st-john1— Lá vem a noiva! — alguém grita no portão.

Começa a festa: convidados por toda parte, crianças, música, muita comida e bebida. João também foi convidado para o casamento, junto com seu irmão Tiago e Jesus, seu Mestre. Eles participavam da alegria do noivo.

Tudo ia bem, até que João notou que algumas pessoas cochichavam no ouvido umas das outras, como se algo errado estivesse acontecendo. Faltou vinho! Os pais da noiva estão aflitos e os empregados colocam a mão na cabeça:

— E agora?

João também viu que Jesus conversava com sua mãe e que depois deu instruções aos empregados.

Os empregados trouxeram talhas cheias de água, e iam enchendo os copos. De dentro das talhas saiu vinho de primeira qualidade.

João ficou grandemente admirado, pois Jesus havia transformado a água em vinho.

st-john4João era o mais jovem entre os discípulos de Jesus. Ele era filho de um homem chamado Zebedeu e era pescador do mar da Galiléia. Estava consertando as redes quando foi chamado por Jesus.

Antes de conhecer Jesus, João seguia o profeta João Batista, que anunciava a chegada do Filho de Deus. Foi na beira das águas do rio Jordão que ele viu Jesus pela primeira vez, quando João Batista disse:

— Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Certa vez ele viu um homem praticando uma religião diferente e usando o nome de Jesus para expulsar os maus espíritos de alguém. João foi duro com o homem:

— Nós o proibimos de fazer isso porque não é do nosso grupo.

Com muita paciência e amor, Jesus disse a João:

— Vocês não devem proibi-lo, pois quem não é contra nós é a nosso favor.

Quem segue a Jesus tem que aprender a aceitar as outras pessoas, mesmo que elas não sejam do nosso grupo.

st-john2

Outro dia, Jesus entrou numa casa em que uma menina acabara de morrer. Jesus tinha convidado João e seu irmão Tiago para estarem junto com ele.

A confusão naquela casa era muito grande. Gente chorando alto, gritando, uma tristeza imensa. Então Jesus disse ao pai da menina:

— Não tenha medo; tenha fé!

E aos que estavam chorando e gritando ele falou:

— Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela apenas está dormindo.

Ao ouvirem as palavras de Jesus, muitos começaram a rir dele, achando que ele devia estar maluco.

Jesus mandou que todos saíssem da casa, depois entrou no quarto onde estava a menina, junto com João, Pedro e Tiago. Ele pegou a menina pela mão e disse:

— Menina, levante-se!

Na mesma hora, a menina se levantou e começou a andar. Ela tinha apenas doze anos.

João percebeu que Jesus era mesmo alguém muito especial, capaz de fazer coisas impossíveis como dar a vida a quem estava morto. E Jesus fez aquilo por amor aos pais da criança e por amor à própria menina. Ele também ensinou a todos que, se tivermos fé em Deus, poderemos enfrentar qualquer situação.

Antes de sair daquela casa, Jesus disse:

— Olha, não fiquem espalhando por aí o que aconteceu aqui. E tragam alguma coisa para a menina comer.

st-john3João aprendeu com Jesus que devemos separar um tempo para estarmos juntinhos de Deus em oração. Ele viu Jesus orar muitas vezes, de dia, de noite, no templo e até no deserto.

E João aprendeu a lição. Ele também orava muito a Deus, de joelhos. De tanto orar, apareceram calos em seus joelhos. João até recebeu o apelido de “Joelho de Camelo”.

João tinha um temperamento muito forte, não tinha muita paciência com as pessoas. Antes de conhecer o amor de Jesus, esquentava a cabeça por qualquer coisa. Não é à toa que ele e seu irmão eram chamados de “filhos do trovão”.

Mas com a convivência com Jesus, ele foi aprendendo a ser bondoso e generoso, compreendendo a fraqueza das pessoas. Jesus gostava muito de João e conversava muito com ele. Tanto é que ele passou a ser conhecido como “o discípulo amado”.

Certa vez Jesus chamou os discípulos para uma ceia muito especial, um jantar de despedida. Jesus sabia que logo deixaria seus amigos queridos e quis encorajá-los a ficarem firmes e unidos. João estava ao lado de Jesus. Jesus ceou com eles pão e vinho e falou de sacrifício e amor.

Naquele jantar, Jesus falou aos discípulos sobre o novo mandamento:

— Eu dou a vocês um novo mandamento: Amem uns aos outros, assim como eu os amei. O amor é o sinal daquele que me segue.

Como a festa sem vinho não é festa, a vida sem amor não é vida.

st-john5Quando Jesus estava na cruz, pediu que João cuidasse de sua mãe. Assim, depois que Cristo foi crucificado, sua mãe passou a morar na casa de João, o discípulo amado.

O tempo passou e João foi exercitando cada vez mais em sua vida a força do amor. A cada novo dia ele aprendia e ensinava algo novo. Assim ele visitava o povo de Deus, pregava, aconselhava, escrevia longas cartas falando daquele “novo mandamento” que Jesus ensinou.

João viveu bastante. Quando já estava bem velhinho esteve preso numa ilha rochosa chamada de Patmos. Foi lá que ele escreveu o livro de Apocalipse. Depois de ser solto, passou seus últimos dias junto com os queridos irmãos de Éfeso e morreu com a idade de 95 anos.

| : Tu és, Senhor, tudo que eu quis.

Teu grande amor é que me faz feliz. : |

.

Tu me convidas a estar à mesa.

Quanta surpresa, sonho divino!

Não merecia tão grande apreço.

Junto ao teu peito

Eu me reclino

E adormeço.

.

| : Tu és, Senhor, tudo que eu quis…

.

Estás comigo a cada momento;

Meu pensamento é teu abrigo.

Dá-me do copo do novo vinho,

Pão sobre a mesa,

Meu grande amigo,

Paz e caminho.

.

| : Tu és, Senhor, tudo que eu quis.

Teu grande amor é que me faz feliz. : |

..

Teu grande abraço, calor de um berço,

Tem tanto espaço, todo o universo.

Ouve o meu verso, Cristo Jesus.

Amas a todos,

A todos abraças

Na tua cruz.

08-Track-08

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *