ninguem participar do corpo. Jesus mesmo disse, “o que entra pela boca é jogado fora e pra nada serve”. Mas o sistema religioso muda tudo, a alguns templos em que se voce nao “ceiar” nem pode exercer cargos ou trabalhos (digo isso pq ja participei por muitos e muitos anos) e á de se dizer que se voce nao come e bebe o suco ainda sofre com olhares acusadores de outros fieis.

      • Lembre se que a aplicação da Exesege Bíblica contextual aí ditada Retrata Cristo no simbolismo de sua morte física há uma enorme diferença do que sua ressureição Espiritual. A SANTA CEIA é a única “Festa” a ser lembrada por nós gentios.

    • aqueles que estão em comunhão com Jesus Cristo. O Senhor é Onisciente e sabe de todas as coisas. Em 1º Corintios 11.27 a Bíblia diz que aquele que come do pão e bebe do cálice indignamente, come e bebe para sua própria condenação e é culpado do e do sangue do Senhor. no vers. 28, o apóstolo Paulo nos adverte para que façamos uma auto analise de nós mesmos para que possamos participar ou não do banquete de Cristo.

    • JOSE TIAGO PEREIRA DO NASCIMENTO

      Somente os judeus ….pq nao é ceia mas sim a pascoa judaica …..Êxodo 12:11,ICor5:7,lCor7:5, Jo1:29 ,lucas 22:8-11onde queres que preparemos a pascoa?

    • Bom dia em primeiro a corintios diz que cap 11 vês 26 diz que tens que anunciar a morte de Jesus Cristo ate que venha , se vc não participa está fora da comunhão e fica perigoso para a sua vida espiritual.

      PR Luiz Henrique

    • De acordo com a bíblia todos devem participar da ceia, porque quem mais precisa se lembrar do sacrifício de Jesus são justamente os pecadores, e a ceia é um memorial.
      Já os líderes religiosos tantos católicos como protestantes inverteram o sentido da ceia. Mais isso vai mudar logo logo creio eu.

    • Ricardo.
      Todos podem, a ceia é comunhão com Deus, é renovo.
      O fato de que se percarmos não podemos tomar a ceia, isso é como se pudêssemos esconder de Deus.
      A Ceia nos ensina que não devemos e nem podemos esconder o Pai, ao contrario corra para os braços do pai.
      E Deus não esta preocupado com seu pecado mas ele esta preocupado com sua atitude em relação ao pecado.
      Quando vc toma a ceia vc se renova espiritualmente e assim terá força para rejeitar o mal e o pecado.
      Não veja a Ceia como se fosse um passaporte para entra no Céu. Mas a Ceia e a comunhão com o Pai, estando em comunhão vc se afasta do pecado, vc vence as batalhas vc se renova e assim vc já estará no Céu.
      Então irmão busque verdadeiramente a Deus e busque a servir ele com amor e obediência, vamos fazer parte da mesa para estarmos em comunhão com o Pai.
      Amen…….

    • Simples porque jesus não tinha pecado
      pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

      Hebreus 4:15

      • A Santa Ceia quem a constituiu foi o próprio Jesus, antes não existia, era comemorado no lugar a páscoa, na noite em que foi traído se cumpriria a pascoa na sua morte, então ele constituiu a santa ceia para que fosse lembrada a sua morte na cruz ….ele se reuniu para comemorar a pascoa que era da velha aliança e ali constituiu a santa ceia que é da nova aliança.

  1. LUCIANO TELES TEIXEIRA

    Tomar a Ceia do Senhor é dizer que você reconhece que Jesus morreu por seus pecados e que agora você faz parte de sua família. Para o descrente não faz sentido nenhum participar da Ceia. A Santa Ceia não é apenas um ritual cultural, é uma declaração de fé. Tomar a Ceia sem crer é desrespeito.1 Coríntios 11:28-29 diz que antes de tomar a Santa Ceia, cada pessoa deve examinar sua situação perante Deus. Quem continua agindo de forma errada, sem querer se consertar com Deus, se condena quando toma a Ceia. Essa pessoa reconhece que Jesus morreu para libertar do pecado mas quer continuar no pecado. A Santa Ceia é um tempo para pedir perdão a Deus.

  2. Tanta discussão por causa da santa ceia, fica uma pergunta aos amigos e irmãos será que e pecado a celebração da ceia do senhor ?,, mesmo que não fosse necessário praticar tal ato , seria isso pecado ?

  3. Minha visão a repeito do assunto é totalmente diversa. O sangue é o novo pacto (1 Cor 11:26) e o pão são as palavras (Jo 6:67). Isso que se deve comer todas as vezes para memória e todo os outros benefícios, dentre elas, a vida eterna. Na graça é inadimissível qualquer figura simbólica para ativar a fé, senão cai no mesmo princípio de construir imagens para, a partir dela, lembrar de alguém. Essa ideia de simbolismo é vício copiado da meretriz mãe. A última ceia foi uma Páscoa que é comemorado por judeus e não pelos gentios e a próxima será no reino dos céus onde novamente Cristo servirá os salvos. Esses rituais para nada serve, afinal de contas, a que o então Jesus de Nazaré participou foi em cumprimento à lei de Moisés e vivemos na graça, onde vigora a obediência da fé e não da lei; Ademais, na graça somos guiados pelo Espírito da Verdade e nenhuma preocupação deve haver com obediência nem Santidade, pois, o próprio Espírito é quem realiza naquele que crê.

  4. Uauuuu…. Li vários comentários e estou impressionado com as correntes de crenças acerca do assunto. Minha posição é nada mais e nada menos que a experiência. Jesus não veio trazer uma nova religião e sim um relacionamento real com Deus. O meio que Deus tinha disponível era o seu próprio sacrifício para derrubar a barreira que nos separava. Quando tiramos o memorial da ceia da nossa vida resta o que estava acontecendo em Corinto, a maioria dos crentes vivendo uma vida relapsa, egoísta, totalmente desprovida de amor ágape, embora a festa era assim chamada. A minha experiência não discuto. O Senhor me resgatou à 28 anos atrás, sirvo na pregação do Evangelho, a cura física, emocional e vivificação do espírito é real na minha vida. Abraços.

  5. Minha dúvida é porque algumas igrejas tomam a ceia todo mês, enquanto algumas tomam apenas uma vez por ano?
    E ainda mais dúvida eu tenho sobre quem não toma…
    Eu realmente gostaria muito de ter a certeza de qual é a maneira correta de proceder até que Cristo volte para buscar a sua igreja, a sua eleita
    E sabemos que a verdadeira igreja não são os templos, mas cada um de nós.

    • Querida Helena, se vc analisar bem o texto escrito no livro de Mateus, Jesus deixa bem claro o seguinte: Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
      E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.

      Mateus 26:28,29

      Observe que o versículo 29 deixa bem claro que NÃOQUE BEBEREI DO FRUTO DA VIDE ATE EU BEBA NOVAMENTE COM VCS NO REINO DO MEU PAI.

  6. Muito depois do Senhor Jesus ter reunido seus apóstolos para a ceia, os discípulos continuaram seguindo a ordenança da ceia, como está bem claro em Atos 2.42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

  7. Só para você refletir: a quem Paulo faz referencias quando escreveu á igreja de Corintos??, não estava ele ensinando as igrejas a respeito dos mandamentos de Cristo ??, e no tempo de Paulo, Jesus já havia ressurreto.

  8. reflexão:quando o povo saiu do Egito,depois deles ter feito todo aquele ritual,de matar o cordeiro e passar o sangue nos umbrais das portas,vindo assim como lembrança desse livramento dos primogênitos do povo de israel,a instituição da Pascoa,chegando até a Cristo,isso é obvio que a ceia do Senhor deve ser lembrada até que ele venha…

  9. muitos precisam ler as escrituras;a ceia é e sempre será para os cristãos ate que Cristo volte, ora se a ceia fosse apenas p/os discípulos até Cristo ressuscitar, porque Paulo ainda ensinou aos cristãos em Corintio o modo de celebrar a ceia do Senhor? e se o próprio Senhor disse que não beberia do fruto da vide, ate que o beba de novo no reino de seu pai ? vejam a importância da celebração da ceia do Senhor para os nossos dias.

  10. Queridos Irmãos! E se interpretássemos que o Bem Amado Cristo gostaria de fazer crer que a Nova Aliança fosse simplesmente usar a matéria, o palpável, o visível, o perceptível através dos cinco sentidos humanos(o PÃO), sendo assumido o compromisso de a partir daquela época, daquele evento, por todos os seguidores ou servidores do Cristo, de atuarmos em relação ao CORPO DE CRISTO, com respeito, boa intenção, espírito puro, trabalhando para desenvolver uma vida fraterna, pacífica, virtuosa, iluminada, espalhando e multiplicando bens e dons para a humanidade e toda a natureza no planeta Terra, e também Cristo nos realçaria o acordo de atuarmos com SEU SANGUE, que significaria conviver harmoniosamente com toda a sabedoria espiritual, com todos os bons sentimentos, com todos os bons pensamentos, com todas as melhores intenções, com todos os projetos que visam o bem coletivo, o aprendizado e o cultivo de virtudes, o impalpável benfazejo, o invisível divinizado, para que a Nossa Casa Terrena voltasse a ser aquele Paraíso Terrestre inicial?

  11. queridos quando o senhor jesus morreu ele não morreu a sua morte ele morreu a nossa morte e é por isso que o texto diz anunciais a morte do senhor até que ele venha porque é pela morte de jesus que nós temos vida se ele não morresse nós não teriamos vida porque sem derramamento de sangue não há remissão de pecados

  12. Fico perplexo diante da ignorancia de muitos com relação a Igreja e suas ordenanças, vamos lá então: Batismo, um drama que retrata a nossa morte e ressurreição com Cristo, o batismo não salva, mais é para os que foram salvos mediante a publica confissão de reconhecer e se entregar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, representa a morte do velho homem que desceu a sepultura com Cristo e o nascimento da nova criatura (novo nascimento) sendo emergido no Corpo de Cristo como novo membro tendo Jesus Cristo como cabeça. Na Ceia nos reunimos para celebrar esse grande evento que marca a nossa nova caminhada com Jesus, é quando nos reunimos para celebrar a nossa comunhão com Ele e com nossos irmãos ao participarmos do mesmo calice e do mesmo pão, lembrando que essas foram as duas ordenanças deixadas por Jesus para Sua Igreja.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *