Se John Stott fosse conhecido no mundo todo apenas como teólogo, escritor e evangelista, já seria surpreendente. Porém, além disso e de ter sido indicado pela revista “Time” como uma das cem personalidades mais influentes do mundo, ele é também o presidente honorário do Movimento Lausanne e um de seus pioneiros.

Aos 88 anos e com a saúde debilitada, Stott não pôde comparecer ao congresso. Mas fez questão de enviar uma mensagem a todos os participantes, que foi publicada em oito idiomas no informativo do congresso:

“Tenho agradecido a Deus, durante todos esses anos, pelo crescimento do Movimento Lausanne desde 1974 e pela maneira como ele o tem usado para a sua glória. Agradeço ainda mais a Deus pelo crescimento da igreja mundial durante esses anos, principalmente nos grandes continentes do mundo em desenvolvimento.

Alegro-me com a realização do Congresso na África e oro para que vocês partilhem ricamente a bênção de Deus sobre a igreja nesse continente, assim como a dor e o sofrimento do seu povo.”
Apesar das limitações, John Stott mantém uma invejável lucidez e senso de humor — e realiza suas atividades com a ajuda de Frances Whitehead, sua secretária por mais de cinquenta anos.

Após marcar gerações com livros como “Ouça o Espírito, Ouça o Mundo” (ABU editora), escreveu suas “palavras de despedida” em seu mais novo (e, segundo ele mesmo, o último) livro: “The Radical Disciple: Some Neglected Aspects of our calling” (InterVasity Press, 2010). No Brasil, o livro será publicado pela editora Ultimato, em março de 2011, com o título “O Discípulo Radical”.

Stott explica o que significa ser um discípulo radical de Jesus e explora oito aspectos importantes, mas negligenciados, do discipulado cristão: não-conformidade, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte. Ele reflete sobre o significado de servir a Jesus sem reservas e deixá-lo dirigir nossa vida, cumprindo assim a tarefa de levar adiante o espírito Lausanne.

___________________

Texto publicano da sessão “Especial” da edição 327 da revista Ultimato.

 

O Discípulo Radical – Estudos Bíblicos” apresenta 8 estudos bíblicos desenvolvidos a partir de cada um dos 8 capítulos do livro “O Discípulo Radical“, de John Stott, adequados para uso individual ou em grupo, para estudos dentro ou fora da igreja, bem como para o desenvolvimento pessoal, discipulado e o testemunho do Corpo de Cristo (Ef 4.11-32).

 

Disponível nas plataformas: Amazon, Apple Books, Google Livros e Kobo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *