Fiz uma série de canções sobre a vida de algumas pessoas tiveram comunhão intensa com Jesus. A série foi publicada em forma de livro e CD com o título Amigos de Jesus. Compartilho aqui a primeira das canções: “Eu sou feliz” (uma canção para Ambrósio).  A intenção era dialogar com o público infanto-juvenil e  pré-adolescentes.

O menino Ambrósio está saindo da escola e caminha pelas ruas da velha cidade de Roma. Ele é muito estudioso e carrega um monte de livros debaixo dos braços. Como ele gosta muito de poesia e música, vai cantando pelas ruas de Roma.

Com o passar dos anos, Ambrósio se tornou um grande advogado. Seus discursos eram muito bem feitos e convenciam a platéia.

O sucesso dele foi tão grande que no ano 369 o imperador o nomeou governador de duas importantes regiões da Itália: Liguria e Aemilia.

Ambrósio morava em Milão, uma grande e importante cidade da Itália. Quando o bispo de Milão morreu, houve um grande tumulto na cidade entre dois partidos diferentes, cada um querendo ocupar o cargo vago.

A confusão foi tão grande, que o governador Ambrósio foi obrigado a tentar acalmar o povo, para ajudá-los a chegar a uma solução e escolher com calma o novo bispo.

Enquanto ele dava um passo à frente e falava à multidão, ouviu-se uma voz de criança, que vinha do meio do povo, e dizia:

—Ambrósio para bispo!

Deu para ouvir claramente. E logo a multidão começou a gritar em uníssono:

—Ambrósio para bispo!

Ambrósio levou um susto tremendo, ficou horrorizado, gaguejou, vacilou e disse:

—Mas gente, isto é um absurdo! Eu nem sou batizado!

Mas o povo insistiu e queria que Ambrósio se tornasse o bispo.

O povo insistiu e o imperador confirmou a decisão. Assim Ambrósio se tornou o bispo de Milão, mesmo não querendo.

Ambrósio bem que tentou se esconder na casa do seu amigo chamado Leantius, mas não teve jeito. Uma semana depois e foi batizado e consagrado bispo.Ambrosius-02

Apesar de conhecer tudo sobre literatura, política e leis, Ambrósio sabia muito pouco de religião. Mas como ele era um homem muito inteligente e estudioso, foi logo fazer um curso intensiso de Bíblia e leu muitos escritores cristãos.

Ambrósio foi compensando a falta de uma instrução teológica com bastante estudo e leitura orientada pelos cristãos mais experientes.

Ao se tornar bispo, Ambrósio abandonou todas as suas propriedades, as terras, as inúmeras casas que possuía, herança, dinheiro, tudo, mas jamais abandonou sua vida simples, sua humildade, seu jeito sincero de viver e conviver com as pessoas.

Ambrósio se tornou um grande pregador do Evangelho e combateu, através de longos debates, o ensino dos arianos, que diziam que Jesus Cristo não era Deus. Ele tinha bons argumentos, bons exemplos, muita sabedoria em tratar assuntos complicados e delicados. Deus dava a ele muita iluminação.

Ambrósio também combateu a idolatria. Ele não concordava com o povo que fazia ídolos de madeira ou ouro, que cultuava falsos deuses.

Por isso ele foi contra um grupo de pessoas que queriam de volta o culto da deusa Vitória, uma divindade romana que exaltava a guerra e a violência. Se ele vivesse em nosso tempo, com certeza, teria muito a dizer a respeito da violência do nosso mundo.

Certa vez, o imperador Teodósio autorizou o massacre dos moradores da cidade de Tessalônica por causa do assassinato de um governador.

Ambrósio não concordou com o massacre e falou diretamente com Teodósio. Ele deu de dedo no imperador e o acusou publicamente, exigindo que reconhecesse o erro que havia cometido. Teodósio ficou uma fera, mas aceitou a advertência de Ambrósio e pediu desculpas publicamente pelo seu erro.

ambroise

Ambrósio gostava muito de poesia e de música. Com amor e cuidado ele ajudou a preservar e divulgar os hinos dos cristãos. Ele mesmo ajudou a compor muitos hinos. Alguns deles chegaram até nós.

Eu sou feliz! Eu sou feliz e é pra valer.
Ah, mas como é bom estar aqui com vocês!
Eu sou feliz! Eu sou feliz!
Porque o amor de Deus me quis pra estar bem junto de vocês.

Eu sou feliz! Eu sou feliz! Nem sei dizer.
Ah, mas como é bom estar aqui com vocês!
Aquela voz tão doce foi que chamou
E aqui estou porque enfim chegou a minha vez.

Eu vou cantar até o sol nascer mais cedo,
Continuar até fazê-lo compreender
Que eu sou feliz! Eu sou feliz!
Agora sou feliz! E muito mais feliz!

Eu vou falar até que o príncipe me escute
E ame o povo que precisa de atenção
Pra ser feliz! E ser feliz!
Viver e ser feliz! Amar e ser feliz!

Eu vou dizer pra quem lamenta a sua sorte
Que Deus é forte e faz a gente desejar
E ser feliz! E ser feliz!
Sonhar e ser feliz, e muito mais feliz!

eu sou feliz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *