Prática da Oração

Prática da Oração

A oração é a mais alta atividade da qual o espírito humano é capaz.
[E.A. Judce]

Texto Básico: Mateus 6.5-8

Textos de Apoio: 
Jr 33.3
Mt 6.9-13
Fp 4.6-7
1 Ts 5.17
1 Tm 2.1
Tg 5.16

Introdução

A oração parece uma decantada loucura. Como pode o homem comunicar-se com o próprio Deus em qualquer tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação, se este é o Senhor de todo o Universo e aquele, um miserável habitante de um pequeno planeta? Como pode Deus ouvir as orações diárias que pelo menos os quase 2 bilhões de cristãos lhe dirigem?

Os críticos dizem que a oração é válida porque é emocionalmente saudável para quem ora. No entanto, aqueles que oram corretamente estão convencidos de que sua oração chega de fato até Deus e ainda perguntam com uma pequena dose de malícia: “O que fez o ouvido, acaso não ouvirá?” (Sl 94.9.)

Para entender o que a Bíblia fala

1. Descubra nos textos seguintes dois resultados distintos da oração em nossa vida.
>> (Fp 4.6, 7; Mt 7.7, 8)

2. A maior parte de nossas orações são de súplica. Mas, no contexto bíblico, a oração tem pelo menos seis elementos, que, embora não precisem estar presentes numa única prece, devem ser lembrados sempre. Quais são esses elementos?
>> (2 Cr 7.3; Sl 103.2; Sl 51.4; 1 Sm 1.15; Tg 5.16; Jr 33.3)

3. Deus diz sim a muitas de nossas orações. Mas Ele diz não também a não poucas orações, mesmo que elas sejam proferidas por pessoas de caráter e de fé.
Veja alguns exemplos de orações às quais Deus disse sim e escreva os nomes dos personagens e seus pedidos.
>> (Gn 25.21; 2 Rs 20.5; Lc 1.13; At 10.30-33)

4. Agora veja exemplos de orações às quais Deus disse não e escreva os nomes dos personagens  seus pedidos.
>> (Dt 3.23-27; 2 Sm 12.15-20; Mt 26.42; 2 Co 12.7-9)

5. Que períodos de oração as passagens abaixo sugerem?
>> Sl 55.17
>> Lc 6.12
>> Ne 2.4
>> Ef 6.18

Hora de Avançar

“A prática da oração é a arte de entrar no Santo dos Santos e de se colocar na presença do próprio Deus em espírito, por meio da fé, valendose do sacrifício de Cristo, e falar com Deus com toda liberdade por meio da palavra audível ou silenciosa”.

Para pensar

Pela oração, confessamos ao mesmo tempo a estreiteza de nossos recursos e a extrema largueza dos recursos do poder e do amor de Deus. Ela é um dos mais extraordinários meios de graça de que podemos dispor. A oração não substitui a leitura da Bíblia. As duas práticas são essenciais para o nosso crescimento na vida cristã. Sem a Bíblia, as orações podem tornar-se destituídas de conteúdo, egoístas e até mesmo erradas (Tg 4.3).

O que disseram

É preciso orar como se todo trabalho fosse inútil e trabalhar como se todo orar fosse em vão. [Lutero]

A oração produz resultados psicológicos (paz de espírito, tranqüilidade), espirituais (maior sentido de vida) e concretos (atendimento real do pedido feito).

Para responder

> Com que freqüência você faz orações?
> Que resolução prática você pode tomar com relação aos seus horários de oração nesta semana?

Você e Deus

> Antes de orar, pare e pense um pouco em Deus e seus atributos. Com certeza, você iniciará sua oração da maneira correta: com uma palavra de adoração que partirá do fundo da alma.

> Tente “balancear” suas orações com adoração, ações de graça, confissão, extravasamento, intercessão e súplica.

> Peça sem constrangimento. Não é necessário substituir a súplica pelo louvor. É Deus quem abre a porta da oração e diz: “Peça-me”. Mas não peça apenas saúde, cura física, sucesso, prosperidade, felicidade. Ore por virtudes e valores espirituais. Insista até obter resposta.

> Reserve horários especiais no dia para oração.

>> Estudo bíblico a partir do capítulo 2 do livro Práticas Devocionais. Editora Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

7 Comentários para “Prática da Oração”

  1. EUCY GOUVÊA FERNANDES 8 de outubro de 2013 at 20:53 #

    A PAZ DO SENHOR AMADOS

    ORAÇÃO…

    QUANDO ENCONTRAMOS DEUS, ENFRENTAMOS UMA CRISE DE FÉ,QUE DEMANDA GRANDES AJUSTES EM NOSSAS VIDAS. PRECISAMOS APRENDER ORAR, PRECISAMOS SENTIR O DESEJO DE ESTAR FALANDO COM DEUS, MUITAS DAS VEZES DEUS PRECISA NOS DESPERTAR NO MEIO DA NOITE PARA ORAR.TALVEZ PRECISE PASSAR MUITO TEMPO EM ORAÇÃO, EM ALGUMAS OCASIÕES ORAMOS A NOITE TODA . PARA NOS TORNARMOS UMA PESSOA DE ORAÇÃO, SERÁ NECESSÁRIO UM GRANDE AJUSTE DE NOSSA VIDA NA PRESENÇA DE DEUS.

    • Thiago Ricardo 30 de outubro de 2014 at 11:17 #

      Esse tipo de comentario e bem velho a verdade e que os cristaos sao fracos ebde dar pena , poucos enfrentam e conhecem o espiritual e esses sao desconhecidos.

  2. marcos franklin 4 de julho de 2016 at 14:27 #

    Resposta a esse Tiago você não está errado quando diz que os cristãos são fracos ,mais quero dizer -te que o nosso Deus aperfeiçoa o seu poder nas nossas fraquezas. Há deixa eu te lembrar tudo posso naquele que me fortalece. Fracos para os homens mais fortes em Deus.

  3. Cristiano Nascimeno 14 de junho de 2017 at 10:32 #

    A paz a todos no fim deste post não concordo com o ponto de vista que leitura da bíblia é fundamental para a oração, pois conheço muitas pessoas que não sabem ler e oram mais do que muitos teólogos e são muito mais usados por Deus que muitos doutores das letras. Amém!!!

  4. João Pacheco 27 de setembro de 2017 at 15:55 #

    Olá,graça e paz de Deus. Eu gostaria de saber onde esta escrito no novo testamento que a palavra diz que a pratica da oração desenvolve o entendimento.

    Grato.

  5. Eduardo 28 de dezembro de 2017 at 15:04 #

    A Paz do Senhor meus irmãos!

    Infelizmente existe essa tendência de lançar a oração contra a teologia e vice versa. O Cristão prudente é dedicado tanto a uma quanto a outra, porque aprendeu que oração sem Bíblia gera misticismo e teologia sem oração gera ortodoxia morta. Os Apóstolos não deixaram nada (nem a obra de Deus!) atrapalhar essas duas atividades que se complementam “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da Palavra” At 6:4. Abs!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Estudos bíblicos para terminar e começar bem o ano | Blog da Ultimato - 20 de dezembro de 2017

    […] > Prática da Oração […]

Deixe um comentário