Não deveríamos nos conformar com nossos joguinhos psicológicos, com nossas falas dúbias, com nossas opiniões interesseiras e com nossas falsas motivações. Somos filhos da luz, e “tudo que é exposto pelo luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas”. (Ef 5.13). Ao contrário de adotar a mediocridade da conveniência deveríamos produzir frutos da luz: “bondade, justiça e verdade” (5.9).

Na “era do parecer” o “ser” é artigo de luxo. Lemos livros de auto-ajuda, respondemos testes de personalidades, esforçamo-nos no marketing pessoal. Mas é como se limpássemos o copo por fora, sem lavá-lo por dentro. O vírus da falsidade continua lá, sem ser incomodado.

Estamos mergulhados em um profundo sono das variações de sombra que a mentira nos traz. Dormimos, e já não lembramos mais como é bom ser verdadeiro e transparente, como é saudável mostrar-se, inteiro, claro, sem complexos de inferioridade ou superioridade, à luz da pessoa de Cristo. Daí o grito de Paulo: “desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (5.14).

Que Deus me ajude a resistir à tentação da vida pintada só por fora (seja religiosa ou não). Que eu busque a vida formada por dentro, nas entranhas, pelo Espírito.

Se conversão é abandonar o caminho das trevas e seguir o caminho da luz (5.8; 1 Pe 2.9), que eu me converta todos os dias ao Pai das Luzes.

  1. É isso aí! Quando às vezes falo na igreja, num comentário, sobre conversão diária, os mais tradicionais ficam bravos… mas é exatamente isso que entendo por conversão diária a Cristo: examinar-se todos os dias e sempre buscar seguir o que Cristo nos ensina. Essa é a conversão diária, esse é o viver na plenitude do Espírito… querendo sempre mais, porque nos enxergamos sempre menos. E no fim das contas… estamos debaixo da Graça do Pai. Aleluia! Belo texto Lissânder. =)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *