Profissionais cidadãos e servos

PROFISSIONAIS CIDADÃOS E SERVOS

 

 

Texto básico: Neemias 2.1-20

Introdução

Por que estudar o exemplo de Neemias neste estudo bíblico?

Porque Neemias foi um fiel do Antigo Testamento que serviu a Deus em corte pagã, um ambiente “secular”, influenciando e atuando como profissional a serviço do reino de Deus.

Neemias era um profissional competente e honesto em um emprego que lhe conferia responsabilidades e privilégios. Tinha a visão do reino de Deus e estava firmado na ética desse reino; por isso se mostrou disposto a arriscar seu status e seus privilégios. O interesse maior dele era o avanço do reino de Deus e a manutenção de seus padrões éticos; sua lealdade última era a Deus e ao povo de Deus, e transcendia sua lealdade a seu empregador.

Para discussão em grupo

Oração e o papel do profissional na história (Ne 2.4)
Neemias ora antes de iniciar seu plano (Ne 1.5-11). Faz uma oração flecha diante da oportunidade que lhe é oferecida (2.4). Ora nas mais diversas situações e de diversas formas ao longo do seu livro. Parece que sua vida era de bastante oração.

1. Conseguimos integrar a prática da oração e leitura da Bíblia com a vida profissional, como fez Neemias?
Que passos práticos é preciso tomar nesse sentido?

Planejamento antecipado (Ne2.5-8b)
A resposta que Neemias dá ao rei revela que ele havia planejado tudo de antemão (prazo de licença, segurança, material…).

O planejamento de Neemias está longe de ser inimigo da fé. Ao contrário, ele nasce da fé. Neemias tinha tanta fé, que conseguiu visualizar até mesmo os detalhes do projeto. Mas nem por isso ele deixou de depender de Deus, a quem atribuiu todo o seu sucesso (2.8c)

2. Como a igreja pode criar estruturas mais adequadas e valorizar as pessoas com dons nas mais variadas áreas profissionais? Pense nos diversos dons profissionais existentes em nossa comunidade. Por exemplo: área de administração e finanças.

3. Há algum projeto em que estudantes e profissionais da minha igreja, em grupo ou como indivíduos, precisam visualizar, planejar e implementar com fé? Qual?

Apólice de seguro e ajuda de estranhos (Ne 2.8-9)
Neemias aceita uma escolta de cavalaria, uma espécie de apólice de seguro contra estradas perigosas. No entanto, é interessante notar que ele aceitou a escolta e a influência do rei pagão para outras ajudas, mas não se viciou nisso, nem se vendeu ideologicamente.

4. Será que Neemias confiava em Deus? Por que aceitou a escolta?

5. O que precisamos aprender, ensinar, praticar e denunciar a respeito do dinheiro e do poder para superar os problemas, vividos no Brasil e na nossa cidade, no campo da ética profissional?

Não age sozinho nem precipitadamente (Ne 2.12-18)
Quando Neemias chega a Jerusalém ele procede cautelosamente. Embora já tenha um plano geral, ainda faltam muitos detalhes por ele não conhecer a cidade pessoalmente. Neemias não pensa em agir sozinho e de maneira precipitada. Faz com que o povo sinta a mesma necessidade. Então ele diz: “Vamos lá, porque Deus estará conosco”. O momento é propício e o povo reage positivamente.

6. Que assuntos da nossa cidade podem ser questões de nossos debates e ação?

7. É possível ampliar a visão dos profissionais da minha igreja como agentes interessados no avanço do reino, no exercício da profissão aproveitando  oportunidades de transformação pela fé e na manutenção de padrão ético?

Aplicação

Não são apenas os “ordenados” que têm um ministério.

Não é só o político que tem um mandato.

Todos nós temos responsabilidades e privilégios neste mundo de Deus. A nós como profissionais cristãos é oferecida uma vida plena, criativa e dinâmica, com possibilidades para explorar e com projetos para realizar.

Por isso, o cristão tem o desafio fascinante de envolver-se, de acordo com sua vocação e colocação, nos estudos, na economia, na política, na ciência, nos esportes, na saúde, entre outras áreas. O desenvolvimento social e cultural em todos os sentidos, desde a técnica até a arte erudita, passando pela organização de instituições sociais e políticas, é a vontade de Deus para o homem.

Fomos feitos para exercer nossos talentos profissionais tanto aqui como na nova terra. Os projetos do nosso Deus são amplos e generosos. Sejamos colaboradores neles como profissionais cidadãos e servos.

>> Autor da Lição: Jony Wagner de Almeida
Livro base: Neemias: um Profissional a Serviço do Reino, Paul Freston, ABU Editora
Leitura indicada: Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos, John Stott. Editora Ultimato, 2014.

 

Print Friendly, PDF & Email

Tags: ,

Um comentário para “Profissionais cidadãos e servos”

    Error thrown

    Call to undefined function ereg()