st-martin2Um soldado romano vem caminhando pela estrada. Ele está indo se juntar ao resto da tropa que está acampada a alguns quilômetros dali. Está usando a armadura completa, com a espada amarrada na cintura, o capacete, a couraça, o cinto e a capa nos ombros. O soldado se chama Martinho é filho de um oficial romano.

Mais a frente, Martinho encontrou um mendigo que vinha pedindo esmolas. Martinho se compadeceu do homem e rasgou a sua capa em duas partes. Ele deu a metade da sua capa ao andarilho que agradeceu, feliz da vida e impressionado.

Naquela mesma noite, dormindo ao relento, na beira da fogueira do acampamento, Martinho teve um sonhou. Ele sonhou que Cristo aparecia até ele, usando a metade da capa dada ao mendigo.

Martinho acordou no meio da noite, muito impressionado, e tentou dormir de novo, mas não conseguia deixar de pensar naquele sonho.

No outro dia, Martinho era um novo homem, convertido a Jesus Cristo, disposto a conhecê-lo melhor, servi-lo com a vida. Martinho havia se tornado um soldado de Cristo.

Ele falou ao seu capitão que, como cristão, já não poderia mais simplesmente sair a lutar e a matar pessoas. Para ele, a guerra havia se tornado uma atividade totalmente errado cheia de ódio e violência, algo que não se encaixava com a mensagem de paz e amor anunciada pelo Evangelho.

st-martin3O comandante ficou uma fera, e ordenou que Martinho fosse preso imediatamente. Assim, o jovem soldado passou muitos dias na prisão, esperando para saber o que seria de sua vida.

Ele foi acusado de ser um medroso a querer fugir da batalha, mas deu uma resposta muito corajosa a todos:

— Se acham que sou medroso, então me coloquem na frente da batalha, onde os inimigos se encontram, desarmado. Estou pronto!

Ao final, Martinho acabou sendo expulso do exército.

Voltando para casa, Martinho anunciou o Evangelho para sua mãe e para os demais parentes. Eles se converteram a Cristo. Para ele, esta foi uma grande vitória, uma luta contra o preconceito religioso e a incredulidade.

Martinho também lutou muito contra os falsos ensinos sobre Jesus. Ele combateu, por exemplo, o ensinamento dos arianos, que diziam que Jesus Cristo não era o filho de Deus. Foram longos dias e noites de discussões, argumentos, conversas, exposições, pregações.

Naquele tempo, as pessoas não entendiam muito bem que religião não se discute. Para Martinho era mais uma questão de combater a mentira e defender a verdade.

Por causa dessas longas discussões religiosas e por insistir que Jesus é o Filho de Deus, Martinho acabou sendo expulso da cidade de Milão pelo bispo chamado Auxentius, que defendia o ponto de vista dos arianos.

Martinho acabou tendo que viver sozinho numa pequena ilha do mar Mediterrâneo, próximo da costa da Ligúria.st-martin4

Depois de viver algum tempo assim, ele foi convidado para morar em Ligugé, onde viveu uma vida de contemplação e solidão.

Mas logo apareceram discípulos e o grupo se tornou uma pequena comunidade religiosa, um ambiente onde se cultivava o respeito, a fraternidade e a devoção a Deus. Martinho ficou com eles por dez anos.

Depois disso, Martinho foi chamado e aclamado pelo povo para ser o bispo de Tours em 372. A princípio ele não aceitou o convite, mas não teve como impedir a vontade do povo.

Mas mesmo sendo bispo, ele continuou vivendo numa pequena cela, um quartinho apertado e simples, que ficava perto da catedral. Martinho não se preocupava com luxo, conforto ou beleza. O mais importante era servir a Deus, ajudar o povo, e levar uma vida simples, em contato com a natureza, em orações e estudos das Escrituras.

Martinho fundou um convento em Marmoutin, onde oitenta monges se juntaram a ele.

Ele também fundou muitos outros conventos pela Europa, destruiu altares pagãos, templos de ídolos, buscando divulgar a mensagem de Cristo.

Morreu bem velhinho.

“Foi num sonho que Ele veio ao meu encontro.

Foi um sonho o que Ele repartiu comigo.

E eu sonhava ser apenas um velho cavaleiro.

Ele fez de mim um grande aventureiro e um andarilho…”

.

Quando eu te vi à beira do caminho

Nem pensei que era o destino que me vinha visitar.

O dia era frio e eu sozinho

Estava longe do meu lar.

Mas teu olhar tão calmo e verdadeiro

Derreteu aquele gelo e me fez compartilhar.

.

E eu que era só um pequenino

Grão de areia que rolava à beira de um imenso mar

Jamais imaginava que seria

Uma montanha, pó de estrela refletida no luar.

.

Rasgo a minha capa, abro a minha vida.

Largo minha máscara e encaro um novo dia.

Vejo teu olhar com alegria.

.

E o pensamento voa feito um passarinho

Junto à beira do caminho esperando pra cantar

E cantarei aquele sonho mais divino,

O nascer do sol tão lindo e que hoje veio pra ficar.

11-Track-11

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *