Sete verdades sobre a tentação

SETE VERDADES SOBRE A TENTAÇÃO

 

 

Base Bíblica: Tg 1.13-15
“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.”

 

Alvo da lição:
Saber: identificar a tentação como algo vindo de dentro de si.
Sentir: estar atento às próprias tentações.
Agir: aplicar o domínio próprio e fugir dos desejos malignos.

 

Meditação diária:
Seg – Tg 1.13-15
Ter – 1Co 10.11-13
Qua – Mt 4.1-11
Qui – Hc 1.12-2.5
Sex – Mt 15.10-11
Sáb – Gl 5.22-23
Dom – Pv 5.22-23

Vamos estudar Tiago 1, do versículo 13 ao 15, que trata a respeito da tentação. É importante observar, porém, o versículo 12, que enfatiza a necessidade de perseverar na provação para ser aprovado. Nesse versículo, a palavra grega que é traduzida em algumas versões como “prova­ção” tem a mesma raiz da palavra “tentação” do versículo 13. Aqui, podemos dizer que provação e tentação têm o mesmo significado. A diferença entre as duas está no fato de que a origem e o objetivo de cada uma são diferentes. A provação vinda de Deus terá sempre o objetivo de nos fortalecer e fazer crescer. Já a tentação tem origem na cobiça e pode ser induzida pelo diabo; o objetivo dela é o de nos fazer cair e pecar. Conforme João 10.10, o diabo vem somente para roubar, matar e destruir. Por isso, é importante conhecer o que é tentação.

1. Verdades sobre a natureza da tentaçăo (Tg 1.13-14)

1.1 Inevitável

As principais versões da Bíblia em língua portuguesa indicam que to­dos passarão por tentações (Tg 1.13). A questão não é “se”, mas “quando” vamos ser tentados. Nem uma tradução portuguesa cogita como possibi­lidade, elas afirmam “quando for tentado”. O nosso primeiro desafio em relação à tentação é entender que estamos sujeitos a ela a todo momento. Precisamos prestar atenção continuamente. Ninguém pode dizer que não passa por tentação, pois é naturalmente humana. “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana” (cf. 1Co 10.13). “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (cf. 1Co 10.12).

1.2 Maligna

A afirmação de que Deus não pode ser tentado pelo mal salienta o caráter bondoso de Deus. A natureza santa de Deus é solidificada no bem, e o mal é incapaz de seduzi-Lo. Habacuque 1.13 revela que a bondade de Deus é inabalável, a ponto de Ele sequer poder olhar o mal. Tiago afirma no versículo 13 que “Deus não pode ser tentado pelo mal”.

Entendamos que, ainda que o diabo tente uma pessoa, ela só cairá se ceder. A tentação surge da cobiça, e isso é inviável para Deus. Ele é o Dono de tudo (cf. Sl 24.1), de forma que não há o que cobiçar. Além disso, o décimo mandamento de Deus diz: “Não cobiçarás” (Êx 20.17), e Deus não pode negar a Si mesmo (cf. 2Tm 2.13). A tentação, sendo o caminho do mal, é totalmente contrária à natureza de Deus.

1.3 Humana

Deus não é o responsável pela tentação; Ele não tenta ninguém (Tg 1.13). A tentação tem por objetivo fazer pecar, induzir ao erro. Não lemos na palavra que Deus é o tentador, mas o diabo é assim chamado (cf. Mt 4.3 e 1Ts 3.5). Esse papel é do diabo, não de Deus. Imaginar que Deus nos induz ao mal é contrariar a natureza divina Dele. Deus é bom (cf. Sl 136.1).

No nosso desejo de nos livrar da culpa do pecado, acabamos cometendo outro erro: atribuir ao diabo todas as nossas culpas. Porém, embora o diabo seja chamado de tentador, a Bíblia atribui o problema à cobiça humana e não à tentação diabólica (Tg 1.14). Nenhum efeito teria a tentação diabólica se não houvesse a cobiça humana, pois, como vimos antes, não nos vem tentação que não seja humana e cada um é tentado pela própria cobiça.

1.4 Identificável

Embora o nome de “tentador” seja atribuído ao diabo, vimos que o maior problema da tentação não é o diabo, e sim os nossos desejos. Conforme Douglas J. Moo, em seu comentário sobre o livro de Tiago, a ideia de “atrair e seduzir” é “caçar e pescar”. É preciso atrair o animal para a armadilha, seduzir o peixe com a isca. Lembremo-nos de que o animal vai até a arma­dilha, e o peixe vai até o anzol atraído por uma necessidade legítima de se alimentar. Assim também, alguns desejos nossos têm fundamentos legítimos como o desejo de comer, beber, descansar, mas que podem se tornar pecaminosos se nos atraírem e nos seduzirem.

Moo ainda mostra que a palavra “cobiça”, traduzida algumas vezes como concupiscên­cia, vem do grego epithymia e pode algumas vezes significar um desejo legítimo como em Lucas 22.15 e Filipenses 1.23. Por isso, é importante exercitar o fruto do Espírito (Gl 5.23), que inclui o domínio próprio. Lembre-se de que as piores tentações são aquelas que estão ligadas às necessidades legítimas.

Quais áreas da sua vida você acredita serem inofensivas? Até mesmo as vontades do dia a dia podem ser ciladas para o pecado: namorar; divertir-se; ter dinheiro, amigos; sair; passear; viajar; ser popular. Na maioria das vezes, nós armamos essas ciladas para nós mesmos. Você sabe qual é a natureza de seus desejos, portanto, esteja alerta! Não subestime uma tentação!

2. Verdades sobre o caminho da tentaçăo (Tg 1.15)

2.1 Escala: pecado

A tentação se encarrega de anunciar, propagar, oferecer, estimular a prática do pecado. A cobiça é a mãe do pecado, ela o concebe e o dá à luz. Muitos alimentam a cobiça pensando que podem suportar a tentação. Assim, acabam por cair na armadilha da cobiça.

Sinônimo de “conceber”, neste contexto, é “consentir”, “permitir”. A partir do momento em que a pessoa consente ou permite a cobiça, estará naturalmente permitindo a entrada do pecado. E o pecado pode ser muito sutil. Se nos entregarmos aos prazeres da comida, poderemos nos tornar glutões; se consentirmos com a bebida alcoólica, poderemos ser domi­nados por ela; se nos deixarmos levar pelo descanso, poderemos nos tornar preguiçosos.

2.2 Destino: morte

O objetivo e a consequência final do pecado é sempre a morte. Foi assim desde o início com a serpente no jardim do Éden. Antes mesmo da consumação do pecado, a morte havia sido dada como sentença condenatória de Deus sobre o pecado (cf. Gn 2.17). No dia em que pecaram, Adão e Eva morreram espiritualmente (cf. Rm 5.12), pois foram separados da intimidade com Deus, que é a fonte da vida. A morte física veio depois para confirmar o que já havia ocorrido espiritualmente no ser humano. Pela falta de disciplina (obediência a Deus), ocorre a morte (Pv 5.22-23).

2.3 Alternativa: fuga

Precisamos resistir ao diabo, mas devemos fugir das nossas paixões (cf. Tg 4.7; 1Co 6.18; 2Tm 2.22). É muito difícil vencermos sozinhos o nosso próprio instinto. Paulo sentiu isso na pele. Por mais que ele quisesse fazer o bem, realizá-lo estava além de sua capacidade como ser humano (cf. Rm 7.15-25). A razão é que nossa natureza humana foi corrompida pelo pecado, e somente por meio do sacrifício de Jesus podemos ser purificados e deixar de ser escravos do pecado (cf. Rm 6.20,22).

Com Jesus, somos capazes de evitar o pecado, e a melhor forma de fazer isso diante de nossa própria cobiça é fugirmos. A cobiça só tem dois fins: ou é saciada, ou é abandonada. A melhor forma de abandonar a cobiça é afastar-se daquilo que é cobiçado. Ninguém nunca disse que tal atitude seria fácil. Jesus nos diz que existem dois caminhos a seguir: um que leva à vida; outro que leva à morte. O caminho da vida é apertado e difícil de entrar (cf. Mt 7.13-14); para o trilharmos, temos que estar dispostos a negar a nós mesmos (cf. Mt 16.24). Essa é a única rota de fuga da tentação.

O que você tem perdido por causa do pecado: sonhos, amigos, oportunidades, família, minis­tério? Quantas dessas coisas poderiam ter sido salvas se você abrisse mão de alguns desejos egoístas e buscado seguir o que Jesus nos ensinou? O momento certo para se arrepender e sair de um abismo é antes de cair nele. Antes que seja tarde demais.

Conclusăo

A tentação é um problema provocado por nós e não por Deus. O diabo é o tentador, mas está em nós cair na tentação e pecar. O desafio é reconhecer nossa vulnerabilidade, nossa fraqueza, e vencê-la. Não temos condições de enfrentar a tentação, pois somos fracos diante de nossos próprios desejos. Portanto, a única forma de vencer a tentação é fugir dela.

Mas fugir do que nos atrai exige força espiritual. Por isso precisamos buscar forças no único que foi tentado, mas nunca pecou: Jesus Cristo (cf. Hb 4.15). Alimentemo-nos da pa­lavra de Deus e cuidemos (cf. 1Tm.4.16), pois o mal que o tentador sugerir só terá efeito se nos deixarmos levar por ele!

Autor da lição: Everson Souza Pereira
>> Estudo publicado originalmente pela Editora Cristã Evangélica, na revista “Tiago: vivendo a fé cristã”. Usado com permissão.

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21 Comentários para “Sete verdades sobre a tentação”

  1. Daniel Santana de Oliveira 10 de dezembro de 2014 at 20:18 #

    Acho que esse estudo da palavra de Deus fala realmente o que somos por dentro. Fomos corrompidos desde o início e ficamos à mercê dos nossos desejos e como a lição diz precisamos de Cristo no qual não existe pecado e assim pode nos fazer vencedores! Glórias a Deus!!!!!

  2. Ptra Eliana 10 de Abril de 2015 at 18:27 #

    Este estudo é uma bênção esta sendo muito edificante para meu ministério e para minha vida.

  3. Angel Pereira 3 de Maio de 2015 at 21:07 #

    Olá, irmãos! Muito bom esse estudo, mas me deixou uma dúvida. Pode me explicar qual a diferença entre a cobiça e a tentação? Como eu sei se estou cobiçando ou sendo tentado?

    • leonardo 13 de novembro de 2015 at 15:40 #

      A cobiça é um desejo voluntário,vc escolhe, ou seja, vc quer aquilo e continua fazendo, por exemplo: vc está em um restaurante e na mesa da frente senta uma mulher com um mega decote, mostrando tudo mesmo… Isso é a tentação, e com a tentação de acordo com a bíblia nós fugimos, então vc muda de lugar, onde esteja fora da sua visão kkkkkk. Agora, se torna cobiça se vc permanece ali olhando.

      • evandro 18 de junho de 2016 at 16:15 #

        boa resposta amado.

        • Alana 18 de julho de 2016 at 20:24 #

          Vdd

    • AMIGA de DEUS. 17 de Maio de 2016 at 14:08 #

      Cobiça é o desejo que você mantém dentro de si , sobre alguma coisa , ação ou pessoa.
      Tentação é quando você vê as propostas de pecado que o diabo coloca no seu caminho , é aquilo que você mais gosta , ou gostava quando estava no mundo fazendo as suas vontades.

  4. Ozias 6 de julho de 2015 at 15:01 #

    Olá! Meu irmão muito bom o estudo nós somos tentados a cometer erros todos dias mas que nos fortalece que não vivo mas eu mas Cristo vive em mim

  5. Andre 3 de Janeiro de 2016 at 10:53 #

    Bom texto e mais uma coisinha: Só não podemos deixar de olhar para Jesus…Ele sempre será o centro, ou deveria sê-lo. Ele foi tentado! E foi por Satanás, nosso adversário. Havia cobiça em Jesus? Não! Havia algum tipo de “brecha”? Não. Algum tipo de culpa? Também não! Mas: Em tudo foi tentado, mas sem pecado (conf. Hb 4.15). Sempre seremos tentados, enquanto vivermos, mas temos que buscar mesmo assim, sempre, o que Jesus tinha: uma vida de santidade. O caminho sempre será estreito. Pois temos um adversário que quer a nossa morte! Satanás nunca “jogará limpo”, nunca será justo! Ele tentará sempre que puder. Mas nós temos um Deus que nos dá a vida eterna. E maior é o que está em nós do que o que está no mundo! E a oração “modelo” deixada pelo próprio Senhor diz assim…E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Só Deus pode nos livrar, nunca será a força do nosso braço.

  6. Joilton 4 de agosto de 2016 at 23:05 #

    Bom estudo. Só não fica clara a evidência da influência diabólica na tentação. Se for possível, por favor, me responda:
    Como o Diabo pode conduzir o objeto de tentação até nós?
    Entendendo que o objeto de tração pode ser uma comida, uma bebida, uma oportunidade de furtar, de mentir, uma pessoa sexualmente atraente, um bem material, etc.

    Que o bom Deus nos conduza em santificação.

    • Liniker Filho De Deus 31 de agosto de 2016 at 16:29 #

      Fala amado blz, gostaria de responder sua pergunta: o diabo tem esse poder de nos atentar (TIAGO 1.12 Ao 17) e o homem as vezes deixa brechas para satanás ô usar espero ter tido sua dúvida, que vc seja cheio do Espírito Santo. Fica com Deus Irmão!

      • Liniker Filho De Deus 31 de agosto de 2016 at 16:50 #

        Fala amado blz? Gostaria de responder sua pergunta: o Diabo tem esse poder de jogar a tentação em nos para nos fazer pec, principalmente com ajuda da carne(Tiago 1. 12 AO 17). E infelizmente homens e mulheres dão brechas a Satanas para ele os usar e Santana usa essas pessoas para atentar outras e etc, MAS depende do homem deixa ser tentado e ajuda a satanás a atenta alguém.(essas versão é correta pois na outra infelizmente eu disse umas heresias e também corrigi uns erros de português rs, abraços irmão fique com Deus e seja cheio do Espirito Santo ). Salmos 4.1 ao 4 e Salmos 1.1 vamos Ler e refletir nas palavras de Deus.

  7. Ministério Vida Pura 28 de Janeiro de 2017 at 0:23 #

    Um estudo imprescindível para todos aqueles que lutam para vencer seus desejos mais obscuros e pecaminosos.

  8. Pr Sidney 9 de Fevereiro de 2017 at 16:42 #

    Ótimo estudo, muito esclarecedor, Deus continue usando sua vida Paz abraço

  9. Adilson Calibra 11 de Fevereiro de 2017 at 12:03 #

    Precisamos de estudos deste género.

  10. Robson 17 de Fevereiro de 2017 at 22:49 #

    Muito bom o estudo. Q Deus o abençoe.

  11. Ronaldo ramos 25 de Abril de 2017 at 6:59 #

    Amém amado irmão,este estudo mim ensinou muito, pois eu estava passando por momentos muito difícil.Deus te abençoe.

  12. marilza pereira pereira 2 de Maio de 2017 at 17:10 #

    Muito bom, estudo esclarecedor precisava muito desse esclarecimento para ajudar meu filho.

  13. Ryan Libano 14 de dezembro de 2017 at 14:32 #

    Estudo muito bom. Hoje eu irei pregar sobre ‘tentação’ na minha célula e este estudo ajudou muito. Obrigado 🙂

  14. odair soares ribeiro 15 de dezembro de 2017 at 19:10 #

    Gostei muito do estudo, pois fala de um tema muito importante para a vida de um cristão. Todos nós devemos sempre olhar para a cruz de Cristo, para sabermos que não somos nada sem Jesus.

  15. Bruno santos 7 de Janeiro de 2018 at 11:34 #

    Muito bom apreedir muitos sobre diferentes tentações

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