hiroshimaEsta carta foi escrita por um grupo de meninas sobreviventes do bombardeio de Hiroshima e endereçada ao senhor Claude Robert Eatherly, oficial das forças armadas norte-americanas e piloto de um dos aviões que deu suporte ao bombardeiro Enola Gay, que lançou a bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima em 6 de agosto de 1945.

 

Das Meninas de Hiroshima a Claude Eatherly

24 de julho de 1959.

 

Prezado senhor,

 

Nós, abaixo assinadas, meninas de Hiroshima, enviamos a você nossos calorosos cumprimentos.

 

Somos todas meninas que felizmente escaparam da morte, mas receberam ferimentos em nossos rostos, membros e corpos por causa da bomba atômica que foi lançada sobre a cidade de Hiroshima na última guerra.  Temos cicatrizes ou marcas de ferimentos em nossas faces e membros e gostaríamos muito que aquela coisa horrível chamada ‘guerra’ jamais acontecesse novamente nem para nós nem para qualquer pessoa viva neste mundo. Agora recentemente ouvidos que você tem sido atormentado por um senso de culpa após o incidente de Hiroshima e que, por causa disso, você foi hospitalizado para tratamento mental. Esta carta está sendo enviada a você para assegurá-lo de que agora não abrigamos nenhum sentimento de inimizade a você pessoalmente. Talvez você tenha recebido ordens para fazer o que fez, ou talvez pensasse que iria ajudar as pessoas acabando com a guerra. Mas você sabe que bombas não acabam com guerras nesta Terra. Temos sido tratadas com grande amabilidade pelo povo cristão (Quakers) na América. Temos aprendido a sentir por você um sentimento de simpatia, pensando que você também é uma vítima da guerra, como nós. Esperamos que você logo se recupere completamente e decida se unir àqueles que estão engajados na boa obra de abolir essa coisa bárbara chamada ‘guerra’ por meio do espírito de fraternidade.

 

Com nossas calorosas saudações,

 

Atenciosamente,

 

Hideko Sumimura

Sayoko Komatsu

Chieko Komura

Tadako Emori

Motoko Yamashita

Keiko Kawasaki

Miyoko Katsubara

Tazuko Shibata

Mitsuko Kodama

Chizuko Suzuki

AtsukoTada

Misako Kannabe

Michiyo Zomen

Hiroko Task

Toyoko Yamanaka

Shigeko Miimoto

Yoshie Enokawa

Michiko Yamaoka

Masako Wada

Arden T. T. Yamanaka

Yasuko Sima

Hisaomi Watanabe

Suzue Hiyama

Emiko Takemoto

Shigeko Hara

Hatsue Inoue

Yukiko Okita

Ruriko Funatsu

Yoshie Kihara

Sachiko Kawamata

 

[fonte: Burning Conscience: the Case of the Hiroshima Pilot]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>